Google Search Console: o que é e como ele pode ajudar o seu site

Duas figuras, um homem segurando uma lupa gigante e uma mulher visualizando um texto que está focado nesta mesma lupa.

Sumário

Você já se imaginou utilizando o próprio Google para melhorar o ranqueamento do seu site no resultado de busca. E assim aumentar o tráfego da sua página? Pois então, isso é plenamente possível com o Google Search Console.

Esta ferramenta mostra como o Google observa o seu site. Quer saber mais sobre este recurso e como ele funciona? Acompanhe o artigo que a WebShare explica tudo para você!

O que é o Google Search Console?

uma tela translúcida que apresenta imagens e gráficos e por trás dela um homem apontando para a tela com uma caneta branca

Google Search Console é uma ferramenta que reproduz como o algoritmo do Google visualiza o seu site. Para você ter uma noção da confiabilidade desse recurso, ele é muito utilizado por especialistas em SEO. 

E o melhor de tudo: é uma ferramenta gratuita. O cadastro pode ser feito aqui.

Este recurso Duas figurastem por objetivo monitorar a presença do seu site nos resultados de pesquisa do buscador. Ele também analisa possíveis erros dentro da sua página, permitindo que você os corrija rapidamente.

Assim como o Google Analytics é uma poderosa ferramenta para analisar o comportamento dos usuários em seu site, o Google Search Console também é fundamental para saber como as pessoas chegam até a sua página.

Atualizações do Google Search Console

A ferramenta já teve diversas atualizações ao longo do tempo, incluindo seu próprio nome. O recurso inicialmente era denominado Google Webmaster Tools. A mudança na nomenclatura aconteceu em 2015 muito pela democratização da tecnologia. 

Não são mais apenas os “webmasters” que utilizam o recurso. Hoje em dia, um público informado e curioso pode tranquilamente aplicar o Google Search Console em seu site.

Em dezembro de 2018, a ferramenta foi repaginada e uma nova versão foi lançada. Porém a antiga não foi descontinuada e segue funcionando. O Google migrou diversos serviços para a nova versão, como o Search Analytics, Manual Actions, Mobile Usability, Rich Cards, Links, AMP e o Index Status.

Em 2021, mais novidades foram adicionadas. Dentre elas, os dados de campo dos Core Web Vitals (Métricas essenciais da web) e os Search Controle Insights, que trazem consigo informações relevantes sobre o seu site, tendências de procura no seu campo semântico e palavras que mais receberam cliques.  

Quais são os recursos do Google Search Console

Um homem com umacenta apontando para um tablet que mostra gráficos. O mesmo homem com a outra mão segura um smartphone preto e ainda há um note book em cima da mesa.

A ferramenta é dividida em vários relatórios gráficos e outros recursos. Esses dashboards foram projetados para fornecer diversas informações sobre o seu site. Vamos falar sobre os mais importantes.

Visão Geral

Trata-se do relatório inicial, o mais simples deles. É o primeiro que você verá assim que abrir a ferramenta. Ele fornece uma breve visão geral dos diferentes dados que você encontrará no Google Search Console.

Este relatório mostra gráficos do total de cliques para páginas e o número de sites indexados. Ele também exibe as ações manuais do seu site e os problemas de segurança do ponto de vista do Google. São erros que você precisará consertar o mais rápido possível.

Search Console Insights

É uma ferramenta dentro da ferramenta. É preciso ativá-la e recomendamos que a integre a uma conta do Google Analytics, assim os dados unificados são gerados.

Segundo o próprio Google, o Search Console Insights é “uma maneira mais fácil de entender como seu conteúdo chama a atenção dos leitores”. 

Esse recurso alia os dados do Search Console com as informações do Google Analytics e tem como objetivo responder estas perguntas:

  • Quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho?
  • Qual é a performance dos temas novos?
  • Como as pessoas encontram seu material na Web?
  • O que o público pesquisa no Google antes de acessar seu site?
  • Quais artigos encaminham os usuários a sua página de conteúdo?

Experiência da Página 

Este relatório possibilita você a entender os critérios do Google sobre o que é uma “boa experiência de página”. Aponta os erros e acertos do seu site. É um conteúdo importante, visto que logo teremos uma nova atualização do buscador, o Google Page Experience

Com esse dashboard é possível examinar a porcentagem de URLs com boa experiência na página, as impressões de pesquisa ao longo do tempo e ainda analisar páginas específicas do seu site.

Core Web Vitals

Traduzindo para o português, as principais métricas da web analisam a experiência do usuário. São ligadas à praticidade de interação e à velocidade de carregamento.

A aplicação dessas métricas acarreta não só em melhorias de performance na busca orgânica, mas também no negócio como um todo.

No Search Console, você consegue relatórios que trazem dados de experiência de usuários reais, oriundos do relatório de UX do Chrome.

Usabilidade em dispositivos móveis

Em 2021, o Google lançou mais uma ferramenta para o Search Console: o Full Mobile First Index. Esse relatório rastreia primeiro as versões móveis do seu site e somente depois as páginas de desktop.

Ele ajuda a avaliar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis.

O Google Search Console é uma ótima ferramenta para monitorar a performance do seu site no próprio Google. Porém, ter a ajuda de profissionais capacitados pode ser o que falta para o seu site bombar na internet.

A WebShare é uma agência de marketing SEO first, somos especializados em criar as melhores estratégias digitais para os nossos clientes. Entre em contato conosco e veja as soluções que oferecemos para sua empresa.

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Ricardo Miorelli

Ricardo Miorelli

Redator da equipe de conteúdo da WebShare com graduação em Jornalismo pela PUCRS, tenho experiência em desenvolver narrativas orientadas para marketing e também atuo em copywriting para plataformas online, sempre priorizando a integração entre conteúdo e SEO.

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