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O que são Leads e Prospects?

É comum se deparar com esses termos tanto na área do marketing, quanto no setor de vendas. Mas você sabe o que são Leads e Prospects e o que cada um significa separadamente?

Praticar marketing digital e estratégias de venda passa pelo conhecimento de um caminho muito característico: a jornada do consumidor ou o famoso funil de vendas.

Caminhar para dentro desse funil, onde muitos entram e alguns chegam ao final, vai do conhecimento da marca até a compra efetiva de um produto ou serviço. Ao passar as etapas desse funil, o simples visitante de um site vai fazendo conversões e em cada momento recebe um nome.

Leads e prospects são dois deles e servem como uma etiqueta para que a pessoa ou o sistema responsável façam uma análise mais certeira sobre a estratégia de vendas.

Ainda que algumas pessoas – que não utilizam diretamente essas expressões no seu cotidiano – acreditem que elas se equivalem, seus atributos são diferentes.

Sendo assim, para evitar qualquer dúvida, é importante conhecer cada uma delas e identificar suas funções no processo de marketing e vendas. Vamos lá?

Lead

Basicamente, é um contato que manifestou interesse em algo disponibilizado pela sua empresa, ou seja, um potencial consumidor.

Esse interesse é definido através do preenchimento de formulários para download, acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.

Porém, apesar disso, não significa que tenham real intenção de compra, ou que ao menos sejam o público-alvo ideal para adquirir os produtos ou serviços da empresa.

De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

 

 

PROSPECT

Significa perspectiva.

É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos e serviços e muito próximo de se tornar cliente. Geralmente, tem as condições para adquirir o produto/serviço.

E qual a inter-relação entre Leads e Prospects?

lead é um visitante que encontrou você através de algum canal de comunicação e deixou os dados de contato.

Inicialmente, você não tem como saber se ele reúne todas as características para tornar-se um consumidor/cliente.

Precisará, então, organizar um fluxo de nutrição de leads para compreender melhor quais são as necessidades deste lead e como seu negócio pode ajudá-lo.

Ou seja, o lead ainda é uma pessoa indecisa, em busca de informações que esclareçam suas dúvidas e anseios.

O que você tem a fazer é compartilhar conhecimento e experiência de mercado para auxiliá-lo em sua jornada.

Já o prospect é um lead que já passou pelo processo de qualificação e reuniu todas as informações que necessitava para tomar uma decisão.

Desse modo, ele parte para outra etapa: o momento de escolher o melhor fornecedor de soluções do mercado.

Os Leads e Prospects fazem parte da jornada de compra do seu cliente. Compreender as fases dela é fundamental para montar a sua estratégia de negócio e saber lidar com seus clientes em cada etapa da prospecção.

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