Densidade de palavra chave: o que é e como calcular

Imagem de um homem segurando uma lupa e na lente dela está escrito a palavra "Keywords"

Sumário

Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization)  é feita a partir da combinação de muitos elementos. As palavras-chave, ou keywords, são peças fundamentais nesse processo, contribuindo muito para que a sua página tenha melhor posicionamento nos motores de busca. Entretanto, é preciso contar com uma boa densidade de palavras-chave para que o seu conteúdo tenha bem mais possibilidades de figurar, pelo menos, na primeira página do Google. 

Mas você sabe o que isso significa? Então, para não errar a mão no momento de criar conteúdos relevantes para o seu público, é fundamental compreender o que é densidade da palavra-chave e como utilizá-las de maneira correta nos textos. E é exatamente essas questões que iremos explicar ao longo desse conteúdo. 

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O que é densidade de palavra-chave?

Densidade de palavra-chave é um termo muito utilizado nas estratégias de SEO. Se refere à quantidade de vezes que uma palavra-chave específica é usada, em relação ao total de palavras de algum conteúdo, como blog post. Esse número é importante para sinalizar aos buscadores que a página está cumprindo com o objetivo de busca dos usuários. Dessa forma, as páginas se posicionam melhor nas páginas de busca, tornando-as mais relevantes para as consultas específicas dos usuários. 

Como calcular a densidade?

Fazer o cálculo para saber a densidade da palavra-chave não é uma tarefa complexa e ajuda na otimização do seu conteúdo.De maneira geral a densidade é expressa em porcentagem, indicando quantas vezes o termo aparece a cada 100 palavras no texto.

Para deixar a explicação mais clara, veja um exemplo: se uma palavra-chave é mencionada 10 vezes em um artigo de 100 palavras, a densidade da palavra-chave é de 10%.

E para calcular a densidade da palavra-chave no seu conteúdo, basta seguir esses passos:

  1. Identifique a palavra-chave: selecione a palavra-chave principal do seu conteúdo, aquela que você deseja que o texto seja encontrado nos motores de busca.
  2. Conte as ocorrências: conte quantas vezes essa palavra-chave aparece no texto. Inclua variações próximas se forem relevantes para o seu objetivo de SEO.
  3. Determine o total de palavras: saiba o número total de palavras presentes no conteúdo. Ferramentas de edição de texto geralmente fornecem essa informação automaticamente.
  4. Aplique o cálculo: calcule a porcentagem da densidade de palavra-chave, como o exemplo citado acima. 

As ferramentas de SEO também podem ajudar a automatizar o cálculo, tornando a análise mais fácil e rápida. 

Qual a densidade ideal?

Determinar a densidade ideal de uma palavra-chave não é uma ciência exata. Isso porque, há a variação conforme o contexto, o conteúdo e os algoritmos dos motores de busca, que evoluem constantemente. Entretanto, no meio do marketing digital, grande parte dos especialistas mais renomados acreditam que esse número gire em torno de 1% e 3%. Isso quer dizer que para cada 100 palavras do seu conteúdo, por exemplo, deve aparecer de uma a três vezes. 

Além desse critério, é importante saber que esses termos precisam ser incluídos da forma mais natural possível no texto. Não esqueça que o conteúdo deve ser feito primeiro para o seu público e depois para os motores de busca. E, claro, desenvolva conteúdos de qualidade. Os motores de busca priorizam conteúdos ricos, originais e de relevância.

Fique atento ao exagero

Mas preste atenção: o uso em excesso de palavra-chave, prática conhecida como “keyword stuffing” ou “Black Hat”, pode causar penalizações pelos buscadores, resultando em uma classificação mais baixa nas páginas de resultados de pesquisa. Sendo assim, é importante manter um equilíbrio na densidade, buscando a naturalidade no conteúdo e otimização para os motores de busca. Uma boa dica aqui é utilizar sinônimos para  proporcionar mais equilíbrio.

Por que a densidade da palavra-chave é importante?

Imagem de uma mulher, sentada, digitando em um notebook, com uma agenda na mão.

Repetir o termo principal algumas vezes no decorrer do conteúdo, ou ter uma densidade da palavra-chave boa, é importante é importante por vários aspectos que ajudam a sua página a performar melhor nos principais motores de busca. Confira agora alguns desses motivos. 

1 – Melhora a visibilidade nos buscadores

A densidade equilibrada de palavra-chave é muito importante, pois ajuda os motores de busca a entenderem sobre qual assunto o seu conteúdo trata, aumentando as chances de ser bem posicionado no ranking da página de busca. 

2 – Relevância sem perder qualidade

A utilização equilibrada de palavra-chave, garante que o conteúdo seja relevante para as buscas do  público, sem perder a qualidade e naturalidade. 

3 – Otimiza a experiência do usuário

A utilização de maneira estratégica das palavras-chaves resulta no melhoramento da experiência do usuário,tornando mais fácil para eles encontrarem as informações que buscam no seu conteúdo.

4 – Competitividade

No mercado que se encontra cada vez mais acirrado, uma densidade de palavra-chave otimizada pode ser o diferencial que coloca o seu conteúdo à frente dos concorrentes nos resultados de busca.

5 – Suporte à estratégia de otimização

 A densidade de palavra-chave é um dos pilares de uma estratégia de SEO eficaz, ajudando a alinhar o seu conteúdo com as práticas recomendadas para uma melhor indexação e ranking.

Essas são apenas alguns fatores que comprovam a grande importância da densidade da palavra-chave utilizada de maneira correta, equilibrada.

Como a WebShare pode ajudar você

Como dissemos ao longo do artigo, medir a densidade da palavra-chave é apenas um dos fatores cruciais nas estratégias de SEO para que o seu site consiga desempenhar bem no ranqueamento dos principais motores de busca. Portanto, para que o seu negócio realmente atinja outro patamar no mundo digital e gere resultados incríveis, conte com quem tem experiência e credibilidade. A WebShare, a partir da abordagem holística do SEO First, trabalha em todas as frentes para o seu site prosperar. 

Somos a primeira e única agência a desenvolver esse método de trabalho revolucionário e inovador. E através de uma equipe de especialistas altamente qualificada e dedicada, desenvolvemos as melhores soluções personalizadas para a sua empresa.Garantimos um trabalho diferenciado. 

Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco, solicite um diagnóstico completo do seu site e descubra como podemos transformar a presença online do seu negócio. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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