Topical Authority: estratégia para conquistar o topo das buscas

Mãos femininas digitando em um notebook. No segundo plano há uma caneca de café

Sumário

No mundo do SEO (Search Engine Optimization) há muitas estratégias para o seu site alcançar o topo nos principais motores de busca. Dentro desse contexto, o topical authority (autoridade de tópico) vem se destacando como sendo fundamental para levar o seu negócio digital ao sucesso. Esse conceito, ainda pouco falado no Brasil, propõe um foco não apenas no volume de conteúdo, mas também na qualidade, credibilidade e confiança. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o topical authority? Então, fique conosco e siga a leitura deste artigo que preparamos.Venha com a WebShare, pioneira na abordagem SEO First no Brasil, para explorar as características da estratégia topical authority. Vamos lá!

Explicando o conceito Topical Authority

O topical authority é um conceito de SEO que visa gerar confiabilidade e autoridade à um site, em um nicho específico. Para isso, essa abordagem vai além das otimizações de palavras-chave ou busca por links internos. 

Foca mais em estabelecer um conhecimento aprofundado a respeito do tema, demonstrando expertise, autoridade e confiabilidade (EAT) aos usuários, através de conteúdos de qualidade. 

Com isso, quanto mais conteúdos dessa maneira forem criados, mais os mecanismos de busca, assim como a própria audiência, irá interpretar aquela marca como especialista no assunto. 

Isso atrai mais tráfego orgânico, engajamento e aumenta a confiança dos buscadores, como o Google, que valoriza sites que possuem autoridade em determinados assuntos. Ou seja, a topical authority é uma estratégia poderosa para buscar mais notoriedade e relevância no acirrado mercado digital. 

Diferença entre Topical Authority e domain authority

Os conceitos de topical authority e domain authority podem ser confundidos facilmente, e saber diferenciá-los é essencial para desenvolver estratégias de SEO mais efetivas. Embora ambos os conceitos sejam importantes no universo da otimização para mecanismos de busca e tenham semelhanças em alguns aspectos, abordam aspectos distintos de visibilidade e credibilidade online.

O topical authority, como vimos, se concentra no entendimento profundo de um nicho específico. Ou seja, é o seu site como autoridade, referência sobre um determinado assunto, oferecendo conteúdos relevantes e detalhados. 

Essa abordagem constrói confiança e credibilidade não apenas com o público, mas também com os algoritmos dos motores de busca, que priorizam páginas consideradas especialistas. 

Por outro lado, o domain authority, ou autoridade de domínio, é uma métrica bastante utilizada por especialistas de marketing digital para medir a autoridade de maneira geral do domínio, e não por conteúdos específicos. 

Ou seja, traz o indicativo de como será a performance de um site, independente do conteúdo produzido. E essa autoridade tem alguns fatores de influência, como o número e a qualidade dos links externos, a idade do domínio e outros sinais de confiabilidade. 

Enquanto a topical authority é específica para nichos, se baseando nos conteúdos produzidos, a domain authority se refere a uma métrica mais ampla e genérica de um site. Apesar dos dois conceitos possuírem propósitos diferentes dentro das estratégias de SEO, o ideal é desenvolver os dois para o sucesso duradouro e sustentável do seu site. 

Qual a importância da Topical Authority?

Imagem mostra pessoas analisando diversos gráficos em folhas de papel em cima de uma grande mesa de madeira. Há um notebook aberto no centro dela.

Implementar estratégias de topical authority é fundamental para o seu site obter sucesso nos principais motores de busca. Confira abaixo alguns dos principais motivos que confirmam essa relevância. 

Melhora no ranqueamento nos motores de busca

Sites que possuem forte autoridade temática tendem a se destacarem mais no ranking dos motores de busca. Eles são vistos como fontes confiáveis de informações sobre um tema específico, o que ajuda a melhorar a notoriedade nas páginas de resultados (SERPs). 

Criação de conteúdos de qualidade

Se concentrar na autoridade de nicho, incentiva a elaboração de conteúdos mais aprofundados e detalhados. Isso, além de atrair um público mais engajado, contribui para o aumento do tempo de permanência no site e a interação com o material produzido. 

Construção de confiança e credibilidade

Quando você se estabelece como uma autoridade em um nicho, o seu site acaba ganhando muito mais credibilidade. Além disso, a tendência é que os usuários confiem mais nos seus conteúdos, pois demonstram conhecimento especializado e profundo sobre o tema. 

Atrai links qualificados

Quando os sites são reconhecidos como autoridades em um tópico específico, consequentemente, atraem links de conteúdos qualificados de outras páginas. Isso é fundamental para a construção da autoridade de domínio.

Traz vantagens para o marketing de conteúdo

Uma abordagem mais focada para desenvolver autoridade temática pode proporcionar muitos benefícios para o marketing de conteúdo. Enriquece essa estratégia, desenvolvendo uma base concreta para futuras campanhas de marketing digital. 

Melhora a experiência do usuário

Com a construção de  conteúdos relevantes e informativos, a experiência do usuário é aprimorada. Isso é fundamental para o desenvolvimento do seu site, pois aumenta as chances de conversão e fomenta a fidelidade à marca.

Adaptação às mudanças do algoritmo

Os sites com forte abordagem de topical authority têm menos chances de serem afetados pelas mudanças, decorrentes, dos algoritmos dos motores de busca. Isso é justificado pelo fato do conteúdo já ser relevante, informativo, de valor e focado no público. 

Essas são apenas algumas vantagens proporcionadas por uma estratégia de topical authority. Em resumo, a abordagem contribui para uma presença online significativa, duradoura e impactante do seu site. Mas afinal: como desenvolver essa tática de maneira eficaz? Isso é o que iremos te mostrar no próximo tópico. 

Como criar uma estratégia de topical authority eficiente?

Para estabelecer uma forte topical authority, é necessário seguir um conjunto de passos estratégicos que ajudarão a posicionar seu site como referência em um determinado tópico ou nicho. Acompanhe o nosso passo a passo.

Identificação do nicho para especialização

Em primeiro lugar, você precisa definir um tópico específico que esteja relacionado ao seu negócio ou na área de interesse. Feito isso, analise o mercado e encontre lacunas de conteúdos nas quais você possa preencher. 

Pesquisa e verificação de palavras-chave

Depois de entender em qual nicho você irá ingressar para produzir conteúdos de valor, realize uma pesquisa abrangente de palavras-chave que sejam relacionadas e relevantes para o seu nicho. 

Criação de conteúdos ricos e aprofundados

Agora é o momento de desenvolver conteúdos que atendam completamente o tópico escolhido e a necessidade de seu público-alvo. Garanta que o material seja informativo, relevante e com autenticidade. 

Otimização para SEO

Você já encontrou os termos mais relevantes para o seu público e desenvolveu conteúdos de relevância. Agora é o momento de otimizar sua produção para os motores de busca, usando justamente as palavras-chave selecionadas, utilizando tags de cabeçalho, meta description e estruturas de URL amigáveis.

Link Building interno e externo

Crie links internos para conectar diferentes peças de conteúdo dentro do seu site e adquira backlinks de qualidade de sites respeitáveis e relevantes para o seu nicho.

Compartilhamento nas mídias sociais

Para conseguir alcançar um público maior com os seus conteúdos, é preciso promover eles nas mídias sociais de sua marca e em outras plataformas. Considere, nesse sentido, a colaboração com influenciadores e ou especialistas no seu nicho. 

Análise e ajustes necessários

É importante que você sempre monitore o desempenho do seu conteúdo usando ferramentas de análise. Faça os ajustes necessários caso precise, para manter a relevância e a qualidade.

Atualização e manutenção

Outro ponto bem importante nesse processo, é a atualização regular do conteúdo. Mantenha ele relevante, adicionando mais informações e fazendo ajustes baseado nas tendências atuais e feedback dos usuários.

Portanto, seguindo esses passos, você pode desenvolver uma estratégia eficaz de topic authority que não apenas melhore a visibilidade do seu site nos motores de busca, mas também estabeleça sua marca como uma fonte confiável e respeitada dentro do seu nicho. 

Conte com a WebShare para o seu site decolar no ranking dos principais motores de busca

Com o mercado digital cada vez mais disputado, é preciso desenvolver um trabalho eficiente de otimização para o seu site conseguir alcançar as primeiras colocações no ranqueamento dos principais buscadores. Diante desse cenário, a WebShare é pioneira na abordagem SEO First no Brasil. Oferecemos técnicas de SEO inovadoras para que sua marca esteja sempre à frente da concorrência. 

Através de uma visão 360, nossa equipe altamente qualificada pode desenvolver as melhores soluções personalizadas para a sua empresa, desde o desenvolvimento do seu site, design criativo, gerenciamento de projetos, marketing de conteúdo e muito mais. Somos uma empresa com experiência e credibilidade no mercado comprovada por mais de 170 clientes satisfeitos. 

Então, o que está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo, fale com um de nossos especialistas e vamos juntos decolar ao topo do Google e outros buscadores! 

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.