O que é Teste A/B? – Glossário WebShare

Sumário

Esse conceito não é novo, mas tem ficado famoso entre as estratégias de marketing digital. 

Talvez você já tenha escutado falar, mas será que sabe mesmo para que serve e como fazer um Teste A/B? 

A seguir, vamos te contar o que você precisa saber antes de começar a conduzir esse experimento.

O que é?

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Atualmente o Teste A/B é uma das maneiras mais conhecidas e eficientes de verificar e validar qual versão do seu projeto é, definitivamente, a melhor. Ele possibilita que você compare às variáveis a fim de descobrir qual entrega os melhores resultados. 

Sabemos que no marketing digital existem milhares de fórmulas genéricas para o seu negócio, mas no fundo, cada empresa possui um público específico.

Nesse sentido, o Teste A/B é uma das formas mais precisas de colher feedbacks com base em dados reais do mercado, não meramente em achismos.

Você já deve estar se perguntando: por onde começar?

Alguns princípios para conduzir um bom Teste A/B

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Como dissemos, o Teste A/B consiste em comparar uma variável do seu projeto, com o objetivo de descobrir qual oferece mais conversão.

Mas antes que você comece, devemos alertar que não é recomendado testar mais de uma variável por vez, pois dessa maneira você não conseguirá identificar qual alteração possibilitou alcançar os melhores resultados.

Na prática, seu público é segmentado em dois grupos com a mesma quantidade de pessoas. Cada grupo receberá uma das variáveis do seu teste. Geralmente, testamos a atual versão de um projeto em comparação com a nova variável proposta.

O que eu preciso para fazer um Teste A/B?

Bom, o primeiro passo é ter uma quantidade de acessos suficiente para que o teste tenha validade estatística, sem isso, é possível que você visualize resultados equivocados.

Para alcançar resultados sólidos, recomenda-se que você recorra a uma ferramenta ou software especializado. O Google Optimize é uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo.

Em caso de teste com e-mails, é possível realizá-lo sem o auxílio de ferramentas, mas dará mais trabalho já que o processo não será automatizado.

O tempo de duração do teste também deve ser definido. Cada formato, seja um e-mail marketing ou um CTA, apresenta resultados dentro de um determinado período de tempo. 

No caso dos exemplos citados acima, ao testar duas versões de um e-mail marketing, podemos ver os resultados em poucas horas. No caso de um CTA, o processo pode ser bem mais longo, podendo durar meses.

O que testar?

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Se você chegou até aqui, já percebeu que essa não é mais uma fórmula genérica, e sim,  um método consistente que lhe trará resultados reais de acordo com seu objetivo.

Com isso em mente, você precisa pensar estrategicamente o que deve ou não testar. 

Alguns dos testes mais utilizados buscam validar otimizações relacionadas aos pontos listados abaixo:

  • Títulos;
  • CTAs;
  • Elementos;
  • Imagens;
  • Cores;
  • URL;
  • Opções de formulários.

Pode até parecer uma estratégia um tanto complicada, mas podemos afirmar que é uma das que lhe trará resultados mais consistentes e apropriados para o seu negócio.

Pronto, agora você já tem em mente tudo que precisa para começar a planejar seu Teste A/B. 

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