fbpx

Hosting: Como manter uma boa hospedagem de site?

hosting

Você sabe o que é Hosting? E quais são as suas vantagens para o ranqueamento de um site no Google? Se não sabe, descubra agora com quem entende do assunto!

mayara maia

Mayara Maia

Redatora

19 de Mar. de 2021

Antes de apresentarmos as vantagens de se ter um bom Hosting, vamos começar pelo básico e descobrir o que essa palavrinha significa? Assim, poderemos seguir explorando outros questionamentos sobre hospedagem de site, bases para um Hosting funcionar e como utilizá-lo a favor do ranqueamento do Google.

Sumário:

  • O que é Hosting?
  • Como um Hosting funciona?
  • Fatores importantes para ter e manter uma boa hospedagem de site

O que é Hosting?

Hosting nada mais é do que o serviço de hospedagem de um site. Ou seja,  é o serviço responsável por manter um site on-line através de hosts.

Já a palavra host referencia qualquer máquina conectada a uma rede que possua um endereço IP. Os hots de um site, portanto, são os armazenadores do que há em um site.

Desde catálogos de produtos e serviços, há ambientes para clientes entrarem em contato com a empresa. Por isso, um bom funcionamento do serviço de Hosting significa uma hospedagem de site com qualidade.

E todo empresário já percebeu que nos dias de hoje, além de ser essencial ter um site do seu negócio. É necessário investir também na experiência do usuário com o canal on-line, seja para não perder espaço para os concorrentes (sites com carregamento lento e instabilidade de página geram desistências de acessos, e por consequência, de novas compras), seja para ampliar a imagem da sua marca e alcançar novos investidores.

Como um Hosting funciona?

Um serviço de hospedagem de site começa a partir do momento que o Sistema de Nomes de Domínios (DNS) age através de uma solicitação de busca remetida ao servidor.

Traduzindo, quando digitamos ou clicamos no endereço do site, acontece uma conversão de “nome do site” para o endereço IP, e seu conteúdo aparece na tela.

Fatores importantes para manter uma boa hospedagem de site

Todo viajante quer ser bem atendido quando chega na recepção de um hotel, loja ou qualquer estabelecimento comercial, concorda? Quando as pessoas decidem viajar pela internet, não é diferente. Elas querem conforto, praticidade, qualidade e inovação.

Além de apresentar os resultados da busca de um usuário, o Google trabalha para sistematizar uma seleção dos melhores sites que abordam a temática pesquisada por seus viajantes. Por isso, entre os fatores de ranqueamento de um site no Google está a qualidade de um bom Hosting.

Mais qualidade do que quantidade é a linha de evolução da busca no Google, motivada pela experiência do usuário.

Por isso, as escolhas de um proprietário de site definem a performance de um site, o público que será alcançado e os usuários que seguirão com fidelidade.

Então, para fazer as escolhas específicas que sua empresa precisa, tenha em mente quais fatores são essenciais no momento de construir e manter sua hospedagem:

Tipos de Hospedagem de sites

Existem vários tipos de hospedagem disponíveis atualmente, isso significa que é importante se informar e identificar qual se encaixa com o perfil da sua empresa.

Olhe para dentro do seu negócio e pense nos consumidores antes de responder: “Precisamos de um blog, uma plataforma de e-commerce, um site institucional, etc”. 

Boa performance

Velocidade e desempenho aqui têm a ver com resoluções como tempo de carregamento total do site e abertura em dispositivos móveis.

Invista na programação e no cuidado com códigos utilizados;

Evite “temas pesados” e excesso de plugins;

Aposte em um Servidor Virtual Privado de alta qualidade;

Busque por estratégias que gerem mais tráfico para o site.

Custo benefício

Não meta os pés pelas mãos. Você pode crescer aos poucos também. Só não pode ficar parado! Então, “pegue papel e caneta” e considere cada custo-benefício encontrado.

Cada um dos tipos de hospedagem apresenta características e formatos únicos, o que interfere no plano de que você precisará. Mas isso não impede de você investir em mais de um canal de comunicação.

Disponibilidade sem fronteiras

Uptime é um termo que define a disponibilidade de um servidor. Quanto mais no ar, mais acessos. Quanto mais quedas no sistema, mais riscos de inatividade e perda de consumidores.

Local para armazenar e transferir

Verifique se o tipo de site que você escolher vai dar conta de tudo que você quer oferecer para o seu usuário. Sem dúvida, analisar a capacidade do serviço de hospedagem desejada pode gerar ganho de tempo e dinheiro.

Suporte de atendimento

Por melhor que seja a hospedagem do seu site, pode ocorrer problemas gerais que levem o cliente a recorrer aos suportes de atendimento. Oferecer serviços de suporte com agilidade e eficiência diminuem o número de reclamações e proporcionam sensação de apoio e segurança ao consumidor.

Quer saber mais dicas de como elevar o nível de experiência do usuário com o seu site? Com certeza, saber como manter uma boa hospedagem de site pode fazer toda a diferença nos seus negócios. Então, entre em contato com nosso time de consultores e agende uma conversa hoje mesmo!

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários