Aprenda a mensurar resultados das suas estratégias no Facebook!

Sumário

A presença digital é essencial para as empresas contemporâneas que querem ganhar visibilidade e, por consequência, ganhar novos clientes e fidelizar os já existentes. Para isso, aproveitar o potencial de alcance das redes sociais é, sem dúvidas, o melhor negócio. No entanto, não é suficiente apenas criar um perfil no Facebook e Instagram, é preciso olhar para essas plataformas sob uma perspectiva estratégica.

Hoje, vamos focar no Facebook, que é a rede social com o maior número de usuários. Se a sua empresa já tem um perfil que é abastecido com conteúdo e publicações regulares, você provavelmente se pergunta: como saber se o meu perfil está realmente alcançando os objetivos propostos? Para isso, é essencial aprender a mensurar resultados das suas estratégias no Facebook, assunto que abordaremos hoje.

Quais são os objetivos?

Só há como saber se as estratégias estão sendo certeiras se os objetivos forem bem definidos. A proposta da sua página no Facebook é realizar vendas por meio das redes sociais, conduzir as pessoas para o seu site, promover engajamento, ou o quê? Tenha metas bem esclarecidas antes de fazer a mensurar resultados.

Métricas de mensuração

O próprio Facebook disponibiliza para os administradores de páginas as métricas, que podem ser definidas como ferramentas para mensurar resultados. Veja quais são as principais.

ENGAJAMENTO

O Facebook Insights é uma plataforma que mostra diversos dados de desempenho de uma fanpage. Um deles é o de engajamento que se divide em dois: de propagação (curtidas, comentários e compartilhamentos) e de ação (clique em link, imagem, reprodução de vídeo).

Assim, se em algum dia você fez uma postagem direcionando o usuário para o seu site, é importante verificar qual foi a taxa de engajamento, porque ela vai dizer se o objetivo foi atingido.

PESSOAS FALANDO SOBRE ISSO

Essa é mais uma ferramenta do Facebook Insights, que calcula e mostra contas pessoas comentaram, mencionaram sua página ou compartilharam os posts nos últimos 28 dias.

Esse recurso também permite avaliar quais foram os dias e horários em que as suas publicações tiveram maior quantidade de interação. Isso é bastante útil para programar as próximas postagens.

TAXA DE REJEIÇÃO

É muito importante ter uma noção exata das reações negativas que as pessoas estão tendo à sua página. Essa métrica mostra quantos usuários ocultaram suas publicações da linha do tempo, deixaram de seguir a página ou a denunciaram como spam.

PESSOAS ALCANÇADAS

O algoritmo do Facebook faz com que, em média, menos de 10% das publicações de uma página sejam entregues, ou seja, cheguem até a timeline do usuário. Saber quem recebe as suas publicações pode ser útil para personalizar o conteúdo e torná-lo mais interessante, ampliando essa taxa de entrega.

No setor de informações da página, clique em “pessoas” e, depois, em “pessoas alcançadas”. Ali, você vai conhecer melhor as características dos usuários que são impactados pelas suas publicações, como sexo, idade e região.

O ideal é montar uma tabela simples no Excel para colocar os dados obtidos com essas métricas e acompanhar a evolução deles ao longo dos meses.

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