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Dia dos pais 2021: Como criar ações de marketing inesquecíveis para sua marca?

Mayara Maia
Redatora

2 DE agosto DE 2021
tempo de
leitura:
14min

A maior compreensão de que vivemos em um mundo plural, que precisa de mudanças para se tornar um lugar melhor, aumenta a espera, a busca e até a cobrança das pessoas por marcas que valorizem as singularidades humanas e respeitem toda forma de amor. E para o Dia dos Pais 2021, na procura pelo presente ideal, estas expectativas não são diferentes.

Por isso, preparamos um artigo completo sobre novidades importantes desta data comemorativa e apresentamos ações de marketing inesquecíveis que podem gerar boas ideias para os seus negócios. Confira!

Sumário:

Novidades do Dia dos Pais 2021

Novidades do Dia dos Pais 2021

Este ano, o Dia dos Pais será comemorado no dia 8 de agosto e promete muitas emoções!

Segundo o Google Trends, a maior procura por “presente do Dia dos Pais 2021” está acontecendo agora, durante a primeira semana de agosto.

E as principais pesquisas varejistas e de e-commerce sobre os números de vendas em 2021 estão esperançosas. A vacina chegou e o cenário é vislumbrado de modo otimista.

No ano passado, já tivemos uma recuperação considerável nesse feriado. O faturamento girou em torno de R $3,5 bilhões e representou uma alta de 41% em relação a 2019.

Por isso, a data se tornou uma onda de expectativas quanto ao aquecimento do mercado brasileiro para este segundo semestre.

As mudanças nos hábitos e nas experiências dos clientes exigem atualizações no marketing para o feriado

Desde o início do isolamento social e do aumento das transformações digitais, mudanças significativas estão acontecendo na vida das pessoas.

Pensando nas vendas online, essas mudanças estão qualificando a segurança na hora de comprar pela internet e ampliando as opções de produtos e serviços. Por isso, no meio dessa revolução, o e-commerce se tornou o queridinho na hora das compras.

Mas com as vacinas em dia, até o comércio físico tem motivos para comemorar este ano.

Em Porto Alegre – RS, por exemplo, mais de um terço dos lojistas, segundo a CDL-POA, espera por faturamento superior a 11% frente ao Dia dos Pais de 2020. Sobre os valores gastos com presentes, 52% do setor espera que a conta média fique acima de R $150,00.

Quanto às estratégias de venda, 63% dos comerciantes de empresas físicas em Porto Alegre vão fazer promoções e o uso de ferramentas digitais aparece como principal recurso para essas ações.

Não esqueça que o Dia dos Pais é uma nova oportunidade de reunir a família

Já é comprovado que datas festivas que parabenizam figuras familiares são momentos de vendas em que os clientes se sentem mais tocados pelo envolvimento emocional das marcas do que pelo preço dos produtos e serviços.

A pesquisa da CDL-POA também apontou que 74% dos varejistas apostam na procura dos clientes por presentes e comportamentos do mercado diferentes das datas anteriores.

As discussões sobre o papel do homem em seu lar tomam conta da internet e se transformam em ações politizadas até nos momentos de consumo. Ao mesmo tempo em que ainda é preciso cuidados maiores de higiene, uso de máscara e até distanciamentos.

Logo, não podemos ignorar que estamos numa fase de transformação social e que se torna muito importante saber o que mudou no interesse dos clientes e o que eles esperam das marcas para, só assim, conseguir desenvolver estratégias adequadas de alcance de maiores vendas e fidelização.

Como criar ações de marketing inesquecíveis para sua marca?

Paternidade ativa é a palavra de ordem para 2021

Para 2021, as palavras-chave são paternidade ativa! E estas palavras ainda chegam acompanhadas de representatividade, diversidade, inclusão e amor.

Exigentes quanto à humanização, os clientes atuais esperam um resgate dos empresários quanto às figuras paternas que fazem parte de suas histórias, sem separá-las das visões de negócio.

Porque, para além de produtos e serviços de qualidade, os perfis dos novos clientes almejam cada vez mais encontrar identificação, inclusão e humanização durante suas compras.

A pegada emocional está cada vez mais em alta, sendo um recurso envolvente e captador de clientes fiéis.

Seja através de um drama social ou descontração do cotidiano, seja aquela propaganda que faz você chorar por ser bem sentimental ou morrer de rir por ser a cara da sua família, é preciso descobrir qual é a melhor forma da sua marca se comunicar.

Nossa sociedade está cansada de “parabenizar” homens que não assumem de fato suas paternidades, fogem de seus compromissos enquanto pais ou desrespeitam suas famílias. 

Por isso, antes de fazer qualquer ação de marketing dos seus produtos e serviços, a sua empresa precisa conhecer quem são os papais de hoje que podem se identificar com a imagem da sua marca.

Quais filhos e pais a sua marca quer representar?

Quando perguntamos, como é o seu pai, quais são as características dele que você mais se lembra?

Por exemplo, meu pai é daqueles que ama futebol e é capaz de chorar se seu time não ganhar. Foi ele quem me levou pela primeira vez a um estádio de futebol, comprou minha primeira camisa de time e me ensinou alguns dribles. 

Desde que eu era criança, sentávamos no sofá e assistíamos aos jogos que passavam na TV. E quando eu não podia assistir junto com ele, recebia ligações e mensagens desesperadas do torcedor apaixonado dentro dele.

E é claro que essa paixão se espalhou por mim. Torcemos para o mesmo time até hoje. Já a minha mãe decidiu torcer para o time rival só para poder implicar com a gente.

Nos domingos, quando a família está reunida, a cena é engraçada. Nós dois uniformizados na sala, atentos à TV. Minha irmã toda arrumada, esperando o namorado chegar. E minha mãe ouvindo a missa pela rádio, mas prestando atenção em nossas reações sobre o jogo de futebol.

A cada grito ou suspiro profundo da gente, ela corre e senta ao meu lado para perguntar o que está acontecendo. Diz que eu tenho mais paciência para explicar do que o meu pai.

Minha mãe não gosta de futebol, minha mãe gosta do que faz meu pai feliz. Minha irmã não curte futebol, mas curte ver a família reunida e agora, com seu namorado também. E do jeito delas, elas estão lá, presentes. Do meu jeito, apaixonada pelo futebol e pelo meu pai, também estou. E somos felizes assim, porque temos um presentão em forma de pai!

Agora você pode me perguntar, e o que isso tem haver com marketing?

Eu sou uma mulher que gosta de futebol e quem me ensinou a praticar e amar o esporte foi o meu pai. Ou seja, meu pai não atende às normativas antigas de que um pai não deve deixar a filha mulher praticar futebol. Ao contrário, quando eu tenho jogo, ele vai ao estádio, emocionado, me ver jogar.

Para o público que eu e meu pai fazemos parte, clientes que apoiam a participação ativa das mulheres na sociedade e uma maior igualdade entre os gêneros, relacionar produtos e serviços esportivos com os encontros familiares aos domingos, pode gerar a sensação de representatividade, identificação e inclusão a partir do que se é consumido.

Gostou do nosso exemplo? Então, vem conhecer algumas campanhas que fizeram sucesso no ano passado justamente por fugirem das imagens engessadas sobre as figuras paternas:

Thammy Miranda – Homem trans, pai e ator

Propaganda da Natura do dia dos pais 2020

O ator Thammy Miranda participou de uma ação de marketing de uma empresa de cosméticos muito famosa para o Dia dos Pais de 2020. Durante a campanha, Thammy afirmou em sua rede social:

“as melhores lembranças que meu filho vai ter de mim, sem dúvidas, serão as coisas boas que a gente vive junto, seja brincando, send amigo, educando… É essa energia de presença, de estar junto, acompanhando e sendo companheiro que eu tenho e vou continuar tendo com ele. Ser pai é isso! Estar presente é o melhor presente!”.

Este foi apenas um dos perfis de pais que a marca apresentou em suas propagandas. Mas pelo fato do ator ser também homem trans, inicialmente a marca começou a sofrer tentativas de boicotes nas redes sociais por pessoas que se dizem religiosas e conservadoras.

Mas foi exatamente o perfil do Thammy que mais se destacou e no fim, toda repercussão negativa inicial resultou em maior visibilidade e engajamento nas redes sociais, com pronunciamentos da marca e apoios de celebridades, empresas e do público em geral.

A polêmica criou debates importantes, abertura para discussões necessárias na atualidade e trouxe resultados muito positivos para a marca, como a valorização no mercado de ações, a chegada de mais seguidores nas redes e o aumento nas compras de seus produtos por todo o Brasil.

Ser pai é ser exemplo 

Propaganda do Banco Bradesco de 2020

Outra campanha de sucesso em 2020 foi a realizada por um banco que abordou no Dia dos Pais, a temática de gênero, de raça e do exemplo, a partir de um homem negro e humilde, que cumprimenta a todos e ajuda quem precisa durante sua caminhada pela rua com a companhia de sua filha.

Enquanto segue o trajeto até sua casa, a filha observa as boas atitudes do pai para com os outros. E o pai percebe que ela deseja muito ter um carrinho de brinquedo que estava à venda numa loja.

A garotinha olhava para o brinquedo, desconsertada, como se quisesse muito, mas soubesse que não poderia ter. E logo depois, eles seguiram assim, caminhando pela rua até chegar em casa.

Ao entrar no lar, a menina vai brincar e se diverte com seu fusquinha velho que estava sobre a mesa. O pai a observa e nas cenas seguintes, a presenteia com um caminhãozinho novinho que ela tanto queria.

A garota, muito feliz, decide, após o bom exemplo do pai, doar seu fusquinha velho para um amigo que está na rua.

“Se você já se pegou perguntando se o que você dá ao seu filho é o suficiente, a gente te convida a celebrar o dia dos pais com o que você tem de melhor: a presença, o afeto e o exemplo. Quando um pai nasce, chegam também muitas incertezas, medos e a vontade de oferecer o melhor ao filho. O Bradesco acredita que o melhor que um pai pode proporcionar é o exemplo. Essa herança o seu filho nunca perde, não diminui e só se multiplica”. (BRADESCO, 2020)

A campanha alcançou mais de 138 milhões visualizações do vídeo no Youtube e, com certeza, muitas lágrimas do outro lado da telinha.

Ao analisar estes casos, que seguiram a trilha da diversidade e da inclusão, reforçamos o que já foi dito: É preciso olhar para os diversos perfis de paternidade, se atualizar e definir quais sua marca quer atender.

Com a pandemia de Covid-19 ainda em nossa sociedade, é importante saber aproveitar bem datas quentes como as do Dia dos Pais 2021.

Então, após esta leitura sobre marketing atualizado, que tal conversar com especialistas que entendem de estratégias inovadoras para sua empresa conseguir maiores vendas e conversões? Fale com a gente!

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