Glossário WebShare

Ajudamos você a desmistificar o marquetês!

Glossário

O que é responsividade?

Se você tem dúvidas sobre o que é responsividade, não se preocupe. Essa edição do glossário Webshare vai te ajudar a entender o significado do termo e os benefícios que essa função traz para as empresas. 

 

Você deve lembrar, com certeza, que até pouco tempo atrás, praticamente todos os sites, inclusive de grandes empresas, tinham versões para desktop e smartphones. Quando alguma página não tinha alternativa para mobile, o acesso a ela ficava muito comprometido em qualquer dispositivo móvel. 

 

Isso ficou no passado e esse problema não existe mais. Atualmente, não é necessário desenvolver duas versões do mesmo site. Isso porque, a mesma página pode muito bem se adaptar a qualquer dimensão de tela e resolução. E é justamente isso que significa responsividade: a capacidade que um site possui de se adaptar e ser funcional, independentemente do dispositivo que está sendo utilizado para acessar a página. 

 

Site responsivo: o que é?

Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar às dimensões de qualquer dispositivo, sem prejudicar a usabilidade e experiência do usuário. O layout de um site responsivo não muda, o que altera é o tamanho e como os elementos são distribuídos. 

 

Entretanto, muitas vezes um site feito exclusivamente para mobile, que pode ser ou não com o mesmo layout da página original, é confundido com aqueles que são responsivos. 

 

As páginas responsivas são aquelas que o usuário não precisa ficar ajustando o tamanho da tela, dando zoom para encontrar a informação desejada ou conseguir visualizar algum item. Essas ações podem estragar a experiência de quem está acessando o site. 

Por que é importante ter um site responsivo?

Hoje em dia, o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para acessar a internet é grande. Há pesquisas indicando que, atualmente, a quantidade de acessos por smartphones é maior em comparação com os realizados em computadores desktop.

 

 Portanto, é fundamental que os sites tenham a função de responsividade, pois como dissemos anteriormente, assim a página se torna funcional em qualquer plataforma. Inclusive, sites responsivos têm melhor performance no ranqueamento do Google

Outras vantagens de ter uma página com responsividade são: 

Custo-benefício 

Vamos partir do princípio que uma página não responsiva prejudica a experiência do usuário. Portanto, criar apenas um site ao invés de dois, que se adapte a todas as plataformas possíveis, gera bom custo-benefício. Além disso, é mais moderno e a credibilidade da empresa não fica afetada. 

 

Maior flexibilidade 

É mais fácil e ágil fazer alterações necessárias de qualquer elemento em uma página responsiva. Isso porque as mudanças serão em apenas um site e não em duas versões distintas. 

 

Melhoria na interação com os usuários 

Esse tipo de site consegue atrair mais usuários e torna-se mais popular. Tem mais acessos e melhor performance do que os demais que não possuem a função de responsividade. 

 

Ajuda em técnicas de SEO

Isso mesmo. As técnicas SEO, de forma simples, são utilizadas para posicionar o site acima dos outros e conseguir mais acessos pelas buscas de palavras-chave. O Google dá preferência para sites responsivos, então esse é mais um requisito para melhorar a posição no ranqueamento

Curtiu saber sobre a responsividade e a importância dessa função para alavancar os negócios? Acesse nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que acontece dentro do universo do marketing digital.

Aprofunde seus conhecimentos em estratégias de marketing digital

Nossos especialistas irão deixar você por dentro do que há de mais recente no vasto mundo da tecnologia e do marketing digital.

Ir para o Blog

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.