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Dia do Consumidor Brasil 2020 e outras 8 datas quentes do e-commerce

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Dia do Consumidor Brasil 2020 e outras 8 datas quentes do e-commerce 1

Karine Tavares
Redatora

06 de Mar. de 2020

Dia do consumidor Brasil 2020, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Semana do Brasil, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Essas são as nove datas quentes do e-commerces em termos de vendas, ano após ano. Sabendo da existência consolidada destes períodos sazonais, como você anda planejando as suas ações?

Os períodos-chave devem ser encarados com estratégia. Ainda mais no ambiente online, no qual a concorrência é ainda mais acirrada. 

Quanto mais cedo o marketing digital for estruturado e estiver alinhado com a equipe de vendas, melhor será o desempenho do e-commerce e maior será sua lucratividade. 

Porém, lembre-se: as fases de baixa procura por serviços e produtos, também são bons momentos para ser assertivo e encantar clientes. Afinal, você não quer que seu negócio esteja em evidência somente naquelas datas, mas que permaneça no imaginário de seu público em quaisquer ocasiões.

Dia do consumidor Brasil 2020: você pode faturar mais em seu e-commerce

Mês do consumidor… Semana do consumidor… Dia do consumidor.

É, como você pode constatar, o conceito está evoluindo e ganhando amplitude. 

Não somente por expressar uma potencialidade parecida com a da Black Friday, mas por ter um cunho social: o respeito pelos direitos do consumidor. 

Proporcionar uma experiência visando reforçar o compromisso de sua marca com seus clientes é a chave dourada para bons resultados, em um futuro próximo. Para 2020, a Google já avisa: o mote de suas campanhas deve aliar vendas à construção de reputação.

Quando comemora-se o Dia Mundial do Consumidor?

A primeira comemoração se deu em 15 de março de 1983, como forma de exaltar o discurso feito pelo presidente dos EUA, John Kennedy, na mesma data em 1962. Na época, o político quebrou paradigmas, ao salientar que todo o consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação e à escolha de ser ouvido. 

Parece loucura imaginar, mas tal pronunciamento provocou diversos debates mundo afora sobre o tema. Algo que, na atualidade, é considerado o mínimo.

Hoje, o Dia do Consumidor entrou oficialmente para o calendário do e-commerce. E não é para menos, o movimento vem se mostrando cada vez mais promissor.

Uma data para celebrar o consumidor

Você sabia que os maiores homenageados desconhecem a existência do Dia do Consumidor? O Google Survey dá o caminho: crie formas de atacar essa fraqueza, ativando a lembrança de seu público sobre a comemoração.

Sendo assim, que tal promover um mês do consumidor repleto de conscientização por direitos nos mais diversos canais, atrelada aos diferenciais dos produtos e serviços oferecidos pela sua marca?

Na Conferência E-commerce Brasil de 2020, que aconteceu em Florianópolis/SC em fevereiro, já conseguimos vislumbrar uma tendência estratégica de aproximação com o cliente cada vez mais voltada para o omnichannel.  E para falar em diferentes canais, é preciso estudar os comportamentos distintos dos públicos. 

Abuse das excelentes oportunidades proporcionadas pelo Dia do Consumidor Brasil 2020!

Você sabia que no mês do consumidor, seu negócio aproxima-se de riquezas incríveis, que vão além de uma mera promoção sazonal para aumentar vendas?

Os principais ganhos são:

  • BOA REPUTAÇÃO PARA A SUA MARCA;
  • SER RECONHECIDA COMO UMA EMPRESA QUE VALORIZA E RESPEITA OS DIREITOS DO CONSUMIDOR;
  • FORTALECIMENTO DO RELACIONAMENTO COM O SEU PÚBLICO.

Bem, uma das datas quentes do nosso calendário está prestes a acontecer, e a gente tá como!? Loucos para traçar estratégias incríveis e fazer deste mais que um período para exaltar os direitos do consumidor. 

No dia do cliente, seja matador em suas ações. Por isso, preparamos um e-book riquíssimo para lhe ajudar nessa empreitada. Preencha o formulário abaixo e acesse o material agora mesmo.

Aproveite o conteúdo, boas vendas e uma excelente construção de awareness.

Quais são as outras 8 datas quentes do e-commerce?

Em ordem cronológica, veja quais são as demais datas quentes do e-commerce, com as quais você precisa ter uma atenção especial. 

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – PÁSCOA

Em 2020, a Páscoa acontecerá no dia 12 de abril. Veja o que você pode começar a fazer:

  • Transformar doces e chocolates em ótimas experiências.

Seu cliente pode estar comprando para presentear, ou porque é um verdadeiro chocólatra. Não importa. Demonstre o carinho especial que seu negócio tem com as sensações que provoca naqueles que consomem os produtos e serviços oferecidos.

  • Modifique o layout do site especialmente para a data

Entre no clima proporcionado pelo período. Faça brincadeira com as copys, ofereça brindes temáticos. Apenas lembre-se da performance: afinal, você não quer preocupa-se muito com a experiência do usuário. Seja sempre mobile first!

  • Prepare-se para resultados em busca orgânica e para o investimento em mídias pagas

Faça um SEO afinado. Pesquise as principais palavras-chave do período e esteja por dentro da temática. Além disso, planeje o fee para investimento em anúncios patrocinados no período. 

  • Divulgue muito, em todos os canais possíveis

Tudo é válido para fazer promoções. Use suas redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, catálogo presencial, flyers, panfletos, busque parceiros, entre muitas outras opções.

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – DIA DAS MÃES

Elas são as rainhas das nossas vidas. É as mamães merecem esse título e muito mais. Sendo assim, como será que foi o comportamento de compra no último dia em homenagem a elas?

Conforme a Ebit/Nielsen, apenas no ano passado, o período Dia das Mães movimentou no e-commerce cerca de R$ 2,2 bilhões, um crescimento de 5% com relação a 2018.

Um estudo da Social Miner também revelou que o setor que mais se beneficiou foi o da beleza e saúde, tendo concentrado 27,1% das vendas. 

E como bons brasileiros, os clientes deixaram as compras para a última hora, tendência natural dos últimos tempos. O maior pico de vendas ficou entre 6 e 8 de maio, menos de uma semana antes da comemoração. 

E aí, você já consegue a vislumbrar algum insight sobre como atrair seu público?

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – DIA DOS NAMORADOS

Uma das datas quentes do e-commerce mais esperada pelos lojistas. Jantares românticos, perfumes, roupas… homens e mulheres adoram investir nessas três opções para presentear seus parceiros. 

E claro, a tecnologia vem respirando no cangote disso tudo. 

Então, como preparar a sua loja virtual para a comemoração romântica em 2020?

Que bom que esse planejamento tem tempo para ser concluído e executado, concorda? 

Uma dica que pode ser muito eficiente é quanto às promoções. Que tal estendê-las para além do dia 12 de junho? Algumas pesquisas de anos anteriores já apontaram que o perfil dos clientes leva a um consumo pós-data.

Você pode pensar em algo que capte esse público de forma bastante atrativa. Lembre-se que o Google Survey disse que uma das maiores frustrações dos consumidores é o fraco encantamento promovido pelos negócios.

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – DIA DOS PAIS

O Dia dos Pais está no patamar de importância para o e-commerce, semelhante ao Dia das Mães. Ou seja, a movimentação econômica dos últimos anos vem demonstrando que os filhos estão preocupados em verdadeiramente presentear a entregar meras lembrancinhas.

Essa foi uma realidade da data anos e anos atrás.

E como em outras datas sazonais valiosas para as vendas online, os negócios precisam antecipar-se. Crie ações para seu público semanas antes, atraia aos poucos, implantando a sua marca na lembrança de quem pesquisa por seu nicho na internet. 

A busca por criatividade no Google, por exemplo, é cada vez mais expressiva.

Invista em SEO e faça uma boa campanha de anúncios. Inclusive, você pode utilizar os benefícios que as estratégias deste último traz para as buscas orgânicas. Como assim? Dê uma olhadinha nesse artigo aqui e a gente lhe explica tudinho.

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – SEMANA DO BRASIL

Para aquecer a economia no mês de setembro, historicamente sem datas efetivas de consumo, o setor público e a iniciativa privada criaram a Semana do Brasil – assim batizada, em decorrência do feriado de 7 de setembro (Independência). 

Nos veículos de comunicação, a divulgação fica a cargo do Governo Federal.

Em 2020, de 6 a 15 de setembro, teremos mais um motivo para pensar em ótimas estratégias para movimentar a lucratividade nos e-commerces.

Enquanto no primeiro trimestre temos o Dia do Consumidor, no segundo essa foi a data instituída para agitar as vendas online. E seu negócio precisa estar preparado para torná-la muito proveitosa, atingindo excelentes resultados

Um foco bem positivo em períodos como este, além das promoções em si, é o frete grátis.

Dados divulgados pelo Palácio do Planalto em 2019 revelam que o varejo cresceu 12%  durante a Semana do Brasil, em comparação com a média dos dias regulares dos primeiros seis meses do ano.

Estamos de olho!

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – DIA DAS CRIANÇAS

O potencial do Dia das Crianças é, por vezes, esquecido pelos empreendedores do Brasil. Como você pode ver, é bem importante trazermos essa informação aqui para você.

Ah, mas eu não trabalho com brinquedos.

NÃO IMPORTA! 

Praticamente todos os setores de consumo têm pelo menos uma linha voltada ao público kids. 

Como comunicar-se com esse público de pequenos?

SENDO DIVERTIDO! Criança ama e sente-se a vontade com tudo aquilo que lhe enche de sorrisos. Não se esqueça que elas também estão nas redes sociais, principalmente no Youtube!

Fica a dica!

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – BLACK FRIDAY

Não há como enganar-se. Esta é sim a data mais importante para o e-commerce brasileiro. 

Tanto, que os descontos não resumem-se apenas a uma sexta-feira do mês de novembro. Sua ideia chega, inclusive, a outros momentos estratégicos do ano, lançada por diversos negócios com os mais variados motivos.

Black Friday é um gatilho que remete a MUITA ECONOMIA e descontos ARRASADORES, como não ocorrem em nenhuma outra época do ano.

Desta forma, prepare seus estoques, monte sua comunicação e marketing de forma assertiva, observe as ações da concorrência e, o mais importante de tudo, aja com transparência. O site Reclame Aqui, todos os anos, registra inúmeras reclamações de propaganda enganosa. 

Lembre-se que, muito antes de converter, o consumidor pesquisa comparando preços, atendimento, vantagens e idoneidade das marcas. 

Planeje-se com antecedência, verifique o pleno funcionamento de tudo antes de colocar suas campanhas para rodar. No mais, sucesso e ótimos resultados!

DATAS QUENTES DO E-COMMERCE – NATAL

Aproveitando o embalo das vendas do final de novembro, para o início de dezembro, nada como fazer uma campanha de Natal simplesmente incrível.

Porém, apenas três semanas separam uma data quente da outra. Desta forma, você precisa ser ágil para preparar estoque, montar os kits de presente e trabalhar campanhas diferentes daquelas que não deram certo o ano inteiro. Ou seja, muito fôlego para ser bem-sucedido nas vendas.

Tenha atenção especial com o frete e prazos de entrega. Afinal de contas, seu cliente quer poder entregar aquele presentão na noite de Natal sem grandes problemas. 

Traçamos com você as melhores estratégias de marketing digital, em datas quentes do e-commerce

Basta sua equipe entrar em contato com os nossos especialistas. Estamos aguardando sua visita para tomarmos juntos aquele café gostoso e conversarmos sobre o crescimento da sua marca.

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