Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Webshare News

Rolagem infinita: Veja como melhorar o SEO do seu site

Camila
Redatora

5 DE março DE 2021
tempo de
leitura:
9min

 

Quer descobrir como a rolagem infinita pode melhorar o SEO do seu site? Então fique atento a esse conteúdo que preparamos para você.

Uma das maiores preocupações das empresas que possuem sites em seus negócios certamente é proporcionar aos usuários uma experiência positiva para que, assim, eles fiquem mais tempo pesquisando e lendo os seus conteúdos. E uma das formas mais eficazes de garantir que os visitantes se mantenham atraídos e envolvidos em seu site é investindo na técnica da rolagem infinita, ou (Scroll Infinito). Calma, logo explicaremos as vantagens e desvantagens que essa escolha oferece.

Essa apreensão possui uma razão bem específica. E sabe por que? É que por mais que o seu conteúdo esteja otimizado e a sua página bem posicionada, seu trabalho só terá um alto valor se a experiência dos usuários for positiva e agradável. Isso ocorre pois uma das formas que o Google utiliza para definir a posição de uma página é observando se os visitantes clicam para visitar um site, retornam para o Google e visitam um outro site, apontando então que o segundo site é mais relevante em relação ao que está sendo buscado.

Continue a leitura e entenda mais sobre a rolagem infinita!

 

 

O que é rolagem infinita?

Basicamente, a rolagem infinita é uma técnica que permite que o usuário continue rolando os conteúdos de forma ilimitada sem que haja a necessidade de apertar algum botão para carregar mais. Quer alguns exemplos de sites que utilizam essa interação? O Instagram, o Facebook e o Pinterest.

Essa facilidade em seguir vendo novas informações de modo ilimitado à medida que desliza o dedo ou o mouse por seu feed de notícias, faz com que muitos usuários fiquem em seu site ou rede social por um longo período de tempo sem nem se dar conta (olha que maravilha). Uma prova disso é o estudo desenvolvido pela consultoria americana ComScore, que apontou quais os principais destinos dos brasileiros quando estão navegando na internet. E obviamente as redes sociais como, Facebook, Twitter e Instagram se sobressaíram. Dessa forma, a pesquisa descobriu que cada usuário gasta em média 1 hora e 22 minutos do dia usando sites e aplicativos de redes sociais. É bastante tempo, concorda?

Mérito total do Aza Raskin, criador desta técnica viciante chamada rolagem infinita, que durante uma de suas entrevistas explicou que a sua intenção com esta iniciativa sempre foi facilitar a experiência do usuário. Entretanto, atualmente ele lamenta seu feito, pois é o responsável por conseguir que os humanos gastem literalmente centenas de milhões de horas em frente a uma tela.

 

Quando usar a rolagem infinita e quando escolher a paginação?

A rolagem infinita costuma ser mais indicada para sites com conteúdo gerado por usuários (Twitter, Facebook), conteúdo visual (Pinterest, Google Images) ou sites que pretendem equilibrar a quantidade de tráfego em seu conteúdo.

Já a paginação é mais universal, e funciona melhor para plataformas onde o usuário tem uma tarefa bem específica em mente, como por exemplo, realizar uma pesquisa no Google.

 

Vantagens que a rolagem infinita oferece

Essa técnica oferece diversos benefícios, pois é super simples de utilizar ao mesmo tempo em que sua qualidade extrema tem o poder de atrair e viciar os visitantes incentivando-os a constantemente interagir com os seus conteúdos. Tudo isso por proporcionar aos usuários ótimas experiências ao permitir que consigam acessar as informações do seu site de forma rápida e prática. Sabe quando você começa a olhar um site, vai deslizando o dedo para conferir o que mais lhe interessa e sem perceber já passaram algumas boas horas do seu dia? Essa claramente é uma excelente razão para investir na rolagem infinita!!

Confira outras 3 razões pelo qual essa técnica é interessante e merece a sua atenção:

 

Amplia o tempo de permanência dos usuários no site

Qual empresa não sonha em ver o tempo de permanência dos visitantes aumentando em seu site? Pois bem, a rolagem infinita tem esse potencial. Como explicamos anteriormente, o fato de não ter que carregar uma segunda ou terceira página, instiga os usuários a seguirem presentes em seu site por longos períodos. Isso aumenta significativamente a probabilidade deles se interessarem pelos seus produtos ou serviços.

 

Melhora a experiência do usuário

Rolar é mais prático e confortável do que clicar. Logo, esse item está intimamente relacionado ao explicado acima, pois isso faz com que o seu público não precise tomar decisões, clicar em botões ou esperar o carregamento da página. E é exatamente isso que faz com que os visitantes se mantenham em seu site por mais tempo, além, claro, de contribuir para o crescimento do número de visitantes assíduos devido a uma experiência do usuário satisfatória.

 

Possui compatibilidade com os dispositivos móveis

A rolagem infinita também é, sobretudo, otimizada para dispositivos móveis. Sem pressionar os botões, os usuários podem rolar nas telas de toque, sem distração. O acesso rápido e a facilidade de uso são atraentes para a maioria, incentivando os visitantes a frequentar seu site regularmente.

 

Desvantagens da rolagem infinita

Páginas lentas e com menor desempenho

Quanto mais conteúdos precisam ser carregados, mais lenta a página fica e consequentemente os itens demoram mais a serem exibidos. Esse é um ponto negativo desta técnica, visto que estudos indicam que o carregamento lento faz com que os usuários abandonem o seu site, ocasionando queda na taxa de conversão.

Além disso, há também o chamado carregamento sob demanda, onde conforme o usuário vai rolando a página o conteúdo vai sendo exibido aos poucos. Assim, por não carregar todas as informações numa única vez, a página se torna menos pesada no sentido do usuário ter uma experiência de navegabilidade mais fluida devido a não precisar aguardar todo o carregamento da mesma para ir interagindo, mesmo utilizando-se dessa técnica a página em si é mais pesada do que que em comparação ao uso de paginação, onde o conteúdo é dividido em páginas, fazendo com que cada uma teoricamente tenha uma carga de dados menor, ou seja, peso menor, devido a estes estarem distribuídos.

 

Os usuários não podem marcar sua localização

Ao atingirem determinada parte na tela, a rolagem infinita impossibilita que o usuário consiga marcar sua localização e voltar mais tarde, o que torna prejudicial a experiência geral do usuário.

 

As barras de rolagem não condizem com a quantidade real de dados disponíveis

Quando o visitante estiver chegando ao final da barra de rolagem acreditando estar chegando no final, automaticamente mais conteúdo será carregado e a utilidade da barra passará a ser nula.

 

Gostou deste conteúdo sobre rolagem infinita? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e interaja conosco deixando o seu comentário!

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário