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Influenciadores digitais: afinal, eles são mesmo importantes para o seu negócio?

O Instagram cresceu de uma forma surpreendente do último ano para cá: em audiência, ferramentas e resultado. Com isso, um fenômeno recente ganhou ainda mais força: os influenciadores digitais. Pois, a rede social se tornou uma extensão dos canais no YouTube. E, vendo isso, você provavelmente já cogitou uma parceria dessas, não é? Mas, afinal, eles são mesmo importantes para o seu negócio?

Na verdade, influenciadores não são novidade. Sempre as marcas utilizaram famosos em suas campanhas, certo? Com efetividade comprovada. No entanto, o meio digital provocou mudanças nesse modelo e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Boa leitura!

Qual o peso dos influenciadores digitais para as marcas?

Sabe aquela palavra mágica para qualquer empresa: engajamento? Então, este é o peso dos influencers nos dias de hoje. Eles ditam o consumo e da melhor maneira: a informal. As dicas de produtos e relatos de experiências com marcas atinge um universo gigante de pessoas, de consumidores do seu negócio.

Em artigos anteriores, explicamos como a forma das pessoas consumirem conteúdo mudou. Elas não são mais passivas, elas querem interagir e até mesmo produzir. Elas querem conteúdo humano. Pessoas falando para pessoas. Venda de experiências e não de produtos.

Foi assim que o mercado dos influenciadores digitais despontou. Afinal, eles se encaixam perfeitamente nesse novo modelo de comunicação e sim, são capazes de gerar um grande engajamento com muito pouco.

Quais são os tipos de influenciadores digitais?

Podemos classificar os influenciadores em três grandes grupos: os artistas, os famosos da internet e os microinfluenciadores. Mas o que isso significa?

  • Artistas

    Para além das propagandas de televisão e outdoor, os artistas também são uma enorme fatia dos influenciadores digitais. Afinal, são seguidos por milhões de pessoas no Instagram devido a carreira consagrada.

    Pró: autoridade, alto número de seguidores e audiência engajada.

    Contra: custo de investimento varia conforme cachê do artista.

  • Famosos da internet

    Sabe aquelas pessoas que ficaram famosas na internet por algum vídeo, canal ou até mesmo sua história conturbada? Eles representam o segundo grupo de influenciadores, que pode ter um pouco menos de alcance, mas é igualmente poderoso.

    Pró: autoridade, audiência engajada e segmentada.

    Contra: –

  • Microinfluenciadores

    Estes são aquelas pessoas que não possuem um grande alcance e normalmente sua audiência é bastante segmentada, porém conquistaram um grupo fiel de seguidores dentro de um tema.

    Pró: Alto poder de engajamento e autoridade.

    Contra: Número de seguidores limitado

Como escolher o influenciador digital para o meu negócio?

O segredo é pesquisar. O ideal é analisar o mercado e quais são as contas que dialogam melhor com o seu público. Existem influenciadores de todos os tipos de segmentos, mercados, produtos. Outra dica importante é considerar os comentários, ou seja, o engajamento real daquele perfil. Isto importa mais do que o número total de seguidores. 

Caso você esteja na dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe pode orientar você, analisar qual a melhor estratégia e ajudar na melhor escolha dos profissionais para as parcerias. Assim, você garante uma experiência positiva e bons resultados para o seu negócio.

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