TOP tendências para SEO em 2022

Novas tendências de SEO para 2022

Sumário

O marketing digital não para de evoluir e, atualmente, possui um papel fundamental no planejamento estratégico de qualquer empresa que deseja crescer e ser notada no mercado. Dentro dessas estratégias, os serviços de SEO ( Search Engine Optimization) possuem um lugar especial. No entanto, o SEO também passa por constantes mudanças. Por isso, é importante sempre ficar de olho nas novidades. E para ajudar você nessa tarefa, separei algumas dessas tendências para SEO em 2022.

Continue a leitura e saiba o que está por vir para melhorar o seu negócio. 

Entenda o que é SEO

De nada adianta querer utilizar as estratégias de otimização de busca se você não sabe como todo esse mecanismo funciona. Então, antes de entrar na lista de tendências de SEO para 2022, vou explicá-lo.

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização em sites, blogs e redes sociais visando maior visibilidade a partir de melhor posicionamento do ranking orgânico do Google.

Conforme pesquisa realizada pela HubSpot, cerca de 80% dos usuários se concentram no tráfego orgânico e ignoram os anúncios pagos.  De acordo com o mesmo estudo, aproximadamente 28% deles são convertidos em vendas. Essa estatística só comprova a importância de ser eficaz e fazer boa utilização das técnicas de SEO.

Em outras palavras, o mecanismo funciona deste jeito: a cada busca feita pelos usuários, o Google apresenta diversas páginas em formato de ranking. Nas primeiras posições estão os sites que o buscador julga apresentarem as melhores respostas para o assunto.

De acordo com os dados de um dos blogs mais populares do mundo sobre marketing digital, o Backlinko, cerca de 30% dos usuários acreditam no posicionamento do Google e clicam direto no primeiro site da lista.

Dessa forma, com uma boa gestão de SEO, sua marca ganha mais visibilidade, cliques e aumenta a presença online.  

Mas para elaborar esse ranking, o algoritmo do Google utiliza algumas métricas. Posso destacar, entre elas:

  • a relevância do conteúdo;
  • a originalidade;
  • a utilização de palavras-chave;
  • o número de links que foram usados ao longo do texto. 

Tendências de SEO para 2022: as seis principais

Agora que você já sabe como funciona a prática básica e a importância da otimização para os mecanismos de busca, separei aqui as seis principais novidades de SEO para 2022. Veja só!

Conteúdos em formatos mais longos

Foi constatado que um conteúdo que contém 3 mil palavras ou mais tem mais compartilhamentos e tráfego. Portanto, construir conteúdos mais longos de qualidade, é uma boa alternativa para melhorar seu lugar no ranqueamento das pesquisas. O desafio, nesse caso, é conseguir manter os leitores focados no texto. 

A utilização de vídeo para ser mais eficaz

A utilização de vídeo nas estratégias de SEO também vai dar o que falar. Basta ver o número de visualizações que conteúdos em plataformas como TikTok e YouTube possuem. O melhor jeito de fazer isso, é otimizando o texto de descrição do seu canal. Utilize palavras-chave e hashtags, elas ajudam no direcionamento do seu público alvo. 

O princípio do Google EAT

Os conteúdos devem atender aos princípios do EAT Google.  A sigla significa Expertise, Autoridade e Confiabilidade. São fatores que o Google utiliza para classificar conteúdos de qualidade. As empresas especializadas em SEO, como a WebShare, precisam estar atentas a essas normas quando forem desenvolver sites. 

Uma boa dica é coletar informações de fontes que possuem credibilidade. Links confiáveis ajudam bastante no cumprimento de critérios do EAT.

Rank Brain

Diversos especialistas afirmam que a Inteligência Artificial irá se tornar uma das principais formas de ranqueamento em SEO. Isso ocorre por conta do complexo algoritmo do Google: o RankBrain. Utilizando o aprendizado de máquina, esse mecanismo processa a pesquisa e fornece os melhores resultados para o usuário.

Já se sabe que para o RankBrain o número de cliques e o tempo em que o usuário fica na página são fatores importantes. 

Pesquisa por voz

Essa tendência cresceu bastante nos últimos anos, principalmente com a popularização das assistentes virtuais.  A Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple, são dois fortes exemplos. 

A pesquisa por voz tem sido muito utilizada por ser mais rápida do que por texto. Atualmente, grande parte dos dispositivos possui essa ferramenta de busca. Portanto, mantenha as informações de seu site atualizadas e coerentes para serem encontradas e receberem muitos acessos. Palavras-chave também ajudam na identificação por voz. 

Otimização de imagens

O foco também precisa estar na otimização de imagens em 2022. Isso porque elas estão cada vez mais relevantes, além do surgimento de ferramentas e aplicativos especialmente destinados às imagens nesses últimos anos.

Um bom exemplo é o Google Lens, que tenta identificar qual é o objeto da foto. Por isso, o crescimento no tráfego orgânico através do Google Imagens também será alto no próximo ano.

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