SEO para Youtube: 7 dicas para rankear na plataforma de vídeos

Mulher segurando um smartphone com o símbolo do Youtube na tela e um notebook aberto na mesa em segundo plano

Sumário

São mais de 1 bilhão de visitas mensais, 300 mil vídeos postados diariamente e mais de 2 bilhões de horas/vídeo assistidas por mês. Tudo isso torna o YouTube um buscador tão poderoso quanto o próprio Google. Por consequência, há técnicas e práticas de SEO para YouTube específicas, as quais você precisa dominar para fazer com que os seus conteúdos sejam mais assistidos, o seu canal crescer e chegar ao topo da página de resultados.

A seguir, vamos apresentar para você 7 dicas poderosas que, com certeza, irão ajudar o seu canal a crescer de forma orgânica. Vamos lá?

Como funciona o mecanismo de busca do Youtube?

Antes de partirmos para as dicas, vamos entender como é o funcionamento do mecanismo de busca do Youtube. Saber como é a lógica desse processo é importante para desenvolver estratégias concretas de otimização e atrair o seu público. 

A pesquisa no YouTube tem uma forma bastante específica. Em linhas gerais, a plataforma é um mecanismo que busca vídeos a partir de uma barra de pesquisa, bastante semelhante a do Google. Por isso, da mesma forma que você trabalha para levar o seu site ao topo da página de resultados, é necessário fazer pelos seus vídeos.

SEO para Youtube, ferramenta crucial

Apesar do mecanismo de busca ser parecido com o do Google e muitas empresas já trabalham para levar os sites as melhores posições da página de pesquisa, não pense que é simples alcançar um bom posicionamento orgânico no YouTube. Conforme a Alexa, a rede representa o segundo endereço mais visitado de toda a internet. São 300 horas de vídeos subidas por minuto. E mais:

  • Mas da metade dos acessos ao Youtube tês origem mobile;
  • Cada visita dura, em média, 40 minutos;
  • Há cerca de 1 bilhão de visualizações de vídeos por smartphones todos os dias;
  • Vídeos didáticos são os conteúdos mais consumidos. 

Sendo assim, o cenário oferece uma competição mais acirrada a cada ano e, por tanto, se faz necessário conhecimentos técnicos para desenvolver ações que façam o seu canal crescer de maneira orgânica e ficar mais visível ao público. 

As ações de SEO eficazes, garantem que seus vídeos sejam mais acessíveis e atraentes para quem está buscando conteúdos similares. As boas práticas de otimização aumentam suas visualizações, o engajamento e, por consequência, o seu canal terá mais sucesso. 

Como fazer SEO para YouTube: os critérios

Agora vamos para a prática: o primeiro ponto é entender que o SEO para o seu canal no YouTube tem que considerar os critérios definidos pela própria plataforma para o mecanismo de busca e exibição de resultados. São eles:

  • Visualizações;
  • Tempo de duração dos vídeos;
  • Comentários, likes, dislikes;
  • Informações do título;
  • Palavras-chave no título e descrição;
  • Retenção;
  • Uso de Tags
  • Quantidade de inscritos após a visualização de um vídeo;
  • Compartilhamento.

E a partir desses critérios é  que entra o trabalho contínuo de otimização do seu canal e seus vídeos no Youtube. No próximo tópico  vamos explorar algumas dicas poderosas para otimização.

SEO para Youtube em 2024: 7 dicas essenciais

Homem assistindo um vídeo em uma plataforma que representa o Youtube, em um tablet.

À medida que o tempo passa, o SEO para Youtube também segue evoluindo e se tornando, cada vez mais, uma peça fundamental para as estratégias de marketing digital de inúmeras empresas, em um mercado extremamente disputado. Portanto, para otimizar seu conteúdo no YouTube em 2024, confira agora algumas dicas valiosas que separamos para você. Confira!

1- O primeiro passo são as palavras-chave

Todo o trabalho de SEO parte da análise e seleção de palavras-chave. No YouTube não é diferente. Porém, é claro, com suas peculiaridades. Por exemplo, a maior busca da plataforma é com o início “how to” ou “como fazer”.

Vale ressaltar que fazendo um bom trabalho com essas palavras-chave, o resultado acontece no Google também. Isto é, o buscador analisa diversos sites, inclusive o YouTube, e  pode posicionar vídeos no topo da SERP. O benefício é duplo.

2- Comece a otimizar a seus títulos

A partir dessa seleção de palavras-chave, você precisa saber posicioná-la corretamente para potencializar os resultados. O primeiro desses locais é o título. Além da palavra-chave aposte em:

  • Títulos curtos e diretos;
  • Título relacionado com o conteúdo;
  • Trabalhe a curiosidade ou a emoção.

3- Não esqueça das Tags

Elas são muito poderosas! Por isso, as tags devem ser utilizadas corretamente, com o uso de palavras-chave para potencializar ainda mais o seu alcance. Veja como usá-las da melhor forma:

  • Aproveite as sugestões automáticas do próprio Youtube com Tags ou pesquise as de vídeos em alta do mesmo segmento;
  • Crie uma Tag única e a mantenha sempre;
  • Use as Tags que já funcionam no seu site, caso você o tenha.

4- Trabalho pesado com as thumbnails 

As thumbnails não interferem diretamente no seu ranqueamento, mas ainda há um impacto enorme dentro dos requisitos SEO do YouTube. Logo, a relação entre uma thumb de qualidade e estratégicas e mais cliques é direta, o impacta em todos os seus demais resultados.

  • Pense em um frame do vídeo para destacar na thumb;
  • Considere o equilíbrio entre texto e imagem;
  • Utilize o texto alinhado à esquerda.

5- Peça inscrições e comentários

Esses dois critérios são de enorme importância para crescer o seu canal no YouTube. Logo, quando há vários comentários, a plataforma entende que eles são populares. E, conteúdos populares são prioridade.

Além disso, ainda mais importante do que este item são as inscrições. Toda vez que alguém se inscreve, o que ocorre é a confirmação de que o usuário está comprometido a ver aquele conteúdo de forma regular.

6 – Faça conteúdos de qualidade

Quando falamos em SEO, automaticamente estamos falando de qualidade de conteúdo. Não há exceção. Por isso, analise o que você está produzindo e oferecendo ao seu público. A duração também requer avaliação.

E lembre-se: seus vídeos não precisam ter duas horas. Basta produzir de acordo com o que você prometeu no título e descrição, ser atrativo e instigante durante o tempo. Quanto mais as pessoas assistem seu conteúdo, melhor. O contrário também é verdadeiro.

7 – Não subestime as legendas

O recurso das legendas não pode ser negligenciado de maneira alguma, sabe por quê? Além de tornar o seu vídeo acessível, ao transcrever o conteúdo, ele se torna rastreável para os mecanismos de busca do YouTube.

Logo, as legendas são um diferencial e que irão ajudar a crescer ainda mais o seu SEO. Lembre-se, no entanto, de revisar bem o conteúdo para não acontecerem erros automáticos e que venham a prejudicar o entendimento do conteúdo.

 Conte com a WebShare para o seu canal decolar no youtube

Como você pôde perceber ao longo do artigo, é necessário ter bastante conhecimento para desenvolver estratégias eficientes de otimização que façam o seu canal atingir outro patamar no youtube. Por isso, conte com a ajuda de quem possui experiência e expertise no assunto. 

A Webshare é a primeira e única agência de SEO First do Brasil. Através de todo o comprometimento e conhecimento da nossa equipe de especialistas, podemos diagnosticar e desenvolver as melhores soluções para o seu canal prosperar no Youtube. Entre em contato conosco e vamos juntos nessa jornada. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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