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Experiência do Usuário: Descubra porque ela é fundamental para sua estratégia de marketing

Experiência do Usuário
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Camila Foragi
Redatora

28 de Set. de 2020

Há algum tempo o termo experiência do usuário deixou de causar estranheza. Hoje, empreendedores e gestores estão habituados não apenas a ouvi-lo, mas também a considerá-lo com seriedade no momento de planejar e desenvolver suas estratégias de marketing digital.

Quando falamos em Experiência do Usuário (ou User Experience – UX, em inglês) estamos nos referindo ao que uma pessoa sente ao interagir com uma empresa, especialmente em um contexto de site, aplicação web ou outras tecnologias digitais.

A experiência do usuário é a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer negócio. Qualquer mesmo, não importa o segmento, local, ou se é físico ou online. Uma experiência positiva joga sua empresa nas alturas, enquanto a negativa arruína todas as suas possibilidades de crescimento.

Continue a leitura do nosso post e descubra porque a experiência do usuário é fundamental para sua estratégia de marketing. Acompanhe!

Sumário:

  • Experiência do Usuário: Descubra porque ela é fundamental para sua estratégia de marketing
  • O que é experiência do usuário?
  • Confira alguns benefícios que uma boa experiência do usuário proporciona
  • Qual a relação entre experiência do usuário e marketing?
  • Quais aspectos de marketing podem ser melhorados através das estratégias que visam a experiência do usuário?

O que é experiência do usuário?

Acima de tudo, é importante salientar que a experiência do usuário está intimamente ligada às ferramentas digitais. A expressão descreve os sentimentos despertados no usuário enquanto ele navega por plataformas online, como sites, blogs ou aplicativos.

Por exemplo: se ao tentar encontrar o formulário de contato no site, o indivíduo tem dificuldades para entender e/ou para acessar o menu de páginas, com certeza há um problema de usabilidade. E mais: é provável que esse apuro provoque impaciência ou raiva, prejudicando a experiência de contato com a marca. E é claro que você não quer que isso aconteça com o seu negócio, concorda? O melhor dos cenários inclui um cliente totalmente encantado, além de satisfeito com o acesso às plataformas.

Construir um ambiente amigável, no qual as informações estejam organizadas de modo a facilitar os objetivos dos usuários, seja comprar um produto ou conferir uma novidade, faz toda a diferença no desempenho da sua marca.

Confira alguns benefícios que uma boa experiência do usuário proporciona

Proporcionar uma experiência única e inesquecível, criará no cliente uma lembrança positiva e uma associação forte entre o momento vivido e a marca. Ao promover uma experiência do usuário de sucesso, as pessoas são naturalmente conduzidas a um ponto de partida diferente, que propicia oportunidades de fazer novas conexões, fator primordial para a fidelização de clientes. Além disso, quando a experiência é positiva, a empresa só tem a ganhar, pois os próprios clientes se tornarão excelentes propagadores da marca.

Veja algumas vantagens que uma excelente experiência do usuário oferece ao seu negócio:

Cria uma boa impressão

Lembra daquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Ele também vale para o online, já que ninguém deseja perder seu tempo precioso em uma página bagunçada ou que demore a carregar. Por isso, quando a experiência não é favorável logo de cara, o internauta não volta ao site.

Ajuda a converter visitantes em clientes

Sem dúvida, é muito bom contar com um número alto de visitas em sua página. Contudo, desde que isso venha acompanhado de uma boa taxa de conversão, concorda? Pouco adianta atrair um potencial cliente e falhar na hora da conclusão da compra em razão de um pop-up indesejado ou de um formulário longo demais. Principalmente com o sucesso dos smartphones e tablets, investir em um site com design responsivo deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade.

Maior engajamento

Uma boa experiência do usuário ajuda a engajá-los transformá-los em influenciadores e embaixadores da marca. A tendência de querer que pessoas próximas passem por boas experiências aumenta quando há uma sequencia delas na sua jornada como cliente.

Diante disso, é natural dizer que investir na qualidade da experiência do usuário é investir na fidelização e também em um marketing de autoridade, feito por quem mais importa: os clientes.

Diferenciação 

A partir do momento que o cliente vive uma experiência positiva e marcante com sua marca, ela passa a se diferenciar de concorrentes tidos até então como similares.

Divulgação 

Quando o cliente se sente incluído no processo de compra e vive uma experiência que o encante, ele passa a ser um “embaixador” dessa marca, promovendo a propaganda boca a boca em seu convívio social.

Desejo

A experiência do usuário cria a mais poderosa forma de vender: o desejo. Esta é uma das diferenças em relação ao Marketing tradicional, que foca nos atributos do produto e cria uma relação baseada em uma escolha racional.

Tolerância

As estratégias que visam uma experiência do usuário positiva fazem com que os clientes sejam mais compreensíveis e flexíveis em relação a eventuais problemas com o produto ou serviço.

Rentabilidade

Quando o cliente sente desejo e encanto, o preço perde o seu peso no processo de compra, o que permite à marca cobrar mais, possibilitando um aumento considerável da margem de lucro. Experimente!

Qual a relação entre experiência do usuário e marketing?

Tradicionalmente, a experiência do usuário é mais afeita ao desenvolvimento de produto do que ao marketing. Todavia, em um mercado que está constantemente evoluindo e buscando inovar, não devemos nos preocupar em ficarmos presos ao convencional, concordam?

Justamente por isso, as pessoas têm percebido que a experiência do usuário não é algo que deve ser priorizado apenas quando ele toma a decisão de consumir o produto ou serviço, mas, sim, desde o início do seu relacionamento com a marca, quando ainda está sendo apresentado a ela.

Dessa forma, a experiência do usuário tem sido bastante considerada nas estratégias de marketing, tanto que hoje já se fala até em “marketing de experiência”, na qual a experiência do usuário é vista como ponto-chave para a decisão do consumidor no processo de venda.

Quais aspectos de marketing podem ser melhorados através das estratégias que visam a experiência do usuário?

A ideia da experiência do usuário pode ser aplicada em vários pontos da estratégia de marketing, como:

Design

Criando uma aparência agradável, com as cores certas para a melhor visualização, fonte confortável para a leitura, design gráfico apropriado para o público alvo, entre outros.

Usabilidade

Com um site de uso intuitivo e ferramentas fáceis de serem usadas, evitando irritar o cliente com recursos que não funcionam ou páginas que demoram para carregar.

Conteúdo

Oferecendo conteúdos relevantes e interessantes para conectar-se com a audiência nos pontos pelos quais ela se interessa, mantendo-a engajada e interessada em acompanhar as ações da marca.

Interação

Proporcionando comunicação online da marca com o cliente para que ele se sinta ouvido e perceba-se como importante para a marca.

Versão mobile

Evitando a evasão do cliente quando acessa o site da marca por meio do celular e percebe que a visualização não é adequada para aquele tipo de dispositivo.

Conclusão

Esses são apenas alguns benefíios! Com criatividade e um bom planejamento, a experiência do usuário é um conceito que pode ser aplicado de várias maneiras na estratégia de marketing. 

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