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Google Fight Spam: Google faz 2 atualizações consecutivas de combate aos spams

Mayara Maia
Redatora

5 DE julho DE 2021
tempo de
leitura:
8min

Desde que o Google foi criado, o mecanismo de pesquisa luta contra mensagens indesejadas, conhecidas como spams, que aparecem durante navegações na internet sem o interesse do usuário em recebê-las. E para tornar cada vez mais eficiente o combate contra essas ações irregulares, o Google Fight Spam recebeu duas atualizações recentes. Confira agora!

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O mundo da internet é repleto de coisas maravilhosas, mas também conta com diversos perigos. Com a missão de oferecer acesso fácil e útil no mundo digital, o Google precisa constantemente se reinventar para combater atividades inapropriadas.

Após os avanços recentes da inteligência artificial (IA), o Google enxergou um novo potencial para atualizar suas abordagens de combate aos spams.

Com seus anos de conhecimento sobre ações de spam, o Google criou em 2020 a sua própria IA de combate especializada.

Basicamente, a IA  está treinada para identificar sites com spam, conseguindo detectar tendências de spam novas e conhecidas. E já apresentou resultados significativos como o do melhoramento do recurso de detecção em mais de 50% e a da remoção da maior parte desse tipo de spam nos resultados de busca. 

Além da IA, o Google também recebe relatórios manuais sobre sites que podem parecer suspeitos ou maliciosos.

Como o Google Fight Spam funciona?

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O Google Fight Spam faz parte do algoritmo de combate aos spams do Google.

  • Tudo começa com as ações de sistemas automáticos que detectam o spam ao rastrear páginas ou conteúdos impróprios.

De modo resumido, ao realizarem as visitas aos sites de verificação para inclusão no índice da plataforma, antes de tudo, conferem a intencionalidade das páginas dos links ou conteúdos. Esses sistemas também atuam nos sitemaps e com o Search Console.

  • Depois, novos sistemas analisam o conteúdo incluído no índice do Google.

Assim, quando acontece alguma busca pelo site ou pelo conteúdo específico, os sistemas dessa fase conferem se as correspondências encontradas podem ser spam.

Com esses dois procedimentos garantidos, o Google afirma que esses sistemas automatizados ajudam a manter mais de 99% das visitas da Pesquisa totalmente livres de spam.

  • E por fim, buscando combater os 1%, ainda há equipes que realizam ações manuais.

À medida que a Plataforma se qualifica no combate de spams, há mais redução de danos, golpes e fraudes durante pesquisas feitas na internet. Logo, o usuário sente mais confiança e tranquilidade ao realizar suas navegações.

Google Fight Spam: Atualizações recentes

Os avanços da Inteligência Artificial estão se tornando cada vez mais aliados do Google e de suas compreensões diante de todos os conteúdos da internet.

Acreditando nisso, a plataforma de pesquisa realizou em junho deste ano duas atualizações, lançadas com uma semana de intervalo e com duração de um único dia, focadas no Google Fight Spam.

Sem aprofundar nos detalhes de cada atualização, sua divulgação destacou suas apostas em mudanças em seu algoritmo de combate ao spam que vai trazer grande impacto nas páginas de resultados e pontuou o Google Assistente como mantenedor confiável de informações privadas, seguras e protegidas.

Com essas atualizações, estratégias fraudulentas de site se tornam suas próprias quedas ou até desaparecimentos no índice de pesquisa do Google. Para entender melhor como a plataforma almeja cada vez mais manter o usuário seguro durante suas navegações na internet, um vídeo foi disponibilizado desde janeiro. 

Para além do Google, como combater spam?

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O Google possui espaços para denúncias e mais informações de como se proteger contra spams. Mas acabar com a cultura dos spams não é um desafio apenas da Plataforma.

Mesmo criando estratégias e atualizações de detecção e proteção de sites, os hackers continuam encontrando meios de agir.

Por isso, é preciso atuação também dos donos de sites para buscar sempre manter um bom nível de segurança. Afinal, “prevenir é melhor do que remediar”. 

E pensando nesse processo individual de cada administrador, o  Google explica quais sites correm risco de serem removidos do índice de busca, apresenta estudos sobre as formas mais comuns de invasão de sites e oferece o Search Console para descobrir sobre invasões da sua página.

Formas comuns de invasão e dicas de como evitá-las

Existem muitos esquemas de invasão construídos sobre links e conteúdo. Alguns deles são técnicas de adivinhação de senhas fracas, truques do falso site informativo (os dados fornecidos a partir do acesso ao link do site falso vão para um site comercial), a edição de nicho (fica associada a sites hackeados) e o esquema de link de PDF quebrado.

 

Para evitar cair nessas e outras armadilhas, é preciso adotar medidas para manter o seu site seguro. Por isso, busque: 

  • Criar senhas fortes (evite a reutilização de senhas em diferentes serviço e  use a autenticação de dois fatores);

 

  • Fazer atualizações de segurança do site (verifique periodicamente as atualizações de software para corrigir vulnerabilidades);

 

  • Usar Temas e plugins seguros (Quando atualizados, são fontes de funcionalidades valiosas e aprimoradas. Mas quando não são corrigidos, geram vulnerabilidades em websites);

 

  • Combater a Engenharia Social (Esteja seguro de quem é o requerente quando decidir passar informações confidenciais. E se seu site tiver mais de um gestor, treine para manter a conscientização sobre ataques de engenharia social);

 

  • Não permitir vazamento de dados. Tenha criptografia nas páginas que manipulam informações confidenciais, como páginas de login.

 

  • Verificar regularmente se há alguma atividade suspeita nos registros. Quando necessário, faça bloqueio e remoção de spam gerado por usuários.


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