fbpx

O que é o E-commerce?

O que é o E-commerce?

Fale a verdade, você já visitou uma loja, viu o objeto do seu desejo e pensou: “verei o preço na internet”. Quem nunca comparou as diferenças de valores para um mesmo produto, que atire a primeira pedra. Veja bem, estamos falando do comércio virtual, popularmente conhecido como o E-commerce. 

No entanto, antes disso, precisamos esclarecer que nem tudo o que está a venda na rede entra nesta categoria. Vamos entender!?

Para sermos claros, o E-commerce é o processo de venda que se dá totalmente online. De ponta a ponta, da escolha do produto ao despacho para a transportadora e entrega no endereço indicado.

A loja pode ser de uma marca específica ou estar em sites de terceiros, marketplaces e outras plataformas. Já os focos podem ser em B2B(venda exclusiva de fabricantes para empresas), B2C (visa o consumidor final) ou C2C (qualquer um pode vender e comprar). 

Quem começou?

Apenas para satisfazer a sua curiosidade, o E-commerce é um jovem rapaz que ainda nem trintou. A propósito, a pioneira foi a gigantesca Amazon, criada por um americano despretensioso na garagem de sua casa no início dos anos 90.

No Brasil, primeiramente chamada Booknet, a primogênita foi a popular Submarino. Eita pessoal que gosta de vender livro, e a gente só agradece pela facilidade.

Quais as vantagens de empreender no E-commerce?

Imagine construir uma loja com sua fundações, paredes, chão, forro, janelas, portas, hidraúlica e elétrica. Ufa! O bolso já começou a gritar desesperadamente por socorro.

Para falar a verdade, vender em um local físico tem, na maioria dos casos, um alto custo. Sem falar do aluguel e outros itens indispensáveis como água, luz e internet, por exemplo.

Agora, visualize um universo no qual você só dependa de uma boa conexão com a internet, hospedagem em uma plataforma confiável, e alguns conhecimentos de negócios e marketing.

Uau, apaixonada, a conta bancária chegou a suspirar.

Além de tudo isso, existe um assunto a respeito do qual ainda não comentamos: a expansão. Para dizer o óbvio, não é nenhuma novidade que o mundo está na internet.

E para tornar a brincadeira mais séria, pense em um movimento 16% maior entre 2018 e 2019, somente no Brasil. Essa afirmação é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) , que ainda fala em um faturamento de cerca de R$ 79,9 bilhões para o segmento de E-commerce.

A importância do Marketing Digital para o E-commmerce

É lindo poder vender em uma plataforma na qual qualquer ser humano tem acesso, a um clique de distância. Contudo, a facilidade não diminui a concorrência. Aliás, só aumenta.

Comprar online para o consumidor significa “obter vantagem”. Já deu para perceber a necessidade de ser estratégico, concorda!?

Mais do que conhecer o seu nicho, você precisa planejar formas de prender a atenção dos seus leads e levá-los ao fechamento promovendo encantamento. Além de vender, você quer gerar awareness (ou consciência de marca).

Para isso, você precisa ter autoridade no setor e ser confiável. É primordial conhecer sua persona e saber se comunicar com ela.

É exatamente por isso que o marketing digital é o melhor amigo do empreendedor de E-commerce. Confira agora os benefícios de aliar um ao outro:

  • Os consumidores estão conectados o tempo todo, buscando uma proposta irresistível;
  • O digital facilita a interação entre E-commerce e público-alvo;
  • Há cobrança do público sobre a presença de marcas na web e nas redes sociais;
  • Aquilo que as marcas têm a dizer interessa muito aos seus públicos, pois valores também são entregues junto aos produtos adquiridos;
  • Interação engaja o público-alvo e traz proximidade;
  • Distribuição de conteúdos relevantes através de blogs, sites e redes sociais tornam a marca autoridade no segmento e uma fonte confiável de informações;
  • Jornada de compra: você entende as formas como os usuários navegam em seu site e cria ações para captá-los de acordo com a necessidade. 
  • Experiências de compra e comunicação personalizadas: simples de agradar ao perfil de compra do seu público.
  • Fidelizar é mais fácil e mais barato do que conquistar novos clientes. 
  • Toda a jornada de compra pode ser medida, inclusive com o ROI e custos sobre aquisição e manutenção de clientes.

Estratégias de Marketing Digital para o E-Commerce

Você pode utilizar algumas ferramentas do marketing digital para alavancar suas conversões no E-commerce. Confira algumas que são realmente muito eficientes:

  • Funil de Vendas
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Links patrocinados
  • SEO
  • E-mail marketing
  • Redes Sociais

_

Gostou do conteúdo e quer criar as melhores estratégias de marketing digital para o seu E-commerce?

Conte com o nosso time de especialistas para traçar as melhores estratégias e gerar as melhores taxas de conversão para o seu negócio.

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

Mais acessadas

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados



Comentários