Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

SEO para YouTube: faça seu canal crescer de forma orgânica

Karine Tavares

13 DE maio DE 2019
tempo de
leitura:
9min

SEO para YouTube: faça seu canal crescer de forma orgânica

São mais de 1 bilhão de visitas mensais, 300 mil vídeos postados diariamente e mais de 2 bilhões de horas/vídeo assistidas por mês. Tudo isso torna o YouTube um buscador tão poderoso quanto o próprio Google. Por consequência, há técnicas e práticas de SEO para YouTube específicas, as quais você precisa dominar para fazer o seu canal crescer e chegar ao topo da página de resultados.

A seguir, vamos explicar quais são essas técnicas e compartilhar dicas poderosas para ajudar o seu canal a crescer de forma orgânica. Vamos lá?

 

O mecanismo de busca do YouTube

A pesquisa no YouTube funciona de uma forma bastante específica. Em linhas gerais, a plataforma é um mecanismo que busca vídeos a partir de uma barra de pesquisa, bastante semelhante a do Google. Por isso, da mesma forma que você trabalha para levar o seu site ao topo da página de resultados, é necessário fazer pelos seus vídeos.

No entanto, não pense que é simples ou mais fácil alcançar um bom posicionamento orgânico no YouTube. Segundo a Alexa, a rede representa o segundo endereço mais visitado de toda internet. São 300 horas de vídeos subidas por minuto. E mais:

 

  • MAIS DA METADE DOS ACESSOS AO YOUTUBE TÊM ORIGEM MOBILE;
  • CADA VISITA DURA, EM MÉDIA, 40 MINUTOS;
  • HÁ CERCA DE 1 BILHÃO DE VISUALIZAÇÕES DE VÍDEOS POR SMARTPHONES TODOS OS DIAS;
  • OS VÍDEOS DIDÁTICOS SÃO OS CONTEÚDOS MAIS CONSUMIDOS.

 

Logo, o cenário oferece bastante competição e um conhecimento técnico específico para fazer o seu canal crescer organicamente. Confira as dicas a seguir!

 

Como fazer SEO para YouTube: os critérios

Vamos para a prática: o SEO para o seu canal no YouTube tem que considerar os critérios definidos pela própria plataforma para o mecanismo de busca e exibição de resultados. São eles:

  • VISUALIZAÇÕES;
  • TEMPO DE DURAÇÃO DO VÍDEO;
  • COMENTÁRIOS, LIKES E DESLIKES;
  • INFORMAÇÕES DO TÍTULO;
  • PALAVRAS-CHAVE NO TÍTULO E DESCRIÇÃO;
  • RETENÇÃO (O TEMPO DE VISUALIZAÇÃO X O TEMPO TOTAL DO VÍDEO);
  • USO DE TAGS;
  • QUANTIDADE DE INSCRITOS APÓS VISUALIZAÇÃO DE UM VÍDEO;
  • COMPARTILHAMENTO.

 

E agora, o que fazer com essas informações?

É a partir de agora que entra o trabalho contínuo e extenso de otimizar o seu canal e seus vídeos a partir dos critérios de SEO para YouTube citados acima. Separamos algumas dicas poderosas e que todo youtuber precisa conhecer.

Veja:

 

1- O PRIMEIRO PASSO SÃO AS PALAVRAS-CHAVE

Todo o trabalho de SEO parte da análise e seleção de palavras-chave. No YouTube não é diferente. Porém, é claro, com suas peculiaridades. Por exemplo, a maior busca da plataforma é com o início “how to” ou “como fazer”.

Vale ressaltar que fazer um bom trabalho com essas palavras-chave, o resultado acontece no Google também. Isto é, o buscador analisa diversos sites, inclusive o YouTube, e  pode posicionar vídeos no topo da SERP. O benefício é duplo.

 

2- COMECE A OTIMIZAR OS SEUS TÍTULOS

A partir dessa seleção de palavras-chave, você precisa saber posicioná-la corretamente para potencializar os resultados. O primeiro desses locais é o título. Além da palavra-chave aposte em:

  • TÍTULOS CURTOS E DIRETOS;
  • TÍTULO RELACIONADO COM O CONTEÚDO. NÃO ADIANTA SER UMA CHAMADA APELATIVA SE AO CLICAR A PESSOA NÃO VAI ENCONTRAR O QUE DIZ ALI;
  • TRABALHE A CURIOSIDADE OU EMOÇÃO.

 

3- NÃO ESQUEÇA DAS TAGS

Elas são muito poderosas! Por isso, as tags devem ser utilizadas corretamente, com o uso de palavras-chave para potencializar ainda mais o seu alcance. Veja como usá-las da melhor forma:

  • APROVEITE AS SUGESTÕES AUTOMÁTICAS DO PRÓPRIO YOUTUBE COM TAGS OU PESQUISE AS DE VÍDEOS EM ALTA DO MESMO SEGMENTO;
  • CRIE UMA TAG ÚNICA E A MANTENHA SEMPRE;
  • USE AS TAGS QUE JÁ FUNCIONAM NO SEU SITE, CASO VOCÊ O TENHA.

 

4- TRABALHO PESADO COM AS THUMBNAILS

As thumbnails não interferem diretamente no seu ranqueamento, mas ainda há um impacto enorme dentro dos requisitos SEO do YouTube. Logo, a relação entre uma thumb de qualidade e estratégicas e mais cliques é direta, o impacta em todos os seus demais resultados.

  • PENSE EM UM FRAME DO VÍDEO PARA DESTACAR NA THUMB;
  • CONSIDERE O EQUILÍBRIO ENTRE TEXTO E IMAGEM;
  • UTILIZE O TEXTO ALINHADO À ESQUERDA.

 

5- PEÇA INSCRIÇÕES E COMENTÁRIOS

Esses dois critérios são de enorme importância para crescer o seu canal no YouTube. Logo, quando há vários comentários, a plataforma entende que eles são populares. E, conteúdos populares são prioridade.

Além disso, ainda mais importante do que este item são as inscrições. Toda vez que alguém se inscreve, o que ocorre é a confirmação de que o usuário está comprometido a ver aquele conteúdo de forma regular.

 

6 – QUALIDADE DE CONTEÚDO

Quando falamos em SEO, automaticamente estamos falando de qualidade de conteúdo. Não há exceção. Por isso, analise o que você está produzindo e oferecendo ao seu público. A duração também requer avaliação.

E lembre-se: seus vídeos não precisam ter duas horas. Basta produzir de acordo com o que você prometeu no título e descrição, ser atrativo e instigante durante o tempo. Quanto mais as pessoas assistem seu conteúdo, melhor. O contrário também é verdadeiro.

 

7 – NÃO SUBESTIME AS LEGENDAS

O recurso das legendas não pode ser negligenciado de maneira alguma, sabe por quê? Além de tornarem o seu vídeo acessível, ao transcrever o conteúdo, ele se torna rastreável para os mecanismos de busca do YouTube.

Logo, as legendas são um diferencial e que irão ajudar a crescer ainda o seu SEO. Lembre-se, no entanto, de revisar bem o conteúdo para não acontecerem erros automáticos e que venham a prejudicar o entendimento do conteúdo.

 

8- DICA EXTRA: DIRETO DO YOUTUBE

megafone 258x300 1

Por fim, separamos mais um dica poderosa e direto da fonte: o próprio YouTube alertou que, na hora de escrever suas descrições, posicione a palavra-chave do vídeo o mais no início que você conseguir. Faça de forma natural, sem que a frase perca o sentido.

Ao posicionar a sua palavra-chave, os mecanismos do YouTube conseguem identificá-la mais rápido e, assim, gerar um ranqueamento mais alto.

 

Seu canal no topo do YouTube

Com essas dicas que separamos para você, já se tornou bem mais claro o trabalho extenso e comprometido que se faz necessário para posicionar um canal no topo do YouTube. O SEO para a plataforma exige muito conhecimento e investimento de tempo para alcançar os melhores resultados.

Precisando fazer o seu canal despontar? Conte com nosso time de especialistas para diagnosticar, definir a melhor estratégia e trabalhar já com as melhores técnicas de SEO para YouTube.

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário