SERP: O que é e como funciona?

Imagem mostra a tela de um notebook com a página de pesquisa do Google.

Sumário

Essa sigla tem sido familiar ou estranha para você? SERP em inglês significa (Search Engine Results Page), que em português quer dizer “Página de Resultados”.

Sabe quando você pesquisa sobre qualquer tema ou produto na internet? A página que retorna os resultados para você é a SERP. O objetivo dela é fornecer diversos sites que possam lhe ajudar a encontrar o que deseja. Ou seja, é a SERP ou página de resultados que traz as informações e links relacionados ao que foi procurado.

Por ser uma ferramenta essencial para elaborar uma estratégia de marketing digital capaz de ampliar a visibilidade do seu negócio, é essencial que você compreenda como ela funciona. Bem como, ter em mente os os benefícios e vantagens que poderão ser obtidas com a Serp ou página de resultados dentro de uma estratégia SEO. 

Através deste artigo, vamos explorar o que é SERP, sua importância e como funciona. Ou seja, as principais características das páginas de resultados dos buscadores que você precisa saber para elaborar um planejamento mais assertivo e, assim, desenvolver melhor  a sua marca. Então venha com a WebShare e entenda tudo a respeito desse assunto. 

O que você deve saber sobre a SERP

O primeiro ponto que você precisa entender é que a SERP é crucial para desenvolver qualquer estratégia de marketing digital. Ela é a página de resultados de uma pesquisa realizada em buscadores como Google ou Bing, apresentando uma lista com resultados orgânicos e pagos. 

Portanto, compreender a SERP é fundamental para otimizar a visibilidade de um site e aumentar a tráfego para melhorar a posição no ranking dos resultados de pesquisa. Para isso, é preciso saber que a SERP tem o dinamismo como uma das principais características, devido a alguns fatores. Entre eles estão: a qualidade do conteúdo, a utilização de palavras-chave, a autoridade do site e a experiência do usuário.

Além disso, os algoritmos dos buscadores são atualizados de forma regular. Sendo assim, as práticas de otimização devem ser revisadas e adaptadas constantemente. Tudo isso significa que entender a SERP de forma mais aprofundada é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso no ambiente digital.

Componentes que envolvem a estrutura da SERP

A SERP apresenta uma estrutura complexa e variada, adaptada ao tipo de pesquisa realizada. Em uma pesquisa simples, é apresentado ao usuário uma lista com dez links por página, mais anúncios que ficam em destaque. É uma divisão, essencialmente, entre resultados orgânicos e pagos. Entretanto, há outros elementos que fazem parte dessa lista e enriquecem a experiência do usuário. Acompanhe. 

  • Resultados orgânicos: são as listagens que aparecem devido à sua relevância e autoridade para a consulta de pesquisa. Estes resultados não são pagos e são determinados pela eficácia do SEO do site.
  • Resultados pagos: são os anúncios, geralmente localizados no topo da página. Estes links são posicionados através de leilões de palavras-chave no Google Ads ou sistemas similares.
  • Snippets em destaque: são respostas diretas a perguntas específicas e aparecem no topo da SERP, visando oferecer uma resposta rápida ao usuário.
  • Perguntas frequentes (People Also Ask): trata-se de uma seção que mostra perguntas relacionadas à pesquisa original, oferecendo respostas rápidas e links para sites.
  • Imagens e vídeos: para consultas que se beneficiam de conteúdo visual, a SERP inclui uma seção de imagens ou vídeos relevantes.
  • Mapas e listagens locais: Para pesquisas com intenção local, como “restaurantes perto de mim”, a SERP inclui um mapa e listagens de negócios locais.
  • Caixa de notícias: para consultas relacionadas a notícias atuais, uma seção da SERP é dedicada a mostrar as últimas notícias relacionadas ao tópico.

Esses são pontos essenciais, dentro da dinâmica da SERP, que todo o profissional de SEO e marketing digital precisa saber para otimizar os conteúdos de maneira eficaz. 

Como a posição da sua empresa na SERP ou página de resultados pode impactar nos negócios?

Imagem mostra dois homens, em um ambiente empresarial, analisando gráficos em papéis e o notebook aberto na frente deles.

Como o objetivo do Google é organizar melhor os conteúdos e fazer com que os usuários tenham a melhor experiência possível, ele possui um algoritmo. Por isso, não é qualquer página que estará nos resultados da sua pesquisa.

Sabe o que vai colocar o site da sua empresa no topo das pesquisas? A qualidade dos seus conteúdos! Isso mesmo. Num primeiro momento pode até parecer simples, mas esteja ciente de que o “pai Google” é exigente. Ele contém critérios que analisam o que você produziu para que somente os sites mais relevantes apareçam nos primeiros resultados da pesquisa. As chances do usuário clicar em um site que não esteja nesta primeira página são pequenas.

E é exatamente por isso que utilizamos estratégias de SEO em sites e conteúdos para melhorar o posicionamento orgânico das páginas. Afinal, quem não é visto não é lembrado, correto? E quanto mais alto o seu site aparecer nos resultados de pesquisa, maior será a chance de ser clicado pelos usuários. 

Sendo assim, a  SERP tem um papel muito importante no mundo do SEO, pois é nela que as páginas competem pela atenção dos usuários Então, saber quais técnicas influenciam de forma direta o Google SERP ou página de resultados é de suma importância para otimizarmos nossos conteúdos de maneira mais eficiente. 

Para deixar ainda mais claro, listamos alguns benefícios de estar bem colocado na SERP. São esses: 

  • Mais visibilidade e tráfego
  • Sensação de credibilidade aos usuários
  • Melhor taxa de conversão
  • Vantagem competitiva 
  • Redução de custos em publicidade 

Portanto, um bom posicionamento na SERP faz toda a diferença na lucratividade e ascensão do seu negócio. A seguir vamos explorar mais a fundo algumas técnicas de SEO para fazer com que a sua página alcance as melhores posições nos rankings dos motores de busca. 

Técnicas de SEO para posicionar bem o seu site na SERP

Para que a sua página apareça em colocações altas na SERP, é preciso aplicar técnicas de otimização nos conteúdos. Aqui estão algumas práticas essenciais de SEO. 

Utilização de palavras-chaves relevantes

O uso de palavras-chave nos conteúdos é a primeira coisa que precisamos estar atentos. São elas que acionam os resultados que serão exibidos na SERP. Esta otimização de SEO deve ser utilizada nos textos e imagens do conteúdo em questão. Mas lembre-se, é preciso fazer uma análise para entender quais termos são relevantes para o seu público-alvo. 

Produzir conteúdo de qualidade

Crie conteúdos de valor, relevantes, informativos e que respondam às dúvidas de seu público. Conteúdo de alta qualidade não só atrai visitantes, mas também os mantém engajados.

Focar na experiência do usuário

Um design moderno e intuitivo, assim como a velocidade de carregamento, faz com que a navegação no site seja mais fluida, contribuindo para melhor experiência do usuário. Isso influencia na diminuição da taxa de rejeição e no aumento de tempo da permanência dos visitantes em seu site. 

Essas são apenas algumas técnicas de SEO que devem ser implementadas para melhorar significativamente o posicionamento de sua página na SERP do Google e de outros grandes motores de busca, atraindo mais tráfego orgânico. 

Saiba mais sobre estratégias de SEO nesse conteúdo que produzimos

Ficou claro o conceito do que é SERP ou página de resultados?

Agora que você já sabe o que ele representa, e a relevância das técnicas de SEO para potencializar ainda mais sua estratégia de marketing digital, que tal entrar em contato com um especialista? 

Conte com a WebShare, a primeira e única agência SEO First do Brasil. Nossa equipe altamente capacitada é capaz de desenvolver as melhores estratégias personalizadas para a sua marca decolar e alcançar o topo do Google. Não espere mais tempo e vamos juntos nessa jornada! 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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