Google vai lançar novo buscador com inteligência artificial

Pessoa teclndo em um notebook e translúcido à frente aparece um buscador de internet.

Sumário

O Projeto Magi busca combater a concorrência e oferecer uma nova experiência de busca aos usuários. De acordo com uma reportagem publicada pelo The New York Times, o Google está desenvolvendo um novo mecanismo de busca em resposta à ameaça representada por recentes atualizações de concorrentes como o Bing, da Microsoft.

Ao que parece, o buscador pretende incorporar tanto recursos de inteligência artificial generativa no algoritmo (Google Bard), quanto ferramentas inovadoras baseadas em aprendizado de máquina na página de resultados.

O Google está muito preocupado com a ascenção de concorrentes alimentados por inteligência artificial desde que a OpenAI, uma startup da Califórnia que trabalha com a Microsoft, lançou o ChatGPT em novembro de 2022.

Para isso, a empresa transferiu 160 funcionários em tempo integral para essa missão, denominada Projeto Magi. Alguns colaboradores foram convidados a experimentar e testar sua capacidade de continuidade conversacional, permitindo a busca a partir de um contexto prévio. Engenheiros, executivos e designers trabalham juntos para amplificar e testar suas funcionalidades.

O objetivo é fornecer aos usuários uma experiência de busca única, repensando a jornada de pesquisa através da utilização de chatbots inteligentes, que se adaptam às solicitações dos usuários.

O sistema aprende o que os usuários querem saber com base no que é pesquisado quando começam a utilizá-lo. Em princípio, o Magi manteria anúncios misturados aos resultados da pesquisa. Isso é fundamental para o Google, visto que os anúncios de pesquisa são a principal forma pela qual a plataforma ganha dinheiro.

Segundo Nico Grant, repórter do New York Times, “O novo motor de pesquisa ofereceria uma experiência muito mais personalizada do que o atual mecanismo, antecipando as necessidades do usuário”. O Projeto Magi ainda está em estágio inicial e não há previsão de lançamento.

Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?