Sim, ela está de volta. Desde fevereiro, quando o Google anunciou que iria remover o botão de “visualizar imagem” do seu buscador, muito começou a mudar. A principal delas é o retorno da estratégia de otimização de imagens. Se ela não está na sua lista, você está perdendo tempo. Tempo e relevância.
Somente após três meses da mudança com relação ao botão, os resultados apareceram. Uma pesquisa norte-americana mostrou um aumento de 37% nos cliques de origem no buscador de imagens.
Entre os apontamentos, outro grande dado: um site conseguiu gerar 600 mil visitantes a mais, em um único mês, devido a uma imagem buscada.
É essencial compreender o que aconteceu, como essas mudanças impactam você e como se preparar para alcançar melhores resultados. Por isso, continue a leitura.
Tudo começou com a Getty Images
Desde 2013, diversos fotógrafos e publicitários criticaram fortemente o Google, por este ter adicionado o botão “visualizar imagem” à SERP. Segundo os profissionais, isto passou a facilitar o roubo de imagens e o desrespeito aos direitos autorais.
Em função disso, a Getty Images redigiu e submeteu à Comissão Europeia um documento. Nele, denunciava a empresa por uma postura de anti-competição e questionava seus métodos de trabalho.
Além disso, a Getty Images declarou estar perdendo tempo e tráfego. Isto porque as pessoas estavam salvando as imagens sem visitar o site. O impacto atingia cerca de 200 mil profissionais.
Tudo isto, porque ao clicar no botão, o usuário podia salvar facilmente qualquer imagem sem que tivesse acesso às suas informações, nem direitos autorais ou ainda sem visitar o site de origem.
A mudança
Toda essa polêmica impactou diretamente na otimização de imagens para SEO. Sem o fluxo do Google Imagens, a prática perdeu força dentro das estratégias para um bom posicionamento. Porém, no início deste ano, tudo mudou. De novo.
Ao escolher remover o polêmico botão, o Google abriu as portas para que a relevância do SEO para imagens voltasse com tudo. Agora, o usuário é forçado a visitar o site onde o arquivo está e salvá-la ou ainda arquivá-la em uma nuvem.
A medida busca apaziguar o relacionamento da gigante de buscas com profissionais de mídia e atender a Getty Images.
Imagem SEO: o retorno
Os dados não mentem. Em pouco tempo, o impacto da otimização no tráfego para sites é gigantesco. Não se trata apenas de tráfego, mas também de conversão. O CEO da Dreamstime, Serban Enache, afirma que do aumento de 30% de tráfego vindo do Google Imagens, 10% converteu. Um resultado bastante positivo.
Somente esta informação já é um grande incentivo para você voltar (ou começar) a otimizar as imagens do seu site. Lembre-se: uma simples pesquisa no Google Imagens, exibe dezenas de mídias e você quer estar entre elas.
Além de ser um caminho alternativo até você, o Google Imagens funciona como um rede complementar de visitantes. Sem contar, que este é um dos maiores buscadores de mídia do mundo.
Voltando a otimizar imagens
Logo, com a relevância do Google Imagens e a importância de estar bem posicionado, otimizar imagens é, novamente, essencial. Se você está em dúvidas quanto às melhores estratégias para o seu negócio e como trabalhar melhor o SEO no seu site, entre em contato conosco.
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