A importância das Branded Keywords para a Estratégia de SEO

Imagem de um homem com uma lupa gigante em uma das mãos e atrás dele o campo de busca de algum buscador

Sumário

Fazer a escolha certa das Branded keywords é uma das principais ações dentro de uma boa e consistente estratégia de SEO (Search Engine Optimization). É por meio delas que o seu público será direcionado mais facilmente para a sua página. 

Isso acontece porque essas palavras são relacionadas com a sua marca. Quem as utiliza nos buscadores, conhece a empresa e está atrás de informações complementares sobre determinado produto, tirar alguma dúvida ou apenas de um atalho para chegar até você e realizar alguma compra. Essas pessoas, geralmente, são clientes fiéis ou em potencial. 

Por isso é essencial analisar e mandar bem na escolha das Branded Keywords. Preste atenção e tenha cuidado nas informações que os termos trarão com o resultado da busca e o para onde eles irão direcionar o cliente. 

Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais? Então fique conosco e continue a leitura deste conteúdo. Através dele você vai entender melhor o que são as Branded keywords e sua importância para as estratégias de marketing digital de sua marca. Confira!

O que são as Branded Keywords?

De maneira resumida, as Branded Keywords são palavras-chave ou frases utilizadas pelos clientes, em mecanismos de busca, contendo o nome de sua marca. Isso faz com que apareçam informações mais específicas sobre algum serviço ou produto de uma empresa. 

Em outras palavras, os consumidores sabem que aquele produto está no catálogo da marca, porém precisam de algumas informações complementares para a tomada de decisão ou até mesmo fazer indicação para outras pessoas. 

São pesquisas realizadas próximas do momento de conversão. Por isso que essas palavras são fundamentais para as estratégias de vendas das organizações. 

Para ficar mais claro o entendimento, imagine o seguinte cenário: uma mãe ou um pai  está em busca de docinhos para para encomendar, visando o aniversário do filho. Então, a pessoa sabendo o nome de uma confeitaria, procura no Google “doces da tia maria”. Ou pode ser também uma Branded Keyword no estilo cauda longa, como “doces tia maria unidades”. 

Perceba que nessa situação a pessoa utilizou uma Branded Keyword, pois sabe o nome da agência e quer saber informações específicas. Mas se por acaso não conhecesse nenhuma confeitaria, poderia fazer a seguinte busca: “docinhos para encomenda”. Usaria apenas uma palavra-chave comum. 

Sendo assim, as Branded Keywords são buscas mais aprofundadas do que aquelas de topo de funil. São informações que vão determinar uma possível compra, gerando mais tráfego orgânico e audiência no site.

Importância das Branded keywords 

Homem com um celular em uma mão, mexendo no tablet e o notebook aberto em sua frente, com Keyword escrito na tela

Agora que você entendeu o que são as Branded Keywords, pode estar se perguntando: mas afinal de contas, qual a real importância da escolha desses termos? Os benefícios são muitos e se tornam peças fundamentais na composição do planejamento estratégico de sua empresa. Veja algumas vantagens que listamos. Acompanhe!

Entendimento das coisas que o seu público-alvo busca

Compreender as necessidades do público-alvo é imprescindível para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. 

Partindo do princípio de que as Branded Keywords são termos bem específicos, escolhas bem feitas desses termos  fazem com que o tráfego orgânico cresça, seu público fique satisfeito com a busca e aumente a chance de conversão. 

Maior segmentação

A regra é clara: quanto mais direcionado for o seu conteúdo, as chances de causar impacto positivo no seu público-alvo aumentam consideravelmente, aumentando o potencial de conversões. Portanto, a segmentação é uma das ações mais importantes em uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo ou mídia paga.

Novas oportunidades de negócios 

Através das buscas por branded keywords, é possível identificar novos segmentos para atuação da marca. São muitas possibilidades para explorar outros caminhos que antes não eram analisados e considerados durante o seu planejamento estratégico. Isso significa que você pode identificar a possibilidade de novos negócios. 

Possibilidade de corrigir falhas de produtos ou serviços

Sempre é bom ficar atento aos feedbacks e avaliações de seus clientes sobre produtos e serviços, a partir das branded keywords. Eles são o termômetro para saber quais são os termos mais afetados por críticas, proporcionando a chance de você realizar as alterações necessárias em algum produto ou serviço específico. 

Análise e monitoramento dos adversários

Uma das práticas fundamentais para elaborar ações de marketing de destaque é olhar para a concorrência. Portanto, seja direto e faça buscas utilizando Branded Keywords que se relacionam com os seus adversários. Pode ser para analisar os pontos fracos dessa marca ou aqueles produtos que estão tendo sucesso. 

Esse monitoramento garante que você fique sempre atualizado e consiga buscar alternativas para não perder espaço dentro de seu segmento no mercado. 

Quais são as diferenças entre Branded Keywords e demais palavras-chave?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, pois as ferramentas acabam gerando confusão muitas vezes. No entanto, a diferença entre as duas é muito simples. 

Mas antes é bom entender que, tanto as branded quanto as palavras-chave que não fazem associação com sua marca, possuem papéis importantes nas estratégias de otimização SEO. As duas trabalham em diferentes etapas, com objetivos diferentes. 

A diferença crucial é justamente o fato de ter ou não a marca , produto ou serviço específico mencionados na keyword. 

Ao contrário da branded, as demais palavras-chaves podem ser consideradas de topo de funil. Irão abordar aspectos diferenciais dos produtos, para quais casos podem ser utilizados e outras informações relevantes que auxiliam um cliente em potencial na tomada de decisão. 

Já as Branded keywords, como mencionamos anteriormente, são mais específicas, segmentadas, por levar o nome da marca junto. 

Encontrando as Branded Keywords

Duas pessoas pegando e analisando postites coloridos e escritos

Até aqui, abordamos o significado das Branded Keywords e a importância delas para a otimização de seu conteúdo, trazendo muitos benefícios. Agora vamos te mostrar como você pode encontrar essas palavras, que são utilizadas por clientes em potenciais para encontrarem algumas informações mais específicas sobre seus produtos e serviços. Veja algumas dicas que separamos. 

Planejadores de palavras-chave

Diretas e eficazes, os planejadores de palavras-chave são ótimas ferramentas na ajuda da busca pelas Branded Keywords. Muitos planejadores, além de indicarem os termos, fornecem muitos dados relevantes, como frequência de busca. 

Uma das ferramentas referência no assunto é o SproutSocial. Com ela você consegue encontrar os termos específicos que deseja. Esses termos também podem ser utilizados em campanhas de marketing. 

 Google Alert.  Além de só ficar buscando 

Palavras relacionadas à sua marca, envia notificações cada vez que sua marca for mencionada nos mecanismos de busca, gerando muitos insights.

Redes sociais

Fique sempre atento às redes sociais, pois elas também são ótimas fontes para você encontrar branded keywords. O twitter é uma plataforma eficiente para essa busca. A Advanced Search é um recurso que possibilita que você encontre os termos mais falados na rede social. Também faz procura por frases exatas e termos específicos. 

Google Alerts

Outra forma de buscar as  branded keywords é utilizando a ajuda do Google Alert.  Até porque, quando se trata de rankeamento e palavras-chave, o mecanismo de busca é sempre referência.  

O Google Alert é uma ferramenta gratuita que, em vez de indicar termos para o seu negócio, ele envia notificações  cada vez que sua marca for mencionada nos mecanismos de busca, gerando muitos insights.

Como utilizar as Branded Keywords corretamente?

As Branded Keywords e as outras palavras-chaves possuem objetivos distintos, mas no fim de tudo são usadas para que os leads encontrem o seu conteúdo de forma mais fácil e avancem pela jornada de compra. Ou seja, elas têm o mesmo foco dentro das estratégias de SEO. Para utilizá-las da melhor maneira é preciso fazer algumas importantes ações, como essas.

Escolha as branded keywords relevantes para a sua marca

Trata-se do mesmo processo que é feito com as palavras-chave. É preciso fazer uma análise minuciosa  e escolher as Branded keywords corretas para o seu negócio. Para isso, sempre verifique qual a relevância dos termos para os seus produtos, o volume de pesquisa das palavras, além de realizar testes para saber se realmente são eficazes na busca dos clientes em potencial. 

Inclua esses termos em seus conteúdos de blog

As Branded Keywords são ferramentas importantes no SEO, então nada melhor do que incluí-las em seus textos de blog, assim como você faz com as palavras-chave. Essa estratégia ajuda a rankear melhor seu conteúdo no Google e aumenta as chances de conversão dos usuários. 

Considere as redes sociais

Não esqueça de suas redes sociais, pois elas também podem ser bastante favoráveis para tornar suas Branded Keywords eficientes em suas estratégias. Uma alternativa para trazerem mais resultados positivos, é colocar os termos mais utilizados na descrição de seus perfis nas redes sociais. 

Sempre monitore

Não deixe de lado o monitoramento, ele também é importante para analisar se as Branded Keywords estão sendo relevantes para o seu negócio e trazendo resultados positivos. E lembre-se, não é porque os resultados estão satisfatórios que não é possível melhorar. 

E então, você utiliza as Branded Keywords de maneira certa em suas estratégias de SEO? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para alavancar o seu negócio. 

A WebShare é uma agência SEO First Company, cem por cento focada em arranjar soluções digitais para alavancar os negócios dos nossos clientes. 

E para saber mais sobre esse e outros temas relacionados ao universo do marketing digital, acesse o nosso blog. Lá você fica por dentro de todas as novidades desse meio.

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Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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