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Whatsapp e Facebook E-commerce: Conheça os novos recursos

Camila
Redatora

12 DE julho DE 2021
tempo de
leitura:
6min

Se você é uma pessoa que gosta de estar sempre a par das novidades do universo digital, precisa conhecer os novos recursos do Whatsapp e Facebook E-commerce. Mas antes de contarmos quais mudanças são essas, é preciso destacar que as medidas de distanciamento social ocasionadas pela pandemia da Covid-19 foram responsáveis por esse upgrade. Isso porque segundo o Facebook, dadas as circunstâncias atuais, hoje aproximadamente 85% da população mundial realiza compras pela internet.

 

Assim, os hábitos de consumo foram se transformando e consequentemente fazendo com que cada vez mais pessoas migrassem para o online, sendo um dos principais fatores para uma significativa expansão do e-commerce. E conforme o comportamento dos consumidores mudava, a gigante das redes sociais acompanhava esse processo e investia em novos modelos de negócios para pequenas e grandes empresas. Confira!

 

Sumário:

 

E-commerce: Novos hábitos de consumo

 

Segundo uma pesquisa realizada e divulgada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a OnYou, empresa especializada em monitoramento da experiência do cliente na América Latina, os consumidores estão diversificando os canais digitais de forma mais ativa para realizar as compras. Essa tendência levou as empresas a monitorar melhor o atendimento realizado nos canais digitais, e isso colocou, portanto, o WhatsApp em foco. O aplicativo teve um crescimento importante, não só no que diz respeito ao atendimento, mas especialmente nas vendas, onde há interação entre o consumidor e o vendedor.

 

No estudo aplicado pela empresa, dos 745 respondentes, 99% deles fizeram uma compra online no último ano. E destes, 79% mencionaram que a frequência nesta modalidade aumentou, se comparado aos hábitos pré-pandemia.

 

Whatsapp e Facebook E-commerce: Confira as novidades

 

Recentemente o Facebook anunciou uma nova ferramenta focada na criação de lojas online integradas com os seus diferentes aplicativos, com o intuito de incentivar pequenos negócios. O “Facebook Shops”, como é chamado, está disponível no Facebook, Instagram e WhatsApp. Através dele, o lojista pode criar um catálogo com os seus principais produtos para exibir em uma vitrine digital unificada e personalizada, de forma gratuita.

 

O Shops tem como objetivo facilitar as compras tanto para quem consome quanto para quem vende, oferecendo recursos de personalização, mensagens e novos insights para auxiliar as empresas a medir os resultados. Ou seja, simplificar esses processos num único lugar, contribuindo também pela busca por novos negócios e produtos.

 

O Instagram Shops e Facebook Marketplace já são exibidos com destaque nas guias de navegação inferiores dos aplicativos, entretanto, agora você pode comprar no WhatsApp também, junto com outras atualizações.

 

 

Zuckerberg explicou sobre as três atualizações de e-commerce 

 

Conforme o CEO Mark Zuckerberg, são 3 novidades voltadas para o e-commerce: Lojas no WhatsApp e Marketplace, Anúncios de Lojas e Busca Visual do Instagram.

 

Mensalmente mais de 1 bilhão de pessoas usam o Marketplace, o que torna fundamental oportunizar que as empresas levem suas lojas para esse modelo de negócio e alcancem ainda mais pessoas. Vale ressaltar que sempre que os clientes visualizam uma loja no WhatsApp, eles têm a opção de interagir com a empresa antes de efetuar a compra. Embora o WhatsApp tenha mais de 2 bilhões de usuários globais, apenas cerca de 175 milhões de pessoas enviam mensagens diariamente para as contas do WhatsApp Business, como suporte ao cliente. E uma vez que o Facebook tem promovido o e-commerce em plataformas como o Instagram, faz sentido que essa iniciativa se expanda para o WhatsApp também.

 

As lojas no WhatsApp 

 

O lançamento está previsto para acontecer em breve, e o inventário de Lojas no Marketplace já está disponível para Lojas nos EUA com checkout no local.  Além disso, o Shops Ads, próxima funcionalidade, promete oferecer uma experiência de compra que priorize a individualidade com base nos hábitos de compra de cada pessoa.

 

Busca visual do Instagram

 

No Instagram, um mecanismo de pesquisa visual baseado em Inteligência Artificial (IA) será lançado para teste nos próximos meses. Através dessa tecnologia os usuários poderão enviar suas próprias fotos, inclusive aquelas que não postaram no Instagram, para encontrar itens semelhantes. 

 

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