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O que é Nutrição de leads?

A nutrição de leads é uma estratégia do marketing digital que tem como objetivo tornar o lead, ou seja, aquele e-mail captado a partir de alguma ação, mais qualificado e pronto para a venda.

Assim, quando ele for abordado ou incentivado a fazer a compra do produto ou serviço, ele já estará familiarizado o suficiente e seguro de que encontrou exatamente o que procurava.

 

Como funciona a nutrição de leads?

Nutrir um lead nada mais é do que disparar uma sequência de e-mails, a partir do consentimento dessa pessoa, com conteúdos ligados às diferentes etapas do funil.

Estes e-mails são elaborados estrategicamente com os temas, linguagens e gatilhos fundamentais para conduzir o lead do topo do funil até o fundo e então realizar a conversão. Tudo neste fluxo precisa ser pensado e programado: horários dos disparos, subject, formato, tamanho e etc.

 

A nutrição de leads é mesmo importante?

Você pode ficar surpreso, mas uma recente pesquisa feita pela MarketingSherpa mostrou que não manter contato ou não praticar uma nutrição eficiente implica em 79% de leads que não se tornarão clientes. Sim, a equipe de vendas é atingida negativamente em quase 80%.

Mas por quê? Bem, a nutrição é responsável por aproximar o cliente da marca, lembrar ele de suas dores e mostrar o seu poder de solucionar isto. É ainda responsável por criar um relacionamento entre vocês dois. E, o mais importante: possibilita que você o conheça. Quanto mais informações sobre um lead, maior o seu poder de personalização da estratégia.

Todos esses fatores juntos fazem com que você saiba exatamente quando o lead está pronto para converter. Por isso, a equipe de vendas terá muito mais sucesso. O contrário também é válido. Sem um trabalho antes, abordar o possível cliente sobre a venda pode afastá-lo para sempre.

 

Como fazer uma boa nutrição de leads?

Para fazer uma boa nutrição é necessário ter dados e um objetivo claro. Dados sobre os seus leads e um objetivo para construir a estratégia a partir disso. Isto irá influenciar no período entre os e-mails, os temas e quando você fará as propostas certas a ele.

O ideal é usar os serviços de automação, pois eles tornam o trabalho mais eficiente. E lembre-se: segmentar sempre! Essa é a base de uma boa nutrição.

E você, ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e pergunte ao nosso time de especialistas.

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