Novo Search Console do Google

Um dos recursos mais básicos e ao mesmo tempo mais importantes para quem trabalha com marketing digital são as ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google (sempre vale a pena lembrar que esse é o buscador utilizado em mais de 90% das buscas brasileiras na internet). Uma dessas ferramentas é justamente o Google Search Console, que é basicamente a forma como o Google vê a sua página.

Principais funcionalidades

Os recursos do Google Search Console são os seguintes:

  • Search Appearance: é a forma como o Google está lendo cada parte da sua página, ou seja, imagens, título, descrição e outros componentes;
  • Google Index: como o Google está identificando as palavras-chave mais recorrentes e indexando as páginas do site;
  • Crawl: os obstáculos que dificultam o processo dos robôs do Google encontrarem conteúdo relevante no seu site;
  • Search Traffic: como as pessoas que estão navegando no Google vão parar na sua página;
  • Problemas de segurança possivelmente relacionamentos ao site.

Novo Google Search Console

Como você pode observar, com as funcionalidades dessa ferramenta, ela pode ajudar no rankeamento, ou seja, a fazer com que o seu site fique melhor posicionado nas buscas do Google.

 

Mas a informação nova que temos a respeito desse assunto é que o Google acaba de anunciar uma versão nova do Search Console. A maior e mais interessante novidade é que agora ele vai disponibilizar os dados dos últimos 16 meses para análise! Até então, só ficavam disponíveis as informações referentes aos últimos 90 dias.

 

Com isso, os analistas de marketing digital terão um período maior para acompanhar os dados e perceber quais foram as mudanças que eles sofreram. Por consequência, vão poder pensar em ações mais assertivas para melhorar o desempenho da página da empresa no Google.

 

Para desenvolver a nova versão do Search Console, o Google levou em consideração as opiniões de 30 mil usuários que participaram de um teste avaliando o novo relatório em comparação com os anteriores. Por isso, pode-se dizer que houve uma real preocupação em atender às necessidades das pessoas que utilizam a ferramenta em seu cotidiano.

Além da mudança que já foi mencionada, essa versão também conta com um design diferente e uma nova alternativa de análise de dados, que compara as métricas e dimensões de dois termos da pesquisa. Mais uma forma de conseguir análises mais completas e significativas.

Inicialmente, o novo Google Search Console foi disponibilizado em versão beta para apenas alguns sites restritos. Mas, felizmente, temos uma boa notícia: ele já foi liberado para todos os usuários que tiverem interesse! Basta acessar aqui para começar a usar.

Para os empresários ou gestores de marketing, é essencial conhecer profundamente tudo que o novo Google Search Console traz e de que forma ele pode ser bem aproveitado em favor da estratégia digital da empresa!

Você já utilizou essa ferramenta do Google? De que forma ela foi útil no sentido de melhorar o posicionamento do seu site nas buscas? Compartilhe conosco como foi a sua experiência e, é claro, quais são as suas expectativas para essa nova versão!

Quer estar sempre preparado e por dentro das atualizações do Google? Na Webshare você encontra os serviços e os profissionais qualificados para te ajudar a conquistar os melhores resultados. Entre em contato e comece a investir em conteúdo de qualidade para a sua empresa!

Comentários

comentários