Google Analytics: saiba como instalar no seu site

Imagem mostra tela de notebook com dados e um gráfico azul no eletrocardiograma

Sumário

O Google Analytics se tornou uma ferramenta muito popular e, hoje em dia, é quase uma regra ter sido instalado em seu site. Entretanto, ainda há muitas pessoas que não conhecem essa importante ferramenta de análise de dados ou como utilizar de maneira correta, aproveitando todo o seu potencial.Então, se você também tem essas dúvidas, chegou a hora de resolvê-las. 

Nesse artigo, iremos explorar as características dessa ferramenta essencial para o desenvolvimento de suas estratégias de marketing digital, além de guiar você pelas etapas necessárias de instalação do Google Analytics em seu site. Então vem com a WebShare para entender mais sobre esse recurso! 

O que é Google Analytics?

O Google Analytics (GA) é uma plataforma online do Google,gratuita, que fornece uma análise de dados completa do seu site. Ele possibilita que profissionais de marketing entendam em detalhes o comportamento dos usuários que visitam seus sites. Através do Google Analytics muitas informações podem ser obtidas, como a origem dos visitantes, páginas mais acessadas, duração das visitas, taxa de rejeição e de conversões realizadas. Isto é feito a partir da instalação de um código nas páginas do seu endereço eletrônico. A partir daí as informações são monitoradas e depois transformadas em relatórios.

Ou seja, essa ferramenta ganha destaque por ter a capacidade de fornecer relatórios detalhados e personalizados que ajudam na mensuração da performance de campanhas de marketing digital, otimização de conteúdos para SEO e para melhorar a experiência dos usuários.

Por que usar o Google Analytics?

Homem mexendo em um notebook, que na tela mostra gráficos crescentes no estilo onda.

Este recurso é uma das ferramentas mais poderosas para entender o seu público e mensurar resultados, algo imprescindível dentro do marketing digital. Confira agora algumas das principais razões para você utilizar o Google Analytics. 

  1. Análise detalhada do tráfego: com a ferramenta, é possível verificar a origem do seu tráfego. Isso inclui localização, fontes de referência e dispositivos utilizados pelos visitantes.
  2. Entendimento do comportamento do usuário: um dos principais pontos do Analytics é o oferecimento de dados com relação ao comportamento dos visitantes. A ferramenta oferece insights sobre as páginas mais visitadas, o tempo gasto no site e as interações dos usuários.
  3. Medição de conversões e metas: o Google Analytics também facilita a verificação de metas e conversões, sejam elas vendas, inscrições em newsletters ou qualquer outra ação importante para o seu negócio.
  4. Otimização de conteúdo para SEO: por meio do Analytics é possível você identificar quais conteúdos são mais atraentes aos visitantes e como eles interagem com o seu site, crucial para estratégias de SEO.
  5. Monitoramento de campanhas de marketing: permite fazer a avaliação do desempenho de campanhas de marketing, ajustando estratégias conforme necessário para melhorar o ROI.
  6. Personalização e segmentação do público: essa função do Analytics permite a capacidade de segmentação do público-alvo e personalização dos seus conteúdos para atender as necessidades dessas pessoas. 
  7. Relatórios e dashboards customizáveis: fornece relatórios e dashboards que podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do seu negócio.

A partir desses pontos, podemos dizer que o Google Analytics é uma ferramenta  fundamental para qualquer marca que deseja melhorar o seu desempenho no mundo digital, conhecer melhor o seu público, aumentar vendas e tornar as estratégias de marketing mais assertivas. 

Como utilizar o Analytics de maneira correta?

Não pense que basta saber quais os dados que o Google Analytics pode oferecer que isso será a solução dos seus problemas. Nada disso. Para conseguir extrair o máximo de insights sobre o tráfego e o comportamento dos usuários, é fundamental utilizar de forma efetiva esse recurso. Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo esta poderosa ferramenta.

  1. Crie uma conta no Google Analytics: o primeiro passo é criar uma conta no Google Analytics e configurar uma propriedade para o seu site. Isso envolve adicionar um código de acompanhamento às páginas do seu site.
  1. Defina objetivos: é essencial que você defina objetivos e metas bem claras dentro do Google Analytics. Isso ajuda a medir o sucesso do seu site de maneira mais eficaz.
  1. Analise os relatórios: explore os diversos relatórios detalhados. Esses dados fornecem insights valiosos sobre quem visita seu site, como eles chegaram até lá e como interagem com seu conteúdo.
  1. Monitore o tráfego em tempo real: use a opção de monitorar o tráfego real. Assim, facilita a observação de campanhas ou alterações recentes no site. 
  1. Analise as palavras-chave e SEO: através do Google Analytics é possível você analisar quais palavras-chave estão levando os usuários ao seu site, o que é essencial para estratégias de SEO.
  1. Acompanhe as campanhas feitas: use o recurso de acompanhamento de campanhas para analisar o desempenho de suas ações de marketing digital.
  1. Aprenda a interpretar os dados: por fim, o que talvez seja a ação mais importante que é saber interpretar os dados de forma certa e utilizá-los para desenvolver estratégias mais assertivas

Poderíamos colocar outros pontos para você usar o Analytics da melhor maneira, como por exemplo, aplicar segmentos para analisar grupos específicos. No entanto, isso só prova que o Google Analytics é dinâmico, extremamente rico em recursos que, quando bem utilizado, pode fornecer informações cruciais para o sucesso de qualquer site. 

Instalando o Google Analytics

Agora que você já sabe o importante papel que o Google Analytics cumpre para ajudar você a ter melhores resultados nos motores de busca, é o momento de instalar essa potente ferramenta em seu site. Mas não se preocupe, pois esse processo é simples e direto. Acompanhe o passo a passo. 

1- Crie uma conta no Analytics:

  • Acesse o site do Google Analytics.;
  • Se você já tem uma conta Google, faça login; se não, crie uma nova conta;
  • Após o login, clique em “Administrar” e, em seguida, em “Criar conta” para configurar uma nova conta do Google Analytics

2- Configure uma propriedade para o seu site:

  • Dentro da sua conta do Google Analytics, vá até a seção “Administrar” e clique em “Criar propriedade”.
  • Siga as instruções fornecidas, preenchendo informações como o nome do seu site, URL, categoria da indústria e fuso horário.

3- Obtenha o código de acompanhamento:

  • Depois de criar a propriedade, você será direcionado para uma página onde poderá obter o código de acompanhamento (um snippet de JavaScript);
  • Copie esse código; ele é fundamental para rastrear as atividades no seu site.

4- Adicione o código ao seu site:

  • Agora você vai colar o código de acompanhamento no cabeçalho de todas as páginas do seu site. Se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, pode haver uma opção específica para adicionar códigos de cabeçalho.
  • Em caso de  sites HTML, edite o código-fonte e insira o snippet antes da tag </head>.

5- Verifique a instalação:

  • Depois que você adicionou o código ao seu site, retorne para o Google Analytics e use a ferramenta de verificação para garantir que o código foi instalado corretamente.
  • Você pode também acessar o seu site e verificar em tempo real no Google Analytics se a visita está sendo registrada.

6- Fazer configurações adicionais (opcional)

  • De acordo com suas necessidades, você pode configurar metas, eventos e outras personalizações dentro do Google Analytics para rastrear conversões específicas ou comportamentos dos usuários no seu site.

7- Analise os dados

  • Agora que o Google Analytics está instalado e funcionando, comece a explorar os dados coletados para entender melhor o comportamento dos visitantes e tomar decisões mais informadas. 

Lembre que a precisão dos dados depende da instalação correta da ferramenta. E para manter e eficiência dos rastreamentos para bons relatórios. Além disso, esteja atento às atualizações tanto no Google Analytics quanto na estrutura do seu site, para manter a eficácia do rastreamento.

Com a WebShare seu site alcança o topo do Google 

Para que seu site consiga figurar nas primeiras posições dos principais motores de busca, como o Google, é preciso muita análise de dados para desenvolver estratégias concretas e assertivas. Isso também requer a utilização  de ferramentas poderosas, como é o caso do Google Analytics. Entretanto, de nada vai adiantar se você não souber utilizá-la e maximizar toda a sua capacidade. 

Por isso, o ideal é contar com a ajuda de quem tem expertise e experiência no assunto. A Webshare é a única agência SEO First do Brasil e possui credibilidade no mercado, a partir de resultados robustos. São mais de 170 clientes satisfeitos e uma marca de 70 mil palavras classificadas no top 10 do Google. São apenas alguns números que refletem todo o nosso compromisso com a excelência em nosso serviço de desenvolver a presença online dos clientes. 

Portanto, não espere mais tempo. Nossa equipe especializada pode desenvolver as melhores soluções personalizadas para a sua marca atingir o topo do Google. Entre em contato conosco e agende uma reunião agora mesmo. 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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