A plataforma VTEX, além de ser considerada a mais popular no Brasil, é muito completa no mercado digital. Isso porque tem a capacidade de abranger várias características do SEO, com capacidade surpreendente de entender as exigências dos clientes, tendo diversos módulos disponíveis.
No entanto, os profissionais de SEO e donos de empresas que gostam de se aventurar no campo das otimizações, sabem de uma coisa: não é uma tarefa nada simples fazer a implementação das melhorias técnicas da plataforma VTEX.
Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar. Preparamos esse conteúdo para você saber tudo o que precisa sobre a VTEX e alavancar seus resultados.
Sumário:
De uma forma mais resumida, a VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service) bastante utilizada nos trabalhos de SEO. Com ela é possível desenvolver toda a estrutura para que as empresas consigam fazer o cadastro de seus produtos e serviços, calcular frete, agregar formas de pagamento e muito mais. Utilizando a plataforma de maneira correta, é possível fazer o que as outras plataformas de e-commerce não conseguem, por exemplo: reservar um horário para que o vendedor atenda o cliente em loja , permitir que o cliente faça a aquisição no site e possa trocar em qualquer loja se necessário e ainda focar os esforços da empresa apenas no ambiente online, comercializando os produtos apenas nesse ambiente. Outro ponto é a otimização de forma eficaz com a plataforma. Dessa maneira, os clientes encontrarão o site no momento em que estiverem praticamente preparados para a conversão. O que é VTEX?
SEO significa ( Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução para o português. Trata-se de técnicas que você utiliza para implementar melhorias no seu conteúdo, com objetivo de melhorar a colocação no ranking do Google e nos demais buscadores. Em outras palavras, você torna o seu conteúdo mais atraente. O trabalho de SEO é um dos mais utilizados atualmente no marketing digital , pois é através dessa estratégia que seu negócio poderá crescer no maior buscador do mundo e , assim, estar mais próximo de seu público. Mas para atingir os resultados satisfatórios, é necessário ter um plano estratégico e utilizar boas práticas de SEO. E aí que a plataforma VTEX entra na história. Dentro dela, há inúmeras possibilidades dessas boas práticas de SEO para você obter os efeitos positivos desejados.A importância do SEO para a VTEX
Antes de explicarmos como obter os resultados na plataforma VTEX, é fundamental entender os pilares do SEO. Dessa forma, você terá mais clareza para realizar um trabalho eficiente de otimização. Podemos dizer que os SEO ON-Page é o primeiro bloco de otimização. Trata-se de ações feitas dentro do site para torná-lo mais atrativo e indexável, fazendo com que os usuários tenham uma experiência mais agradável. Isso inclui a utilização de links internos, título otimizado, escolha correta de palavras -chaves entre outras técnicas. É como se fosse a organização de sua casa, Sem um trabalho eficaz de SEO ON-page, cresce a chance de muitas pessoas não encontrarem a sua página no buscador. Isso porque, ela não estará ranqueada nas primeiras posições do Google, por exemplo. Ao contrário do SEO-ON, o OFF são fatores externos ao domínio. Em outras palavras, essas ações não fazem parte da estruturação do site, porém estão relacionadas na imagem que os outros sites têm do seu. Esse trabalho inclui links externos( links building), menções sociais entre outras estratégias que também servem para fortalecer a identidade e autoridade de seu site diante dos mecanismos de busca. Esse pilar é como se fossemos comparar com o recheio do bolo. É praticamente impossível obter resultados satisfatórios sem uma boa estratégia de produção de conteúdo. Com planejamento, você pode personalizar o conteúdo e atrair o seu público-alvo e ter uma comunicação mais assertiva e eficaz. Pilares da otimização de SEO para VTEX
SEO ON-Page
SEO-OFF Page
A produção de conteúdo
Agora é o momento de entender como colocar os pilares do SEO para VTEX em prática e fazer com que seu negócio tenha mais sucesso. Veja o que você deve fazer a partir desse guia que elaboramos. A arquitetura de informação é essencial para deixar seu site organizado. Faz com que sua página seja intuitiva, rápida , com conteúdos claros e legíveis. O peso maior dessa organização recai no menu principal. Afinal de contas, é por ele que começamos a busca. Por isso, é sempre importante se colocar no lugar do usuário. Essa organização é classificada da seguinte forma: Homepage: É a página de início. Ela quem vai traçar um tipo de resumo. Mostra o que você tem a oferecer, além dos departamentos e categorias dentro do site. Departamento: São botões que estão no menu principal do site. Eles levam até as categorias. Em um e-commerce de calçados, por exemplo, o departamento poderia ser tênis femininos ou masculinos. Categoria: Como dito antes, dentro de cada departamento estarão as categorias. Se utilizarmos o exemplo anterior, uma categoria poderia ser tênis casual ou tênis de corrida. Subcategoria: Mais especificada que as etapas anteriores, dentro da subcategoria consta os produtos ou serviços que fazem parte da categoria. Seguindo nosso exemplo, poderemos ter o seguinte: tênis com amortecimento ou tênis para performance. Agora vejamos um exemplo de forma mais visual: Home – Departamento – Categoria – Subcategoria Home – Tênis feminino – Running – AmortecimentoComo fazer SEO na plataforma VTEX?
Faça uma boa arquitetura de informação
Para isso, você terá que seguir um passo a passo. Mas não se preocupe, pois não é um processo complexo. Entre na parte de admin e faça as seguintes ações: Passado por essa etapa, agora é o momento de preencher os campos sobre os cadastros de categorias. Após você preencher esses campos, para que as alterações sejam exibidas em sua loja virtual, selecione a opção “Categoria está ativa no ar”. As Breadcrumbs são responsáveis pela indicação do caminho da navegação em seu site, fazendo com que o usuário saiba por onde está indo. Portanto, são essenciais na arquitetura de organização da página. Para ativá-los em um e-commerce na plataforma VTEX, basta ativar o seguinte controle: <vtex.cmc:breadCrumb/>. Ter URL amigável é importante para gerar credibilidade e segurança do usuário ao seu site. Uma URL clara, não contém caracteres especiais. Traz todas as camadas da busca, ou seja; home,departamento, categoria e subcategoria. Veja o exemplo de URL amigável. www.sualojavirtual.com.br/tenis/tenis-feminino/running Esse é outro fator importante dentro da estrutura. Vamos pegar o exemplo que usamos anteriormente: se você estiver vendendo um tênis de Corrida, tenha a certeza de que há uma categoria nomeada “tênis”, uma subcategoria “ tênis de corrida” e que o produto tenha a palavra – chave corrida, junto das especificações do modelo. Você pode limitar suas imagens em até 100kB. Assim, suas imagens não irão prejudicar o tempo de carregamento de cada página. Curtiu saber mais sobre como utilizar as técnicas de SEO na plataforma VTEX? Agora que você já sabe, é só aplicar os conhecimentos e fazer seu negócio bombar. Para saber mais informações sobre o mundo do marketing digital, acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo.Conheça também as nossas soluções para o seu negócio. Como estruturar a arquitetura de informação na VTEX?
Utilize as Breadcrumbs
Faça URLs amigáveis
Utilize a palavra-chave no nome de seu produto e na categoria
Estabeleça um limite para o tamanho das imagens