O que a persona faz por suas estratégias de marketing?

Figura com diferentes pessoas em uma tela, representando a criação de persona

Sumário

Dentro das estratégias de marketing, a persona é uma ferramenta importantíssima para facilitar a criação de campanhas. Fora do marketing, este mesmo conceito pode ajudar seu negócio a evoluir e criar grandes oportunidades para ajudar mais pessoas e trazer bons resultados de venda.

Assim como definir o seu nicho e saber sobre o seu público, estabelecer a persona é mais um passo para a criação de campanhas que têm mais impacto nas pessoas. O modelo da sua persona tem o objetivo de clarear e fazer o profissional entender melhor para quem ele está criando e o que pode ser melhorado para atender aquela pessoa.

Ter a compreensão dessas estratégias de marketing é essencial para se manter competitivo no mercado. O aumento da acessibilidade das informações e ferramentas online permitem que todas as empresas tenham a oportunidade de serem vistas. Por isso, é importante buscar as melhores práticas para se destacar.

Se você não entende o que é persona, o que ela faz por suas estratégias de marketing e como tudo isso funciona, continue lendo o conteúdo abaixo para saber os detalhes mais importantes sobre este conceito.

O que é Persona?

A Persona é o mapeamento do que seria o cliente ideal do seu negócio. Esse trabalho é feito de forma detalhada para que você possa entender características importantes que vão fazer toda diferença na criação de uma campanha de marketing.

A criação de uma persona passa por muita pesquisa sobre o público ideal, analisando todas as informações colhidas de clientes e consumidores do nicho para entender qual é o tipo de pessoa que mais se beneficiará do seu negócio e como ela pode ser impactada da melhor forma por suas estratégias de marketing.

Então, a persona é basicamente o detalhamento do que seria o seu cliente ideal, aquele consumidor que melhor se relaciona com a sua marca e por isso tem mais chances de se fidelizar, interagir com suas campanhas e até mesmo indicar a sua marca para outras pessoas.

Alguns detalhes para definir a persona são:

  • Nome
  • Idade
  • Estado Civil
  • Detalhes familiares (quantos irmãos, quantos filhos)
  • Profissão e cargo
  • Sedentário ou ativo fisicamente?
  • Marcas que consome
  • Hobbies
  • Interesses pessoais
  • Detalhes do estilo de vida
  • Quais mídias prefere
  • Objetivos pessoais
  • Objetivos profissionais 
  • Principais dores do dia a dia
  • Objeções quanto ao seu produto/empresa

Tudo isso pode ser utilizado para que você chegue o mais perto possível de quem seria o seu cliente ideal. É interessante acrescentar detalhes que correspondem ao seu nicho. Por exemplo, se o assunto é esportes, vale a pena saber se sua persona acompanha algum, pratica alguma modalidade e muito mais.

Esses detalhes formam uma pessoa, uma personalidade a quem sua empresa vai se dirigir quando criar campanhas ou implementar produtos e serviços.

Fotos de várias pessoas, uma ao lado da outra

Como a Persona influencia as estratégias de marketing?

Bem, imagine que você tem uma empresa e tem o entendimento que seu público são mulheres de 20 a 40 anos com filhos. É possível criar uma boa campanha para impactar essas mulheres e gerar uma boa conversão em vendas, somente por saber estes detalhes, não é mesmo?

Mas não seria melhor saber que, ao invés de criar a campanha para mulheres entre 20 e 40 anos com filhos, você está conversando diretamente com a Ana, 35 anos, com duas meninas de 3 e 5 anos, casada, executiva de uma grande empresa, gosta de cozinhar, mas odeia outras tarefas de casa e por aí vai?

Criar diretamente para o seu potencial consumidor permite que você seja certeiro nas campanhas e tenha maior poder de conversão. Pode até ser que você não atinja todas as mulheres do seu público, mas vai ter um impacto muito maior naquelas que têm a necessidade do seu produto ou serviço. Afinal de contas, esse tipo de marketing não é muito melhor? 

Entretanto, mesmo que você convença outras pessoas a comprarem o seu produto, o que vai fazer a diferença é impactar aquelas que vão continuar na jornada do cliente e trazer mais lucros ao seu negócio.

A Persona e a Jornada do Cliente

A jornada do cliente começa na necessidade de alguém que precisa resolver um problema ou sanar um desejo e termina na expansão, estágio em que é possível vender mais produtos a esse cliente e fazê-lo se sentir satisfeito ao ponto de falar bem do seu negócio e indicar para outras pessoas.

Portanto, a persona tem um papel importante nessa jornada. Entender quem é o seu público permite personalizar os estágios desse roteiro de relacionamento para que o consumidor se sinta mais confortável e esteja aberto a avançar na jornada.

Existem etapas da jornada do cliente, como o Onboarding, que conhecer a sua persona é fundamental. Dessa forma, você sabe ao certo como o seu produto/serviço impacta o consumidor e o que é preciso fazer para estreitar este relacionamento e avançar para outras etapas.

Gráfico colorido, mostrando a jornada de compra do cliente

Por isso, definir uma persona é o que vai fazer a sua jornada do cliente funcionar efetivamente. Da mesma forma, os detalhes da sua persona podem ser responsáveis pelo sucesso de suas outras estratégias de marketing.

A Persona e o Plano de Marketing

A definição da persona é um dos primeiros passos para a criação de um plano de marketing. Mas não se engane, pois pode não haver só uma persona no seu plano e por isso é necessário analisar os dados para entender quem são essas personas e qual será utilizada em cada estratégia de marketing.

Dentro do seu plano de marketing, a ordem de definição desses detalhes é a seguinte:

  1. Mercado
  2. Segmento/Nicho
  3. Público Alvo
  4. Persona

Essa ordem é uma maneira de afunilar as informações para criar o seu cliente certo. Ainda assim, todos estes detalhes são importantes e cada um tem um papel necessário no projeto.

O seu plano de marketing não engloba somente campanhas de publicidade, pois também existem outros fatores necessários para tornar o seu negócio conhecido. 

Podemos citar o exemplo da implementação de uma estratégia de SEO que também é impactada pela persona, uma vez que conhecida, mostra quais seriam as palavras-chaves mais buscadas no momento da necessidade, primeiro estágio da jornada do cliente.

Por isso, não negligencie o seu planejamento de marketing. Defina uma persona!

Conclusão

A persona é uma ferramenta importante tanto para o marketing quanto para outros setores de um negócio. Ela dá a oportunidade do cliente emplacar uma estratégia mais certeira que vai trazer melhores resultados para a sua empresa.

Para fazer a sua persona, é possível utilizar templates, softwares que automatizam o processo ou até mesmo criar uma do zero, colocando detalhes importantes e utilizando as dicas que discutimos mais acima de quais informações essa definição pode conter.

Gostou de saber mais sobre a persona? Acha que ela realmente é essencial depois disso? Compartilhe este conteúdo com quem pode se beneficiar dessas informações e não se esqueça de conferir os outros conteúdos do blog.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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