O termo Crawl Budget vem do inglês “crawl” rastrear e “budget” orçamento. Podemos dizer que ele basicamente se refere ao tempo que o Google gasta para poder investir na leitura das páginas do seu site. Entenda melhor a seguir.
Conhecer todos os fatores que impactam o SEO é importantíssimo, para alcançar sucesso na sua estratégia de Marketing Digital e atentar-se a todos os detalhes certamente farão diferença no resultado final, garantindo assim um site qualificado e bem notado. A ferramenta Crawl Budget é um desses fatores que você precisa compreender.
A ferramenta responsável pelo Crawl Budget é o robô automatizado do Google, conhecido como Googlebot. Ele é capaz de reduzir o tempo de indexação do Google, rastrear as páginas do seu site e priorizar aquelas melhores recomendadas para o usuário.
Quando você publica novos artigos e páginas no seu site, não necessariamente significa que as URLs sejam classificadas para o buscador, e é nesse momento que o Crawl Budget precisa ser compreendido.
Que tal continuar a leitura para ter uma explicação mais ampla desse termo e todos os detalhes dele que você precisa compreender aqui com a WebShare? Veja a seguir!
O que é Crawl Budget?
O conceito Crawl Budget é definido pelo número de páginas que os mecanismos de pesquisa rastrearam em um site dentro de um certo período de tempo. Esse serviço havia sido esquecido e ninguém se recordava dele, mas atualmente podemos considerá-lo fundamental para o desempenho de um site no Google.
Ao representar o tempo pelo qual o Googlebot passará rastreando as páginas do seu site, ele usa alguns pontos fundamentais para definir esse período, além de sempre priorizar aquelas que oferecem a melhor experiência para o leitor.
Portanto, ter um conteúdo de qualidade, ser visto com autoridade e relevância são critérios fundamentais que te ajudarão na avaliação do tempo pelo qual o bot irá passar rastreando todas as suas páginas.
Além do mais, quanto maior for o tempo que o Google gastará rastreando o seu site melhor será para você, pois isso faz com que ele efetue esse check em todas as suas páginas. Garantindo assim uma melhor classificação das suas páginas em meio a concorrência.
Quais fatores afetam o Crawl Budget?
Existem variados fatores que afetam negativamente o Crawl Budget. Para não desencadear essa alavanca negativa em seu site, é bom evitar o seguinte:
- Páginas com conteúdos curtos, com poucas palavras;
- Conteúdo duplicado em seu site (esse fator inclui meta e tags de títulos);
- Tempo de carregamento lento, onde o site demora a abrir;
- Conteúdo obsoleto, vago, sem explicações detalhadas;
- Páginas hackeadas ou que tenham algum tipo de vírus;
- Páginas com links quebrados;
- Páginas que não sejam de fácil navegação ao leitor.
Se você garantir que o seu site não apresente nenhum desses problemas, o Crawl Budget irá ser aplicado com excelência e pontos positivos serão alcançados.
Qual a ligação do Crawl Budget com a otimização de mecanismos de busca?
É muito importante estar atento para que ele seja usado com sabedoria, para isso existe uma seção de otimização de mecanismos de pesquisa que tem como objetivo direcionar o Googlebot.
As páginas que possuem erro 404, ou conteúdos muito curtos devem ser excluídas para que o crawl budget ocorra de forma satisfatória e eficaz para a empresa, priorizando assim aquelas que são de alta qualidade e possuem chances de serem alavancadas.
Ações importantes para o Crawl Budget estar alinhado ao buscador
São diversas ações que você deve realizar:
- Ter uma página de fácil navegação, em que os caminhos sejam fáceis ao visitante chegar aonde deseja;
- Criação de links internos levando a páginas do próprio site;
- Remover páginas sem importância;
- Usar métodos como: noindex e nofollow
- Ter um excelente mapa de site, completo e rico.
Quando as páginas são rastreadas com maior frequência, elas geralmente possuem um bom rankeamento, o que é excelente e traz diversos benefícios.
Qual a importância do Crawl Budget para a estratégia de SEO?
As estratégias de SEO são ferramentas valiosíssimas para a construção de sites. O conjunto de técnicas que ele abrange farão com que você consiga um bom posicionamento no ranqueamento do buscador.
Portanto, estar atento à otimização das palavras-chave, escalabilidade, linkagem interna e ao crawl budget são ações que precisam andar lado a lado para ter sucesso e bom posicionamento perante a tantos outros sites.
Qualquer fator que deixe o seu site abaixo nas pesquisas e no rendimento afeta diretamente a sua estratégia de SEO. E assim se aplica para o Crawl Budget, pois quando o Googlebot para de visitar as páginas do seu site, simplesmente por não achar elas relevantes para o conjunto de técnicas do SEO, o seu site perderá a relevância e sua posição nos buscadores consequentemente irá cair.
Se você estiver adicionando novas páginas ou atualizando-as constantemente, é importante que o Googlebot rastreie seu site regularmente.
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