Crawl Budget: O que é e sua importância

Sumário

Conhecer todos os fatores que impactam o SEO é importantíssimo, para alcançar sucesso na sua estratégia de Marketing Digital e atentar-se a todos os detalhes certamente farão diferença no resultado final, garantindo assim um site qualificado e bem notado. A ferramenta Crawl Budget é um desses fatores que você precisa compreender.  

A ferramenta responsável pelo Crawl Budget é o robô automatizado do Google, conhecido como Googlebot. Ele é capaz de reduzir o tempo de indexação do Google, rastrear as páginas do seu site e priorizar aquelas melhores recomendadas para o usuário. 

Quando você publica novos artigos e páginas no seu site, não necessariamente significa que as URLs sejam classificadas para o buscador, e é nesse momento que o Crawl Budget precisa ser compreendido. 

Que tal continuar a leitura para ter uma explicação mais ampla desse termo e todos os detalhes dele que você precisa compreender? Veja a seguir!

O que é Crawl Budget?

O termo Crawl Budget vem do inglês “crawl” rastrear e “budget” orçamento. Podemos dizer que ele basicamente se refere ao tempo que o Google gasta para poder investir na leitura das páginas do seu site. Entenda melhor a seguir.

O conceito Crawl Budget é definido pelo número de páginas que os mecanismos de pesquisa rastrearam em um site dentro de um certo período de tempo. Esse serviço havia sido esquecido e ninguém se recordava dele, mas atualmente podemos considerá-lo fundamental para o desempenho de um site no Google.

Ao representar o tempo pelo qual o Googlebot passará rastreando as páginas do seu site, ele usa alguns pontos fundamentais para definir esse tempo, além de sempre priorizar aquelas que oferecem a melhor experiência para o leitor.  

Portanto, ter um conteúdo de qualidade, ser visto com autoridade e relevância são critérios fundamentais que te ajudarão na avaliação do tempo pelo qual o bot irá passar rastreando todas as suas páginas.

Além do mais, quanto maior for o tempo que o Google gastará rastreando o seu site melhor será para você, pois isso faz com que ele faça esse check em todas as suas páginas. Garantindo assim uma melhor classificação das suas páginas em meio a concorrência.

Quais fatores afetam o Crawl Budget?

Existem variados fatores que afetam negativamente o Crawl Budget. Para não desencadear essa alavanca negativa em seu site, é bom evitar o seguinte:

  • Páginas com conteúdos curtos, com poucas palavras;
  • Conteúdo duplicado em seu site (esse fator inclui meta e tags de títulos);
  • Tempo de carregamento lento, onde o site demora a abrir;
  • Conteúdo obsoleto, vago, sem explicações detalhadas;
  • Páginas hackeadas ou que tenham algum tipo de vírus;
  • Páginas com links quebrados;
  • Páginas que não sejam de fácil navegação ao leitor.

Se você garantir que o seu site não apresente nenhum desses problemas, o Crawl Budget irá ser aplicado com excelência e pontos positivos serão alcançados. 

Qual a ligação do crawl budget com a otimização de mecanismos de busca?

É muito importante estar atento para que ele seja usado com sabedoria, para isso existe uma seção de otimização de mecanismos de pesquisa que tem como objetivo direcionar o Googlebot. 

As páginas que possuem erro 404, ou conteúdos muito curtos devem ser excluídas para que o crawl budget ocorra de forma satisfatória e eficaz para a empresa, priorizando assim aquelas que são de alta qualidade e possuem chances de serem alavancadas. 

Ações importantes para o Crawl Budget estar alinhado ao buscador: 

  • Ter uma página de fácil navegação, em que os caminhos sejam fáceis ao visitante chegar aonde deseja;
  • Criação de links internos levando a páginas do próprio site;
  • Remover páginas sem importância;
  • Usar métodos como: noindex e nofollow
  • Ter um excelente mapa de site, completo e rico.

Quando as páginas são rastreadas com maior frequência, elas geralmente possuem um bom rankeamento, o que é excelente e traz diversos benefícios. 

Qual a importância do Crawl Budget para a estratégia de SEO?

As estratégias de SEO são ferramentas valiosíssimas para a construção de sites. O conjunto de técnicas que ele abrange farão com que você consiga um bom posicionamento no rankeamento do buscador.

Portanto, estar atento à otimização das palavras-chave, escalabilidade, linkagem interna e ao crawl budget são ações que precisam andar lado a lado para ter sucesso e bom posicionamento perante a tantos outros sites.

Qualquer fator que deixe o seu site abaixo nas pesquisas e no rendimento afeta diretamente a sua estratégia de SEO. E assim se aplica para o Crawl Budget, pois quando o Googlebot para de visitar as páginas do seu site, simplesmente por não achar elas relevantes para o conjunto de técnicas do SEO, o seu site perderá a relevância e sua posição nos buscadores consequentemente irá cair.

Se você estiver adicionando novas páginas ou atualizando-as constantemente, é importante que o Googlebot rastreie seu site regularmente.

Entre em contato com a Webshare

Somos uma SEO First Company, estamos sempre focados em alavancar a sua empresa e conseguir melhorias para o seu site, além de alcançar posições cada vez mais altas no ranqueamento do Google. 

Entre em contato conosco que iremos te ajudar nas melhorias do seu site com técnicas de SEO que estão cada vez sendo mais usadas e auxiliarão no crescimento da sua empresa.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.