SEO para YouTube: faça seu canal crescer de forma orgânica
São mais de 1 bilhão de visitas mensais, 300 mil vídeos postados diariamente e mais de 2 bilhões de horas/vídeo assistidas por mês. Tudo isso torna o YouTube um buscador tão poderoso quanto o próprio Google. Por consequência, há técnicas e práticas de SEO para YouTube específicas, as quais você precisa dominar para fazer o seu canal crescer e chegar ao topo da página de resultados.
A seguir, vamos explicar quais são essas técnicas e compartilhar dicas poderosas para ajudar o seu canal a crescer de forma orgânica. Vamos lá?
O mecanismo de busca do YouTube
A pesquisa no YouTube funciona de uma forma bastante específica. Em linhas gerais, a plataforma é um mecanismo que busca vídeos a partir de uma barra de pesquisa, bastante semelhante a do Google. Por isso, da mesma forma que você trabalha para levar o seu site ao topo da página de resultados, é necessário fazer pelos seus vídeos.
No entanto, não pense que é simples ou mais fácil alcançar um bom posicionamento orgânico no YouTube. Segundo a Alexa, a rede representa o segundo endereço mais visitado de toda internet. São 300 horas de vídeos subidas por minuto. E mais:
- MAIS DA METADE DOS ACESSOS AO YOUTUBE TÊM ORIGEM MOBILE;
- CADA VISITA DURA, EM MÉDIA, 40 MINUTOS;
- HÁ CERCA DE 1 BILHÃO DE VISUALIZAÇÕES DE VÍDEOS POR SMARTPHONES TODOS OS DIAS;
- OS VÍDEOS DIDÁTICOS SÃO OS CONTEÚDOS MAIS CONSUMIDOS.
Logo, o cenário oferece bastante competição e um conhecimento técnico específico para fazer o seu canal crescer organicamente. Confira as dicas a seguir!
Como fazer SEO para YouTube: os critérios
Vamos para a prática: o SEO para o seu canal no YouTube tem que considerar os critérios definidos pela própria plataforma para o mecanismo de busca e exibição de resultados. São eles:
- VISUALIZAÇÕES;
- TEMPO DE DURAÇÃO DO VÍDEO;
- COMENTÁRIOS, LIKES E DESLIKES;
- INFORMAÇÕES DO TÍTULO;
- PALAVRAS-CHAVE NO TÍTULO E DESCRIÇÃO;
- RETENÇÃO (O TEMPO DE VISUALIZAÇÃO X O TEMPO TOTAL DO VÍDEO);
- USO DE TAGS;
- QUANTIDADE DE INSCRITOS APÓS VISUALIZAÇÃO DE UM VÍDEO;
- COMPARTILHAMENTO.
E agora, o que fazer com essas informações?
É a partir de agora que entra o trabalho contínuo e extenso de otimizar o seu canal e seus vídeos a partir dos critérios de SEO para YouTube citados acima. Separamos algumas dicas poderosas e que todo youtuber precisa conhecer.
Veja:
1- O PRIMEIRO PASSO SÃO AS PALAVRAS-CHAVE
Todo o trabalho de SEO parte da análise e seleção de palavras-chave. No YouTube não é diferente. Porém, é claro, com suas peculiaridades. Por exemplo, a maior busca da plataforma é com o início “how to” ou “como fazer”.
Vale ressaltar que fazer um bom trabalho com essas palavras-chave, o resultado acontece no Google também. Isto é, o buscador analisa diversos sites, inclusive o YouTube, e pode posicionar vídeos no topo da SERP. O benefício é duplo.
2- COMECE A OTIMIZAR OS SEUS TÍTULOS
A partir dessa seleção de palavras-chave, você precisa saber posicioná-la corretamente para potencializar os resultados. O primeiro desses locais é o título. Além da palavra-chave aposte em:
- TÍTULOS CURTOS E DIRETOS;
- TÍTULO RELACIONADO COM O CONTEÚDO. NÃO ADIANTA SER UMA CHAMADA APELATIVA SE AO CLICAR A PESSOA NÃO VAI ENCONTRAR O QUE DIZ ALI;
- TRABALHE A CURIOSIDADE OU EMOÇÃO.
3- NÃO ESQUEÇA DAS TAGS
Elas são muito poderosas! Por isso, as tags devem ser utilizadas corretamente, com o uso de palavras-chave para potencializar ainda mais o seu alcance. Veja como usá-las da melhor forma:
- APROVEITE AS SUGESTÕES AUTOMÁTICAS DO PRÓPRIO YOUTUBE COM TAGS OU PESQUISE AS DE VÍDEOS EM ALTA DO MESMO SEGMENTO;
- CRIE UMA TAG ÚNICA E A MANTENHA SEMPRE;
- USE AS TAGS QUE JÁ FUNCIONAM NO SEU SITE, CASO VOCÊ O TENHA.
4- TRABALHO PESADO COM AS THUMBNAILS
As thumbnails não interferem diretamente no seu ranqueamento, mas ainda há um impacto enorme dentro dos requisitos SEO do YouTube. Logo, a relação entre uma thumb de qualidade e estratégicas e mais cliques é direta, o impacta em todos os seus demais resultados.
- PENSE EM UM FRAME DO VÍDEO PARA DESTACAR NA THUMB;
- CONSIDERE O EQUILÍBRIO ENTRE TEXTO E IMAGEM;
- UTILIZE O TEXTO ALINHADO À ESQUERDA.
5- PEÇA INSCRIÇÕES E COMENTÁRIOS
Esses dois critérios são de enorme importância para crescer o seu canal no YouTube. Logo, quando há vários comentários, a plataforma entende que eles são populares. E, conteúdos populares são prioridade.
Além disso, ainda mais importante do que este item são as inscrições. Toda vez que alguém se inscreve, o que ocorre é a confirmação de que o usuário está comprometido a ver aquele conteúdo de forma regular.
6 – QUALIDADE DE CONTEÚDO
Quando falamos em SEO, automaticamente estamos falando de qualidade de conteúdo. Não há exceção. Por isso, analise o que você está produzindo e oferecendo ao seu público. A duração também requer avaliação.
E lembre-se: seus vídeos não precisam ter duas horas. Basta produzir de acordo com o que você prometeu no título e descrição, ser atrativo e instigante durante o tempo. Quanto mais as pessoas assistem seu conteúdo, melhor. O contrário também é verdadeiro.
7 – NÃO SUBESTIME AS LEGENDAS
O recurso das legendas não pode ser negligenciado de maneira alguma, sabe por quê? Além de tornarem o seu vídeo acessível, ao transcrever o conteúdo, ele se torna rastreável para os mecanismos de busca do YouTube.
Logo, as legendas são um diferencial e que irão ajudar a crescer ainda o seu SEO. Lembre-se, no entanto, de revisar bem o conteúdo para não acontecerem erros automáticos e que venham a prejudicar o entendimento do conteúdo.
8- DICA EXTRA: DIRETO DO YOUTUBE
Por fim, separamos mais um dica poderosa e direto da fonte: o próprio YouTube alertou que, na hora de escrever suas descrições, posicione a palavra-chave do vídeo o mais no início que você conseguir. Faça de forma natural, sem que a frase perca o sentido.
Ao posicionar a sua palavra-chave, os mecanismos do YouTube conseguem identificá-la mais rápido e, assim, gerar um ranqueamento mais alto.
Seu canal no topo do YouTube
Com essas dicas que separamos para você, já se tornou bem mais claro o trabalho extenso e comprometido que se faz necessário para posicionar um canal no topo do YouTube. O SEO para a plataforma exige muito conhecimento e investimento de tempo para alcançar os melhores resultados.
Precisando fazer o seu canal despontar? Conte com nosso time de especialistas para diagnosticar, definir a melhor estratégia e trabalhar já com as melhores técnicas de SEO para YouTube.