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Google Shopping: dicas para SEO na plataforma

Google Shopping
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Camila Foragi
Redatora

03 de Nov. de 2020

Você sabia que agora é possível posicionar anúncios de produtos do seu E-commerce gratuitamente no Google Shopping? Que ótima notícia, não é mesmo?

Essa iniciativa surgiu devido aos impactos causados pela pandemia da COVID-19 no setor de varejo. Assim, o Google anunciou durante os últimos meses diversas ações para minimizar os danos e prejuízos que a crise gerou. Entre elas, está a liberação do Google Shopping gratuito, uma novidade que chegou ao Brasil no mês de outubro mas já havia sido implantada nos Estados Unidos desde abril.

A gratuidade do Google Shopping surge como mais uma alternativa para impulsionar as vendas. Afinal, se antes era preciso investir em anúncios para ter os produtos exibidos neste espaço, agora as listagens serão feitas sem nenhum custo.

Sumário:

  • Google Shopping: dicas para SEO na plataforma
  • Comece a anunciar gratuitamente no Google Shopping
  • Benefícios do Google Shopping Para a Sua Empresa
  • Como usar o SEO no Google Shopping

Comece a anunciar gratuitamente no Google Shopping

Para quem não está por dentro, o Google Shopping é um site que agrega e exibe as ofertas de produtos de diferentes lojas virtuais. Dessa forma, ele permite aos consumidores comparar produtos e preços. Isso, por sua vez, ajuda os consumidores a tomarem as decisões de compra.

Seja como for, com a liberação das listas orgânicas de produtos torna-se possível otimizar anúncios com base nos quesitos de Search Engine Optimization (SEO). Assim, quanto melhor a otimização, maior também a chance do anúncio surgir nas primeiras posições das buscas e com mais frequência que os demais anúncios.

Dessa maneira, as lojas virtuais acabam de ganhar um espaço de qualidade para anúncios gratuitos. Todos os dias, milhões de pessoas recorrem ao Google shopping para fazer compras, e agora elas podem achar as suas páginas de produtos de um jeito mais fácil.

Além disso, quem já era usuário do Merchant Center, isto é, da plataforma de anúncios patrocinados do Shopping, poderá potencializar suas campanhas pagas com as listas orgânicas gratuitas. Isso sem dúvida gerará mais visitas e consequentemente vendas no seu e-commerce.

Benefícios do Google Shopping para a sua empresa

Para esclarecer o quanto o Google Shopping pode ajudar a sua empresa a aumentar suas vendas, separamos em tópicos os principais benefícios desse serviço.

Dessa forma, você entenderá todos os pontos em que sua estratégia de marketing pode ganhar com o uso do Google Shopping.

  • Maior Tráfego Para a Loja Virtual;
  • Leads Qualificados;
  • Mais Conversões;
  • Monitoramento da Performance dos Produtos;

Como usar o SEO no Google Shopping

Com o Google Shopping gratuito as buscas orgânicas são um dos principais fatores para a exibição de resultados. Deste modo, é preciso fortalecer o SEO do Google Shopping para que o seu produto esteja entre um dos primeiros. Porém, a otimização para esta plataforma requer técnicas diferentes, como:

Preço, o critério base

Como em qualquer comparador, o preço é o critério básico e absoluto. Sem um preço competitivo, não há técnica de SEO que melhore o seu ranking. Assim, se você não tem preço competitivo, é melhor nem entrar no segmento, porque o usuário atualmente navega pela sua loja com um comparador de preços aberto em outra aba.

Título

O título é o elemento mais importante de uma otimização, pois é através dele que o Google encontra o item da sua loja.

Descrição do produto

Um dos principais pecados no SEO para e-commerce é a cópia de conteúdo fornecido pelo fabricante, pois você corre o risco de cair no lugar comum das descrições sem paixão. As descrições de produtos em lojas virtuais são fatores de rankeamento cada vez mais utilizados, e também de conversão. Uma descrição única fará uma grande diferença no seu posicionamento.

Especificações e características do Produto

O consumidor é criterioso na busca por produtos, por isso procure apresentar o máximo de detalhes e especificações sobre o que ele procura.

Categoria e Cadastro

Categorize o produto corretamente para que o Google possa fazer uma boa leitura ao rastrear o que o usuário procura. A dica é: veja como o seu concorrente categoriza e procure manter de forma similar.

Avaliação

Ter uma boa reputação não contribui apenas para o rankeamento na plataforma, como também aumenta a credibilidade da loja.

Schema.org

O schema.org é usado para que a sua página tenha uma marcação de dados mais completa, permitindo que os sistemas de buscas do Google possam ler melhor o conteúdo. Trata-se de um código html que quando inserido no site colabora para fazer a varredura.

Atualizações constantes

Esse sempre foi um fator de rankeamento muito apreciado pelo Google. Manter seu feed do Google Shopping sempre atualizado com as alterações que ocorrem na sua loja certamente contribuirá para a relevância do seu conteúdo e consequentemente melhorará o seu posicionamento nas páginas de respostas.

Então, que tal começar a utilizar o Google Shopping? Nós, da WebShare somos especialistas em Otimização SEO. Nossa missão é levar o seu negócio para o topo das pesquisas. Entre em contato e conheça as nossas soluções digitais!

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