Planejamento Estratégico: Como fazer dicas e exemplos

Homem de terno escrevendo em postites que estão grudados em uma parede transparente.

Sumário

Podemos afirmar que em algum momento você já ouviu falar em planejamento estratégico. Ele é essencial para que as organizações consigam ter uma visão mais ampla e clara do  negócio e, dessa forma, conseguirem chegar a suas metas. Ou seja, a ação de planejar estrategicamente permite ter diferencial, presença em um mercado tão acirrado a partir da organização e processos mais eficazes.

Na WebShare, trabalhar com estratégia é sempre a nossa maior missão, pois é com ela que alcançamos os resultados esperados para cada um de nossos clientes. Antes de começarmos qualquer trabalho, nossa primeira etapa é analisar todo o cenário de mercado, concorrência e, caso o cliente já possua site, analisamos como estão seus negócios atualmente. Após isso, a estratégia estará traçada para execução.

Este tipo de atenção na pré-produção de nossos projetos é parte essencial para conseguir resultados precisos e lucrativos para os clientes. Se o cliente ainda não possui site, se é uma empresa nova e precisa se apresentar aos consumidores, a estratégia é toda pensada para impulsionar a nova marca no mercado. Isso inclui direcionamento específico de posts em blog, redes sociais e anúncios.

Se a empresa já é consolidada, precisa de um site mais moderno e de mais engajamento dos consumidores, a estratégia passa a ser diferente, também focada em aliar conteúdo relevante a um SEO inteligente nas publicações e páginas do site.

No Marketing Digital o planejamento estratégico é indispensável para obter sucesso. Ele envolve pesquisa, planos de ação e execução pensados em harmonia, visando o resultado.

Depois dessa breve explicação sobre planejamento estratégico, ficam duas perguntas: você está utilizando de maneira certa essa ferramenta fundamental para o crescimento de sua marca? Ou será que  não é chegado o momento de desenvolver um planejamento estratégico para ter resultados mais positivos? 

Se você se interessou pelo assunto, seu lugar é aqui. Continue a leitura deste conteúdo especial que preparamos e entenda o que é planejamento estratégico, sua importância e como fazer um de maneira eficiente. Acompanhe! 

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico pode ser definido como um processo em que as empresas vão definir onde irão depositar seus investimentos em um determinado período de tempo ou por um prazo mais longo. 

Ele também é caracterizado como uma espécie de guia, mostrando o melhor caminho que a companhia deve seguir para conquistar suas metas pré-estabelecidas, de acordo com a previsão de orçamento necessário, fazendo com que as ações sejam mais assertivas.

É um trabalho que precisa ser desenvolvido em qualquer organização que deseja obter crescimento e notoriedade no mercado, independente do setor e porte. Além disso, o plano deve ser  condizente com o tipo de negócio. 

Entretanto, para elaborar um bom planejamento estratégico, é fundamental que haja colaboração, dedicação e engajamento dos líderes com as equipes. Todos precisam estar focados, trabalhando em harmonia para que o processo aconteça da melhor maneira e gere os resultados desejados. Assim, todos se sentirão parte do sucesso obtido. 

Por que o planejamento estratégico é necessário?

Homem de terno, analisando um gráfico de colunas que está aparecendo na tela de um tablet.

Sem um planejamento sua empresa fica sem uma direção definida, perdida, enfrentando muito mais dificuldades para chegar às metas. A tendência, aliás, é que desse jeito nem consiga atingi-las. 

E isso acontece muito pela falta de entendimento de seu próprio negócio, cultura e potencial, mesmo que a missão e valores tenham sido estabelecidos. Saiba que essas coisas muitas vezes acabam se perdendo com o tempo. 

Sendo assim, o planejamento estratégico vai muito além do papel.Ele  ajuda você a enxergar o seu potencial, novas possibilidades de se tornar mais competitivo e sair na frente da concorrência. Também é uma forte ferramenta para indicar os melhores caminhos para buscar os objetivos, sem deixar de lado a identidade da marca. 

Como citamos anteriormente, para um planejamento estratégico ter êxito, é necessário que lideranças e funcionários de todos os setores da empresa trabalhem juntos em prol de um propósito. Com isso, esse processo acaba se tornando uma excelente ferramenta de engajamento interno. Até porque, quando o plano mostra claramente os objetivos a serem alcançados e os valores da organização, facilita a dedicação e colaboração da equipe. 

Isso significa que o planejamento estratégico beneficia todos aqueles envolvidos. O gestor da empresa consegue ter uma visão mais clara das metas que precisa alcançar e como chegar lá. Os funcionários aumentam a produtividade, visando o sucesso do negócio, e dessa forma evoluem em suas respectivas funções. 

Veja agora com mais alguns dos principais benefícios  que o planejamento estratégico bem feito  pode oferecer à sua companhia. 

Garante presença no mercado a longo prazo

O mercado muda constantemente e fica cada vez mais competitivo em todo o mundo. Diante desse cenário, as empresas que contarem apenas com a sorte ou achismos de novas oportunidades, irão sucumbir em breve. Para isso não acontecer, é essencial a elaboração de um planejamento estratégico.

É esse plano que irá mostrar as condições apresentadas pelo mercado, novas oportunidades de negócios e os caminhos a seguir para que sua marca tenha presença de mercado em um longo período de tempo.  

Oferece um senso de direção comum para toda a empresa

Estabelecer a direção que a empresa deve seguir, assim como metas realistas de serem alcançadas é uma das funções do planejamento estratégico. E deixar claro essa visão para toda a equipe, é algo fundamental para o crescimento, pois toda a organização está caminhando na mesma direção. 

Dessa forma, é possível analisar os motivos do sucesso, oferecer uma boa remuneração aos funcionários e entender o que envolve uma tomada de decisão eficiente.

Aumento da produtividade

A partir de um planejamento estratégico, as organizações podem ser mais proativas e não apenas reagir a situações negativas. Isso porque, através de análises e estudos estratégicos de mercado, é possível prever alguns cenários desfavoráveis e tomar as medidas preventivas necessárias. 

Essa proatividade possibilita que as empresas estejam sempre enxergando as atualizações do mercado, conseguindo estar passos à frente dos concorrentes e , assim, auxiliando no aumento de produtividade dos funcionários. Ou seja, sem um plano todos são pegos de surpresa e precisam agir rápido para evitar prejuízos. Com um planejamento estratégico, todos sabem o que precisam fazer e quanto tempo irão levar para elaborar as ações.  

Estabelece uma visão em resultados futuros

O planejamento estratégico, além de promover formas práticas para a sua empresa alcançar as metas, cria uma visão de resultados para o futuro que mantém a organização na mesma linha. Isso inclui tanto as equipes internas, quanto os investidores externos. 

Deixando todos a par dos objetivos traçados, os motivos que essas metas foram escolhidas e quais ações que os times podem fazer para ajudar nessa jornada, cria-se um senso coletivo de responsabilidade em todos os setores da empresa. A partir dessa visão de unidade, todos os colaboradores podem agir de acordo com uma estratégia direcionada aos objetivos definidos. 

Como fazer um planejamento estratégico?

Dois homens e uma mulher debatendo em frente a uma parede transparente com alguns postites grudados.

Um planejamento estratégico só irá funcionar e proporcionar os resultados positivos esperados, seja a curto, médio ou longo prazo, se for bem estruturado. Para isso, é inevitável que você monte um cronograma e siga alguns passos fundamentais. Então, vamos as etapas do planejamento estratégico.

Fazer um diagnóstico

Tudo começa com uma análise de SWOT. A sigla em inglês faz referência a quatro elementos: força (Strength), fraqueza (Weakness), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). É quando você irá concentrar suas forças, reconhecer as fraquezas , encontrar novas oportunidades e se precaver de ameaças. Toda essa análise é feita com base no atual cenário em que a empresa está inserida.

Os elementos da força e fraqueza estão ligados às tomadas de decisões. Ou seja, são fatores internos da empresa. Já as oportunidades e ameaças estão ligadas aos fatores externos e , por isso, não há controle sobre elas. Portanto, na análise SWOT esses dois cenários são chamados de ambientes internos e externos. 

Após o diagnóstico ser concluído é possível compreender em qual contexto a empresa está e quais as melhores ações para que os objetivos sejam alcançados. 

Reforçar a identidade organizacional

Após ter a matriz de SWOT estabelecida, é hora de reforçar a identidade organizacional de sua empresa. Estabelecer a missão, os valores e a visão torna sua marca única e reconhecida tanto pelo público interno, quanto pelo mercado. Além disso, é a filosofia da organização que vai definir as decisões e os rumos estratégicos que a marca deve tomar. 

A missão diz respeito à razão de sua marca existir, a visão é o ponto onde a empresa deseja chegar e os valores significam os princípios que movem e guiam a organização. Sendo assim, a identidade organizacional está ligada à contratação de novos funcionários, fechar negócios com fornecedores e lançar produtos e serviços no mercado. 

Pesquisa para alcançar as metas e criação de persona

Nesta fase do planejamento estratégico você deve estabelecer seus objetivos específicos, suas metas. Também é preciso analisar como a concorrência está se portando nas redes sociais, quais suas abordagens de sucesso e quais os pontos fracos, pois isso já serve como base para entender os consumidores. 

Aliás, o público-alvo precisa estar bem definido para que a empresa saiba de que forma falar e onde abordar essas pessoas, traçando um caminho preciso para transformar conteúdos em conversões. A criação de uma persona irá ajudar a definir o púbico-alvo e , assim, tornar as ações mais assertivas. 

Plano de ação / Execução

Depois de conhecer seu consumidor em detalhes e criar uma persona, um perfil que represente as principais características do seu público, é preciso pensar em como difundir o seu conteúdo. Qual rede social usar ou quais trariam mais resultados levando em conta o comportamento do seu consumidor? É desta forma que você irá apresentar o nome da sua empresa, sempre tendo em mente que é preciso oferecer algo de útil em seus conteúdos. Isso traz a fidelização do cliente e possibilita chances altas de conversão em vendas do seu produto ou serviço.

Manter um cronograma e um sistema eficaz de monitoramento também faz parte de um planejamento estratégico e possibilita mensurar quais ações tiveram mais sucesso e por quais motivos.

Análise dos resultados obtidos

O último passo desse processo é o acompanhamento dos resultados alcançados a partir do planejamento estratégico. Uma boa maneira de fazer isso, é estabelecer reuniões periódicas com a presença de líderes de setores da empresa e debater esses dados. 

Grande parte das empresas, geralmente, convocam esses encontros de maneira semanal, pois assim o grupo analisa a semana anterior e já projeta as próximas ações. Nessa reunião também é válido fazer a redefinição do estudo SWOT  e as metas. Até porque, o mercado vive em constante movimento. 

Conheça os 8Cs do planejamento estratégico

A sigla 8Cs vem do inglês “ Eight Organizations Principles” que traduzido significa oito elementos essenciais para desenvolver um planejamento estratégico realmente eficiente. É uma metodologia cujo objetivo é criar processos mais ágeis, simplificados e realizando entregas de maior qualidade. Acompanhe abaixo!

  1. Conhecimento:

 Um bom planejamento necessita de conhecimento sobre o mercado, das forças e fraquezas da própria empresa e das ferramentas utilizadas diariamente pela equipe. Ter essa visão macro é essencial para alcançar os resultados. 

  1. Coragem:

Em meio a mudança, que independente do tamanho sempre gera algum tipo de desconforto, ter coragem é muito importante para defender as ideias que visam ações para o futuro. Se você não tiver coragem de buscar novas oportunidades de negócios, sua empresa cairá no limbo. 

  1. Competência: 

É praticamente impossível colocar em prática as estratégias definidas sem ter competência. Assim, o planejamento não dará certo e os resultados esperados não virão. Por isso, o seu time precisa ter profissionais competentes em cada setor, sendo cada um exercendo as suas atividades, como ótimas peças no funcionamento do processo. 

  1. Confiança:

Além de competência , ter confiança é fundamental para colocar o planejamento em prática. É importante entender que não importa qual seja a dúvida, até as que você ache mais banais, precisa ser sanada. Caso contrário, não haverá segurança no momento  de executar as tarefas e as chances de erro aumentam. 

  1. Comunicação: 

Um dos problemas mais relatados nas empresas é a falta de comunicação entre os setores. Sem ela, a engrenagem não gira da mesma forma e a busca por resultados fica extremamente prejudicada.

Um planejamento estratégico sem comunicação também não funciona. Nesse contexto, o compartilhamento de informações entre as áreas é fundamental para que a execução das estratégias seja eficaz.

  1. Controle:

Um bom planejamento estratégico também depende de um devido controle. Sem essa fiscalização é difícil saber como está o andamento  das tarefas propostas no planejamento. Portanto, é sempre bom estar controlando as métricas e prazos, para não olhar esses dados em cima da hora. Essa ação evita eventuais contratempos e prejuízos. 

  1. Comprometimento:

Pode parecer algo básico para que algo dê certo, mas é sempre bom reforçar. Sem comprometimento, o planejamento estratégico vai por água abaixo. Sendo assim, é essencial haver responsabilidade pelos processos e entendendimento no impacto provocado pela decisões, no planejamento estratégico

  1.  Colaboração:

Como dissemos anteriormente, o planejamento estratégico pode ser feito em todas as áreas da empresa. Sendo assim, é necessário que os colaboradores estejam disponíveis para ajudar, engajados e disponibilizem materiais ricos para contribuir com o andamento do processo. O objetivo aqui é que todos estejam caminhando na mesma direção.

Os principais erros cometidos no planejamento estratégico

Por mais que seja um trabalho muito importante, alguns erros são cometidos dentro de um planejamento estratégico, ainda mais por aquelas organizações que estão lidando pela primeira vez com o processo. Mas para evitar que esses erros venham a acontecer, o melhor é entender os principais equívocos. Veja a seguir. 

Não definir que serão os responsáveis pelas etapas 

Se tudo não for bem definido, o planejamento estratégico deixará de ser uma ferramenta eficiente. Por isso, para que os objetivos sejam cumpridos, é essencial que profissionais ou setores da empresa saibam bem as suas responsabilidades e prazo para entregar as tarefas dentro de cada etapa. 

Sem essa definição, provavelmente acontecerão situações de trabalho em excesso, quanto profissionais perdem tempo desenvolvendo uma mesma ação , ou a não execução de uma determinada tarefa. Os dois casos são prejudiciais para o crescimento da companhia. 

Não definir plano de ação aos objetivos

Definir metas é importante para crescer diante de um mercado competitivo, no entanto não adianta nada entender as metas e não  ter um plano de ação. Afinal de contas, o que será preciso fazer para conquistá-las? É aí que também entra o planejamento estratégico. Ele irá definir ações concretas para que sua empresa chegue até essas metas. 

Vamos imaginar que sua empresa trabalha com marketing digital e definiu como objetivo melhorar os números das redes sociais de algum cliente. Alguns exemplos de estratégias, nesse caso, podem ser: entender e definir em quais redes sociais a marca precisa ter presença, desenvolver um cronograma de publicação para cada plataforma e etc. 

Deixar de lado o trabalho de monitoramento das metas

Esse é um dos erros mais comuns dentro do plano estratégico. Muitas empresas definem seus objetivos, colocam planos de ação para conquistá-los, responsabilizam profissionais ou setores para o desenvolvimento de tarefas, porém não fazem o monitoramento das metas no dia a dia. 

Esse trabalho é fundamental, pois é a partir dele que erros podem ser identificados com antecedência, fazendo com que gerem menos prejuízos ao negócio. O monitoramento também serve para fazer ajustes nos planos de ação, se caso for necessário. 

Não realizar reunião de acompanhamento das ações

Como salientamos no tópico anterior, os monitoramentos são importantes, mas também é preciso ir além de analisar de forma mais ampla. E isso pode ser feito através de reuniões regulares para avaliar e acompanhar tudo o que está sendo feito no planejamento estratégico. 

Esses encontros visam fazer correções e  apresentar melhorias para as estratégias definidas. Até porque, muitas coisas podem mudar em pouco tempo. É preciso estar sempre atento. 

Marketing e vendas: as funções dessas áreas no planejamento estratégico

Grupo de funcionários sorrindo e escrevendo em postites grudados em uma parede transparente.

Para o desenvolvimento de qualquer negócio, ainda mais diante da forte competitividade presente no atual mercado, é preciso que haja ações bastante efetivas nas áreas de marketing e vendas. Isso porque, um planejamento nesses setores é capaz de direcionar todas as estratégias de campanhas por um período estabelecido. É como se fosse um tipo de guia, alinhado com os objetivos, para vender mais e proporcionar crescimento à empresa.

Se o planejamento estratégico auxilia no direcionamento da empresa, o plano de marketing e vendas darão o suporte para o desenvolvimento da organização. Sendo assim, podemos concluir que é impossível desenvolver um plano sem traçar os objetivos do ano, o quanto de crescimento será viável e quantos recursos serão necessários para realizar as ações de marketing e vendas. 

Conte com ajuda especializada para desenvolver um planejamento estratégico

Podemos concluir que sem planejamento estratégico é impossível crescer, atingir bons resultados e se manter firme no mercado. Mas, claro, elaborar um plano que seja realmente eficaz não é nada fácil, como você pôde ver no decorrer desse artigo. 

É necessário muita análise, organização e engajamento durante todas as etapas. Ou seja, é um processo complexo. Por isso que muitas empresas buscam ajuda especializada para o desenvolvimento deste trabalho. 

A Webshare é uma SEO First Company, focada totalmente em desenvolver soluções digitais. Trabalhar no desenvolvimento de estratégias é a maior missão da empresa, até porque é a partir desses planos que alcançamos os melhores resultados para cada um de nossos clientes. 

Antes de qualquer coisa, fazemos uma análise minuciosa do contexto em que a sua companhia se encontra ,além de avaliar o andamento dos  negócios. Desenvolvemos planos para as mais variadas situações, como performance de redes sociais , direcionamento de blogs e estratégias de SEO para produzir conteúdos que fiquem melhor posicionados nos mecanismos de busca. 

Que tal dar aquele “up” em seu negócio a partir de estratégias de marketing digital bem elaboradas? Então não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça nossas soluções que temos para alavancar a sua marca. Esperamos você!

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital, acesse o nosso blog. Lá você encontrará conteúdos ricos, assim como esse, que podem agregar no seu dia a dia profissional. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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