Semrush: tudo o que você precisa saber e suas funcionalidades

Pessoa segurando o celular e na frente do computador, utilizando as funcionalidades da semrush.

Sumário

A Semrush é uma plataforma de marketing digital que oferece uma variedade de ferramentas e recursos para ajudar os usuários a melhorar seu desempenho de marketing. A plataforma inclui ferramentas para SEO, PPC, mídia social, marketing de conteúdo e análise de tráfego.

Vem com a WebShare e descubra as principais funcionalidades da Semrush, como ela pode melhorar o SEO do seu site e dos clientes, e se vale a pena usar essa ferramenta.

O que é a Semrush?

A Semrush é uma renomada plataforma online SaaS, desenvolvida para impulsionar estratégias de marketing digital e otimizar a presença online de sites nos motores de busca. Com uma base de dados impressionante que inclui mais de 24 bilhões de palavras-chave, 43 trilhões de backlinks e 808 milhões de domínios, esta ferramenta é essencial para quem busca insights valiosos sobre SEO, mídia paga, marketing de conteúdo, mídias sociais e pesquisas.

Os profissionais autônomos, startups e analistas de marketing encontrarão no plano Pro uma solução abrangente, com mais de 40 ferramentas que permitem um entendimento profundo das fontes de tráfego, classificações e métricas de concorrência. 

Já o plano Guru, com sua plataforma de Marketing de Conteúdo e integração com o Google Data Studio, é perfeitamente adaptado para pequenos e médios negócios, bem como agências de marketing em ascensão. 

Empresas mais estabelecidas na esfera digital podem optar pelo plano Business, que oferece recursos adicionais como acesso à API, métricas de “share of voice” e relatórios personalizados. E para aqueles que buscam uma solução mais tailor-made, a Semrush ainda oferece a possibilidade de planos personalizados.

Organizada em grupos de ferramentas como SEO, SEO local, Publicidade, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e Pesquisa Competitiva, a Semrush não apenas destaca áreas de oportunidade, mas também proporciona um gerenciamento lógico e organizado da estratégia de Marketing Digital. Em resumo, ela é a parceira ideal para quem deseja aprimorar e monitorar de forma eficiente suas campanhas online.

SEO

A Semrush disponibiliza uma auditoria que examina o website tendo em vista fatores essenciais como conteúdo, otimização de imagens e segurança, providenciando simultaneamente sugestões para otimização. 

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave destaca termos relevantes, mostrando volume de busca, concorrência e outros dados pertinentes. Há também funcionalidades de análise de backlinks para entender a qualidade e origem dos links recebidos, e o monitoramento de posição que mostra a classificação atual de um site para palavras-chave específicas. 

E, para aqueles que desejam estudar a concorrência, a Semrush realiza uma análise detalhada das táticas e desempenho de SEO dos rivais.

PPC

A Semrush oferece recursos que ajudam desde a fase de planejamento até a execução. Por exemplo, a ferramenta de planejamento de palavras-chave destina-se a descobrir termos ideais para campanhas pagas. 

Já a funcionalidade de criação de anúncios fornece modelos e sugestões para maximizar o impacto dos anúncios, enquanto o monitoramento de campanhas permite acompanhar métricas como custo e ROI. 

A análise competitiva também se estende a esta seção, revelando estratégias de anúncio e lances dos concorrentes.

Mídias sociais

A Semrush oferece ferramentas para monitorar e melhorar o desempenho de contas sociais, desde a análise de engajamento até sugestões de conteúdo. O planejamento de conteúdo, apoiado por modelos e análises, facilita a criação de posts que ressoam com o público-alvo. A análise da concorrência nesta área revela as táticas de mídia social adotadas por rivais.

Conteúdo

A Semrush auxilia desde a fase de pesquisa até a execução. A pesquisa de palavras-chave fornece insights sobre quais termos incluir, enquanto a análise competitiva mostra o que os concorrentes estão produzindo. 

A análise de links ajuda a identificar oportunidades de link-building para potencializar o conteúdo, e o monitoramento de desempenho avalia o impacto e o engajamento do conteúdo publicado.

Outros

A Semrush destaca-se pela análise de tráfego, fornecendo insights sobre várias fontes, seja orgânico, pago ou de mídias sociais. A análise de marketing dá uma visão global do desempenho de todas as iniciativas de marketing, e a ferramenta de gerenciamento de projetos simplifica a organização e acompanhamento de campanhas. 

Por fim, a funcionalidade de relatórios permite criar análises detalhadas e personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais de cada usuário.

Quais são as principais features do Semrush?

Analistas de SEO no escritório, utilizando as funcionalidades da semrush.

Vamos ver agora especificamente as features que ajudam os usuários a melhorar seu desempenho de marketing. 

Pesquisa competitiva

  • Visão geral do domínio: oferece um resumo das métricas cruciais, padrões de tráfego e tendências de um domínio específico.
  • Traffic Analytics: proporciona insights sobre os comportamentos e origens dos visitantes.
  • Pesquisa orgânica: monitora e avalia o desempenho das palavras-chave no cenário orgânico.
  • Lacunas nas palavras-chave: descobre termos compartilhados e exclusivos ao comparar com concorrentes.
  • Lacunas nos backlinks: sinaliza potenciais backlinks com base em outros domínios de referência.

Pesquisa de palavras-chave

  • Visão geral de palavras-chave: oferece uma análise aprofundada sobre termos de busca selecionados.
  • Keyword Magic Tool: busca e sugere termos de busca relevantes.
  • Keyword Manager: organiza e acompanha seleções de palavras-chave.
  • Monitoramento de Posição: rastreia o posicionamento dos termos de busca selecionados.
  • Organic Traffic Insights: integra informações de diferentes plataformas para oferecer uma visão holística.

Construção de Links

  • Análise de backlinks: fornece um olhar detalhado sobre a estrutura de backlink do site.
  • Backlink audit: avalia a confiabilidade e qualidade dos backlinks recebidos.
  • Link Building Tool: identifica e acompanha novas oportunidades de backlink.
  • Análise em lote: analisa diversos domínios em conjunto para insights relacionados a backlinks.

On Page & Tech SEO:

  • Auditoria do site: analisa a performance geral e possíveis problemas do site.
  • Listing Management: favorece práticas de SEO local através de diretórios relevantes.
  • On Page SEO Checker: sugere melhorias para otimizar páginas individuais.
  • Log File Analyzer: avalia registros para compreender o comportamento dos mecanismos de busca.

Conteúdo:

  • Topic Research: explora termos e tópicos relacionados para inspiração.
  • SEO Content Template: fornece diretrizes para a elaboração de conteúdos otimizados.
  • SEO Writing Assistant: auxilia na adaptação do conteúdo seguindo as melhores práticas de SEO.
  • Content Audit: avalia o conteúdo existente, considerando vários parâmetros.

Outras ferramentas:

  • Review Management: acompanha e gerencia feedbacks e avaliações em diversas plataformas.
  • PPC Keyword Tool: auxilia na organização de campanhas de anúncios pagos.
  • Histórico de anúncios: investiga padrões passados relacionados ao uso de termos em anúncios.
  • Social Poster: programa e sugere postagens para diferentes mídias sociais.
  • Social Tracker & Analytics: acompanha e avalia atividades em plataformas sociais.

Vale a pena usar a Semrush?

Na opinião da WebShare, a Semrush é uma ótima opção para profissionais de marketing. Inclusive a utilizamos aqui e é uma ferramenta maravilhosa.

A Semrush é uma ótima opção, porém, em alguns casos, não é a melhor opção. A ferramenta é paga e pode ser cara para alguns usuários. Além disso, ela requer algum conhecimento técnico para ser usada de forma eficaz.

Portanto existem alguns fatores que você precisa considerar ao decidir se a Semrush é a certa para você:

  • Seu orçamento: a Semrush oferece uma variedade de planos, desde planos gratuitos até planos corporativos.
  • Seu nível de experiência: a Semrush requer algum conhecimento técnico para ser usada de forma eficaz.
  • Suas necessidades específicas: a Semrush oferece uma variedade de funcionalidades. É importante escolher um plano que atenda às suas necessidades específicas.

Sendo assim, nós recomendamos a Semrush, mas pedimos que você preste atenção aos fatores acima para saber se realmente vale a pena para o seu caso.

Aposte em parcerias conhecidas para otimizar o SEO do seu site com a WebShare!

No complexo cenário digital, ser reconhecido é o diferencial – e é justamente nesse ponto que a WebShare mostra sua força. Somos a primeira e única agência hybrid SEO First do Brasil, o que nos posiciona com uma expertise sem paralelos para fazer seu site não apenas se destacar, mas realmente resplandecer diante da multidão online.

Nossa abordagem única combina a robustez da inteligência artificial com a paixão, habilidade e empenho de nosso time altamente qualificado. Esta sinergia nos permite criar estratégias de SEO que amplificam sua presença online a patamares de destaque e relevância.

Ao confiar na WebShare, você não só estará alinhado às tendências digitais presentes, mas também estará preparado para os desafios futuros. Estamos dedicados a manter seu site sempre um passo adiante, assegurando que você permaneça na vanguarda do mercado digital.

Está pronto para transformar sua presença digital? Converse com um de nossos especialistas e veja como podemos catapultar seu impacto online!

Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?