E-commerce no Brasil cresce em 2022 em comparação com o ano passado

Figura de uma mulher sentada com as pernas cruzadas e segurando e observando um celular. No coentro da imagem um celular gigante em que há um desenho de um vestido na tela. À direita há um cartão de crédito gigante e sacolas no chão.

Sumário

Não é surpresa para ninguém que o e-commerce no Brasil vem crescendo ano a ano. E esses números se elevaram de maneira exponencial com a pandemia. 

A obrigação de ficar em casa para se resguardar, fez o brasileiro procurar por soluções para suas compras, antes feitas em lojas físicas. Nesse sentido, o comércio eletrônico foi o local escolhido pela população para as suas aquisições.

Segundo pesquisa da Mastercard, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 75% de 2019 para 2020. Já o estudo MCC-ENET indicou 48% de 2020 para 2021. No mesmo período, as vendas do e-commerce cresceram 35,36%.

Mas como está o mercado de comércio eletrônico agora em 2022? Está melhor que em 2021?

Saiba mais sobre o panorama atual do e-commerce no Brasil, agora com a Webshare!

Panorama do e-commerce do Brasil em 2022

Duas mãos paertam nas teclas do teclado de um computador. Aparecem ícones de carrinhos de supermercados translúcidos.

Os números até o momento são extremamente positivos. Segundo uma pesquisa, apenas no primeiro trimestre deste ano, o comércio eletrônico cresceu 12,59% em relação ao mesmo período de 2021. 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento total de 12% para o e-commerce no país. Parece um número baixo, comparado à evolução de 2019, 2020 e 2021 citadas anteriormente, mas é preciso salientar que a pandemia foi um fato novo para o desenvolvimento do setor nestes anos.

No entanto, de 2021 para 2022, não há fato novo, e as lojas físicas voltaram a abrir com horário normal. Portanto estes são números muito bons, e representarão um faturamento de R$ 169,5 bilhões.

Para ter informações detalhadas sobre o mês de maio, leia este artigo!

Número de consumidores e ticket médio

Em 2021, o Brasil teve 79,8 milhões de clientes utilizando o comércio eletrônico. A estimativa para 2022 é de que esse valor atinja 83,7 milhões de consumidores.

O ticket médio também aumentará segundo a projeção da ABComm. De R$ 450,00 em 2021 para R$ 460,00 em 2022.

Diante das informações é possível dizer que o e-commerce está consolidado como uma plataforma sólida de renda para as empresas. Caso você ainda não tenha implementado algum mecanismo de comércio eletrônico para o seu negócio, não pense duas vezes e invista nisso agora!

Maiores marketplaces e e-commerces do Brasil em 2022

Carrinho de supermercado cjheio de sacolas e caixas.No chão também aparecem caixas e sacolas.

Até o momento, pela ordem, as maiores empresas de e-commerce no país são:

  1. Mercado Livre
  2. Shopee
  3. Amazon Brasil
  4. Americanas
  5. Magazine Luiza
  6. Ali Express
  7. iFood
  8. Casas Bahia
  9. Netshoes
  10. Shein

Percebemos na lista das maiores organizações de comércio eletrônico no Brasil, algumas curiosidades:

  • Das dez empresas, cinco são brasileiras (Americanas, Magazine Luiza, iFood, Casas Bahia e Netshoes);
  • Três são asiáticas (Shopee, Ali Express e Shein);
  • Mercado Livre é argentina e Amazon Brasil, apesar do nome, é americana.

Sobre os marketplaces, que são como shoppings virtuais, uma marca maior abrigando outras menores, a lista não muda. Contém as mesmas empresas líderes de e-commerces. As oito maiores são: 

  • Mercado Livre
  • Shopee
  • Amazon Brasil
  • Americanas
  • Magazine Luíza
  • Ali Express
  • iFood
  • Casas Bahia

A tendência é de estabilização dessas empresas nas primeiras posições tanto de e-commerce quanto de marketplace.

Projeção para o e-commerce no Brasil para os próximos anos

Segundo o índice MCC-ENET, haverá um crescimento no faturamento de vendas online de 56% até o ano de 2024.

É uma projeção importante, demonstrando que as vendas onlines cresceram durante a pandemia, mas a estabilização da covid-19, não significou uma queda nas aquisições virtuais. Pelo contrário, os números não param de crescer.

E aí, curtiu esse artigo sobre e-commerce no Brasil? Fique ligado para mais informações sobre o mundo do marketing digital acessando o nosso blog.

Ressaltando que a Webshare é uma SEO First Company, especializada em gerar as melhores estratégias digitais para nossos clientes. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para alavancar o seu negócio.

Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?