Transformação da experiência da pesquisa no Google

Mulher ao lado de uma tela gigante de computador, segurando a barra de pesquisa de um buscador

Sumário

Você está por dentro das novidades com relação à pesquisa no Google? São várias mudanças que foram anunciadas recentemente pela gigante da tecnologia, durante o evento Search On, que acontece anualmente. 

Dentre as alterações, estão a utilização de palavras-chave e a disponibilização de uma prévia do resultado, antes que o usuário termine de escrever o que deseja pesquisar. Se, por exemplo, você pesquisar sobre uma determinada loja, as prévias irão mostrar detalhes como horário de funcionamento, avaliação e endereço do local.

Grande parte desses novos recursos ainda estão disponíveis apenas nos Estados Unidos. No entanto, o Google tem a intenção de expandi-los para outros países no decorrer dos próximos meses. 

Quer saber mais sobre as transformações na pesquisa do Google? Então você está no lugar certo. Continue a leitura deste artigo que preparamos e saiba quais são essas novidades do buscador.

Você também pode assistir o conteúdo que produzimos em vídeo sobre o tema, disponível em nosso perfil no Instagram. Acesse aqui! 

As transformações na pesquisa do Google

Pessoa digitando em um notebook e um campo de busca como uma marca em cima da imagem

Como citamos no início do conteúdo, o Google trouxe muitas novidades envolvendo o buscador. Esses novos recursos chegam com o objetivo de trazer mais funcionalidades para o dia a dia das pessoas, integrando aplicativos que já fazem parte do ecossistema Google. 

Mas agora vamos entender melhor quais são essas mudanças e como funcionam na prática. Acompanhe!

Pesquisa por imagem e texto

O Google anunciou que o Multi Search, recurso do Leans AR Translate que permite pesquisas múltiplas (texto e imagens ao mesmo tempo), terá mais de 70 idiomas, incluindo português do Brasil. Com esse recurso, os usuários podem tirar fotos de onde estiverem ou simplesmente fazerem uma captura de tela e escrever um texto para receberem os resultados da busca

E através da atualização do recurso de tradução do Leans, também é possível traduzir frases e palavras de modo mais simples e rápido. Basta apontar o celular para algum cartaz ou placa, por exemplo, e terá o texto traduzido de maneira realista, sobrepondo o original. 

Com isso, a intenção do Google é fazer com que os resultados das buscas fiquem cada vez mais precisos. 

Opção de palavras-chave

Essa é uma das novidades mais comentadas. A opção de palavras-chave ou tópicos no momento de o usuário digitar o que está buscando, irá ajudar a tornar as buscas mais fáceis. 

Por exemplo, se você pesquisar por algum lugar na região do Caribe, o próprio buscador irá aprofundar essa pesquisa apresentando algumas opções como, “melhores praias do Caribe”, “Os países do Caribe mais procurados por aposentados” e por aí vai. Dessa forma, o Google sempre tentará fornecer o máximo de conteúdos relevantes conforme a pesquisa.

Os tópicos podem ser adicionados ou removidos pelos usuários, com a intenção de descobrirem alguns detalhes que antes não tinham percebido. 

Resultados visuais melhorados 

Outra mudança anunciada é a experiência visual com aprimoramento, o que irá ajudar os usuários a explorarem mais os assuntos pesquisados.

Informações úteis com relação à pesquisa irão aparecer, incluindo conteúdos produzidos por qualquer pessoa. Pode ser eu, você, o João, a Maria e seja lá quem for. Não importa. Por exemplo, se um show ocorreu, o Google vai elencar vídeos curtos e histórias daquelas pessoas que estiverem presentes nesse determinado evento. 

A busca também vai incluir dicas do que fazer no local que foi pesquisado e informações para viagens. Em resumo, é uma busca muito mais qualificada. 

Novos atalhos no Google app

Mais uma novidade anunciada, é o acesso a alguns atalhos relevantes que ficam abaixo da barra de busca, pelo Google app. 

Esses novos atalhos permitem que o usuário possa fazer a captura de tela, inicie nova busca através de um único toque, reconheça músicas e muito mais. Esse recurso, inicialmente, está disponível apenas para smartphones com o sistema IOS. 

Page Insights

Outra novidade que ganha destaque é a Page Insights, que conta com um novo botão com função de misturar pesquisas e apresentando outros tópicos que possam ser do interesse do usuário. 

 Funciona assim: se você, por exemplo, está em busca de uma bicicleta para fazer trilhas, automaticamente a aba Insights sugere alguns lugares considerados bons para trilhas. 

E então, o que você achou dessas transformações da experiência do usuário no buscador do Google? deixe aqui seu comentário. E para saber sobre esse e outros assuntos, acesse o blog da Webshare. Lá você tem acesso a muitos conteúdos relevantes relacionados a marketing digital. 

Conheça os serviços da Webshare

Está encontrando dificuldades nas boas práticas de SEO, sua página não está ranqueada bem no Google e você precisa dar aquele “up” no seu negócio? Não perca mais tempo e entre em contato conosco

A Webshare é uma SEO First Company, focada totalmente em desenvolver as melhores estratégias e soluções digitais para os nossos clientes. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre os nossos serviços.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?