Saiba trabalhar o SEO por intenção e campo semântico em 2022

Três pessoas trabalhando, escrevendo artigos, em suas computadores, em uma mesa grande

Sumário

O campo semântico está ganhando cada vez mais importância no Google. Isso porque a intenção do buscador é tornar as informações mais acessíveis a todos, melhorando a experiência dos usuários. E a busca semântica ajuda bastante nesse trabalho, pois é através dela que o Google consegue interpretar o contexto das palavras e , por consequência, a intenção de busca. 

Sendo assim, a semântica está totalmente ligada às estratégias de SEO e podendo causar bons resultados no que diz respeito ao posicionamento de seu conteúdo no maior buscador do mundo. 

Mas se, atualmente, o Google está se preocupando bastante com a questão semântica, devo mudar o jeito de produzir conteúdo para trabalhar o SEO desta forma? 

Não se preocupe, pois foi exatamente para responder essas questões que preparamos este artigo. A partir dele, você vai saber como o campo semântico funciona e influência na otimização de seu conteúdo, além de entender como utilizar a semântica para proporcionar benefícios. Então, fique conosco e continue a leitura! 

O que é campo semântico?

Aposto que em alguma aula de português ou em algum material, você já ouviu falar em semântica ou campo semântico. Mas para recordar, essa é a matéria que estuda a interpretação das palavras, expressões ou frases, dentro de um determinado contexto. Ou seja, são os diferentes sentidos que uma palavra pode ter. 

 E é exatamente dessa forma que a semântica no Google é importante. por meio da semântica, por conta das constantes atualizações dos algoritmos para proporcionar melhor experiências aos usuários, o Google consegue interpretar e compreender o sentido das palavras. Dessa forma, consegue entregar os melhores sites para os usuários, conforme a intenção de busca. 

Atualizações dos algoritmos com mudanças semânticas

Pessoa digitando em um notebook e dados saindo da tela

Citamos acima que as atualizações dos algoritmos contribuíram para que o Google pudesse compreender melhor o sentido das palavras e frases nas intenções de busca. Essas duas atualizações são o Hummingbird e o RankBrain. Vamos falar um pouco sobre cada um deles agora. 

Hummingbird

Essa foi a primeira atualização do algoritmo que fez transformações no Google com mudanças de pesquisa semântica, isso em 2013. A partir desse momento, não foi mais preciso inserir de forma exagerada palavras-chave em seu conteúdo, pois o Google já estava compreendendo os contextos, sinônimos e localização. 

RankBrain

Mais tarde, em 2015, o RankBrain veio como a segunda atualização de semântica no Google. Com isso, passou a ser um dos fatores para melhor rankeamento. Ajuda o buscador a interpretar as palavras e apresentar resultados mais relevantes. 

Busca semântica no Google

Após as duas atualizações que mencionamos, o Google passou a não entender apenas as palavras, mas os sentidos delas em um contexto inserido no termo pesquisado. Portanto, a busca semântica é algo além da simples identificação de keywords para rankear. Consiste em um mecanismo capaz de entender os contextos e a intenção de busca do usuário. 

Isso traz o benefício de apresentar resultados mais qualificados e completos, pois o mecanismo , ao contrário de antigamente, analisa todo o contexto de alguma frase e não apenas o termo principal.

Sendo assim, é muito importante construir conteúdos didáticos, com linguagem simples e que consigam tirar as dúvidas do leitor. Trata-se de utilizar as estratégias de SEO semântico 

Mais benefícios da busca semântica

Além de mostrar resultados mais completos, um grande benefício da busca semântica é a melhor experiência aos usuários. Isso também ocorre devido a inteligência do algoritmo. 

Mesmo se você não deixar tão claro o que realmente está procurando, o buscador consegue fazer associações dos conteúdos, trazendo resultados que melhor se encaixam com a intenção de busca. Assim, você pode até usar o apelido de alguma cidade, por exemplo, que o Google irá identificar. 

Outro ponto a ser destacado, é o rankeamento mais qualificado. Isso quer dizer que você não precisa mais se preocupar em colocar um grande número de palavras-chave para conseguir uma boa colocação no ranking. 

Mas veja bem: as keywords continuam sendo essenciais para a otimização, porém não há necessidade de ficar preso ou dar uma atenção fora do normal para elas. O que vale mesmo é a produção de conteúdo de qualidade, aprofundados e que sejam relevantes para o seu público. 

O que significa SEO semântico? 

Vimos anteriormente que semântica é o estudo dos sentidos das palavras e expressões. Partindo dessa definição, podemos dizer que o SEO semântico é uma forma de SEO que considera todos os elementos desse projeto, fazendo com que os algoritmos do Google entendam o sentido do conteúdo de modo geral. Dentro da prática de SEO, são estratégias de otimização que definem um campo semântico, ligando todas as informações, para que seu negócio se encaixe nesse contexto e faça realmente sentido. 

Dados estruturados: o que são?

Pessoas trabalhando e analisando dados na tela de um computador

Antigamente, o melhor jeito para levar mais visitantes para sua página era pela criação de uma SERP( Search Engine Result Pages) Domination. Quer dizer que você dominava um determinado resultado de busca e, assim, deixava seus concorrentes lá embaixo no ranking do Google. 

No entanto, isso mudou. Atualmente, com a evolução dos algoritmos, das tecnologias de aprendizado das máquinas e da semântica, a melhor estratégia para sua página ter mais visitantes é ter dados estruturados. 

Esses dados são responsáveis por organizar o conteúdo de forma que os computadores entendam. Eles marcam os conteúdos usando tags, utilizando uma forma de linguagem específica para esse trabalho. 

Sendo assim, hoje em dia , os dados estruturados são o melhor caminho para atrair potenciais clientes até sua página. 

O campo semântico e a produção de conteúdo

Como você pôde perceber, por conta da busca semântica, o Google mudou a maneira de mostrar os melhores resultados. Ressaltando que o campo semântico leva em consideração sinônimos, variações de palavras, buscas feitas anteriormente e localização. 

A partir desse novo cenário, listamos algumas dicas para que você construa seu conteúdo e aprenda a usar a semântica a seu favor e alavancar os resultados neste ano ainda. 

Pense a produção do conteúdo a partir da semântica 

 Pensar o blog a partir das considerações do campo semântico é o primeiro passo. Dessa forma, seu conteúdo tem muito mais chance de ter conexão direta com o que os usuários estão buscando. Desse jeito, cada vez mais posts podem fazer parte da lista de relevância apresentada pelo Google. E isso é uma grande vantagem! 

Produzir conteúdos de qualidade

Criando conteúdos qualificados, aprofundados, você tem grandes chances de se tornar autoridade no assunto, Assim, você terá boas possibilidades de figurar nas primeiras posições no rankeamento, alcançando mais usuários. 

Para construir conteúdos marcantes e obter sucesso, é preciso adotar as boas práticas de SEO, ser criativo e entender a busca semântica. Saber mais sobre a semântica é essencial para compreender que as pesquisas não são engessadas nas palavras-chave. É um mecanismo mais complexo. 

Produza conteúdos de fácil entendimento

A semântica no Google prioriza a experiência do usuário. Esse é o grande objetivo. Portanto, é fundamental pensar em conteúdos de fácil compreensão. Seu texto precisa ser claro, direto, com linguagem e frases simples.

Utilize termos e expressões relacionados e contextualizados

Como explicamos, uma busca não é feita apenas de palavras-chave. Na verdade, quanto mais termos e expressões relacionadas em um contexto estiverem no texto, maior será a capacidade de rankear bem e conseguir melhores resultados de fluxo.  

Curtiu saber mais sobre a semântica no Google, o que o campo semântico leva em consideração nos conteúdos e como tirar benefícios disso? Então compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para que elas também tenham essas informações.

E que tal aprender ainda mais sobre SEO e melhorar os resultados de seu negócio? Para isso, entre em contato conosco. A WebShare é uma SEO First Company, voltada totalmente em apresentar soluções e estratégias digitais aos nossos clientes. 

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Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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