fbpx

Black Friday no Brasil: estratégias para vender mais em 2020

black friday no Brasil estrategias para 2020 vendas

A Black Friday no Brasil em 2020 será um marco histórico para o consumo online. Acompanhe o artigo até o final e descubra por quê!

redatora karine tavares webshare

Karine Tavares
Redatora

09 de Nov. de 2020

Se tem uma mudança forte que 2020 trouxe para a vida da população brasileira, é o relacionamento com o digital. A adequação obrigatória de hábitos, somada às facilidades proporcionadas pela tecnologia, principalmente no que diz respeito ao mobile, tornaram o consumidor mais consciente de suas necessidades, mais exigente com a qualidade dos produtos e serviços que adquire e, consequentemente, mais cauteloso.

O cenário da pandemia não modificou apenas as tendências de compra, mas a maneira como as marcas se posicionam, em um contexto muito maior de concorrência. Agora, a preocupação não está com a loja da esquina mais próxima, e sim com as artimanhas do segmento de forma ampla e, em muitos casos, global.

A Black Friday no Brasil, antes tão aguardada por seus descontos arrasadores e imperdíveis, mantém sua importância, claro, todavia em um universo imperativamente estratégico.

O motivo?

57% dos brasileiros estão comprando mais online, em comparação com o período anterior ao isolamento social, segundo pesquisa da Google com a Ipsos. O marco é histórico!

Então, como permanecer atrativo e gerando lembrança de marca, diante de circunstâncias assim… sem precedentes?

Vejamos alguns insights que podem facilitar esse caminho.

Sumário:

  • Black Friday no Brasil: estratégias para vender mais em 2020
  • O consumidor está planejando mais!
  • “Menos super descontos, mais fazer bons negócios”
  • Google Shopping gratuito?
  • Os 3 atributos que não podem faltar em sua promoção black friday no Brasil
  • A Black Friday no Brasil começa muito antes da última sexta de novembro e termina muitas semanas depois
  • A Black Friday no Brasil é um mar de oportunidades, inclusive para os mal intencionados
  • Conclusão

O consumidor está planejando mais!

Com uma pesquisa simples na internet sobre um objeto de desejo, o usuário dá de cara com um extenso comparativo. São diversas lojas que, além de brigar pela primeira posição, querem destacar-se por suas condições e preços persuasivos. 

Pois é… o preço ainda é o principal foco, mas pode perder sua força se as demais características que envolvem a compra online não forem bem pensadas. 

O movimento vem acontecendo com mais expressividade. Agora, diante das inúmeras opções de fornecedores, a dor não está apenas na qualidade do que é oferecido, mas em como uma empresa consegue tornar o mesmo produto que ela e suas concorrentes vendem mais interessante.

Imagine o seguinte:

A empresa X vende um smartphone da marca Y com 40% de desconto na Black Friday. O frete é grátis apenas para a região Sudeste, e pode demorar cerca de 10 dias para chegar.

A empresa Z vende o mesmo smartphone com 30% de desconto, mas o frete é grátis e expresso para todo o Brasil, há cashback de 10% no valor do aparelho e ainda oferece como brinde uma película para proteção.

Qual das duas promoções você considera mais sedutora?

Menos super descontos, mais fazer bons negócios

A afirmação é da diretora de negócios para o varejo da Google Brasil, Gleidys Salvanha. 

Para a Black Friday no Brasil em 2020, esse é o mantra que deve ser seguido. Afinal, o evento não é mais sobre fazer queima de estoque e sim uma oportunidade de se diferenciar, conquistar e fidelizar novos clientes.

Google Shopping gratuito?

A listagem gratuita de produtos no Google Shopping chegou ao Brasil. Antes, aparecer na plataforma só era possível se um anúncio estivesse vinculado ao produto, ou seja, tinha que pagar. 

A partir de agora, a conexão com o cliente em potencial ganha mais um canal forte e totalmente grátis, positivo para as empresas que ficarão mais visíveis aos seus públicos de forma mais barata e aos consumidores, que terão um leque maior de escolhas.

Sendo assim, as palavras de ordem são: invista em convencimento atrelado ao SEO qualificado.

Olha ele, o bom e velho, aí novamente!

Algumas dicas para você bombar o Google Shopping nesta Black Friday no Brasil:

1 | Capriche no feed

Verifique as palavras-chave mais interessantes e que tenham um percentual razoavelmente baixo de dificuldade para ranquear;

2 | Invista nos títulos chamativos

Eles são seu cartão de visita e o convite para uma efetiva “chamada para ação”;

3 | As imagens devem ser nítidas e mostrar detalhes

Além de aumentar a relevância do produto anunciado (gratuitamente),  seu consumidor sentirá mais confiança;

4 | Sabe aquela característica matadora e definidora da compra?

Ela deve ganhar muito destaque na descrição do produto. Mostre os detalhes técnicos e ressalte os atributos principais. Faça isso com as fotos, também!;

5 | O Google Shopping é mais uma plataforma para otimizar seus resultados

Não deixe de fazer uma conta por lá, antes da chegada da Black Friday no Brasil!

Os 3 atributos que não podem faltar em sua promoção black friday no Brasil

O dia da black friday há tempos não é somente um. As marcas fazem semana, mês e até “black fridays” próprias ao longo do ano, para causar impacto mesmo. 

Mas, atenção, o consumidor é esperto!

Uma péssima prática que observamos em algumas empresas brasileiras é o aumento de preço em um determinado período antes da black friday, e aí uma redução que parece ser incrível, mas que na verdade só volta ao valor original do produto. 

Como dissemos anteriormente, o consumidor está pesquisando mais. E fazer isso é o mesmo que assinar uma sentença de que a marca não é digna de confiança. Portanto, promova ofertas reais, especialmente neste período de tantas expectativas.

Com base em suas pesquisas, a Google revelou ao mercado quais são as principais tendências para a Black Friday no Brasil em 2020. Confira o compilado que preparamos:

1 | A chave-mestra da promoção: os preços baixos

Desde a origem da black friday, o consumidor espera por “precinho”, um atributo mínimo que sempre gerou valor para a data, e assim deve continuar. E sim, segundo a Google, ele ainda é o argumento decisivo em um fechamento de compra

Faça um desconto real, com apelo para a urgência do consumo ou para a escassez do produto. O ”faltam tantas horas para acabar” e o “são as últimas unidades” continuam sendo gatilhos poderosos para o impulso do consumo.

2 | Cashback: uma novidade que vem crescendo com força

Olha só que interessante!

A Google revelou que a busca por cupons de desconto é 35 vezes maior do que por cashback. Porém, os usuários têm se interessado de forma escalonada e acelerada (74% anos após ano) por assuntos relacionados a ter o dinheiro de volta, mais do que por obter cupom (30% ano após ano).

3 | O frete é a cereja do bolo

As buscas por frete grátis no Google, em julho de 2020, subiram 118% com relação à black friday 2019. E isso ocorreu em um período de portas fechadas nas lojas físicas.

Agora, as tendências esperadas envolvem as soluções híbridas e omnichanel. O “compre online e retire na loja” conquista, progressivamente, uma popularidade nunca antes vista.

Mas, ainda assim, os fretes grátis e expresso obtêm atenção instantânea e demonstram boas oportunidades, já que a necessidade do imediatismo  – muitas vezes provocada pelas compras de última hora – é uma dor que também precisa ser resolvida pelas empresas.

A Black Friday no Brasil começa muito antes da última sexta de novembro e termina muitas semanas depois

Mais uma vez vamos aos dados: lembra que falamos de como o consumidor está mais cauteloso em seu planejamento?

Pois é…

Entre primeira pesquisa e tomada de decisão, a Google diz que essa jornada vem durando cerca de 10 semanas. E os estágios que distinguem estas fases são 3: o acúmulo, a mania e a última chamada.

O ACÚMULO

Momento em que é importante gerar conhecimento sobre a sua marca e divulgar as ofertas.

A MANIA

Na semana oficial da Black Friday no Brasil, ative o interesse dos usuários para fechar negócios com descontos e ofertas ao vivo.

A ÚLTIMA CHAMADA

As semanas após a black friday, para pegar os negociadores de última hora. Uma ótima ideia para quem quiser aproveitar o embalo e manter as vendas aquecidas para o final de ano.

E como ficam as estratégias?

Conte com as etapas de consciência dentro do funil. Não faça uma comunicação apenas para o consumidor final, visando conversão direta. Abrace os indecisos, ou aqueles que ainda estão descobrindo o produto ideal para sanar seu problema. 

Lembra quais são elas?

  • TOPO: Aprendizados, descobertas e reconhecimento do problema
  • MEIO: Consideração da solução
  • FUNDO: Decisão de compra

A Black Friday no Brasil é um mar de oportunidades, inclusive para os mal intencionados

Promoção incrível, ok. Ofertas irresistíveis, ok. Novos clientes entrando e fidelizando, ok.

Mas não esqueça da SEGURANÇA. O crescimento do consumo online abriu uma brecha enorme para os hackers e eles encontram falhas como ninguém. 

Veja algumas medidas que você pode tomar em seu negócio, e protegê-lo dos invasores:

  • Observe falhas na autenticação;
  • Gerencie bots para que consiga interromper suas ações de forma eficaz;
  • Inspecione os novos parceiros e os existentes também;
  • Revise códigos-fonte abertos para vulnerabilidades;
  • Detecte ameaças, adotando tecnologias que monitoram o comportamento do navegador do lado do cliente.

Conclusão

Agora que você já vem preparando seus descontos fantásticos e recheados de vantagens para a sua marca e para seus clientes, vamos relembrar: a black friday é mais do que uma sexta-feira de descontos. 

Essa é uma temporada que marca o início do movimento de compras de final de ano, tão decisiva para fechar o balanço com maestria.

Se a sua marca ainda não está online, ou você considera que suas estratégias não entregam os frutos projetados, então é hora de revê-las. 

A solução está aqui:

Entre em contato com o time de especialistas da Webshare e veja sua performance e, consequentemente, seus resultados crescerem exponencialmente no digital.

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

black friday no Brasil estrategias para 2020 vendas

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários