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Guia de Google Discover 2022: Webshare ajuda você

Ricardo Miorelli

24 DE maio DE 2022
tempo de
leitura:
8min

Você sabe o que é o Google Discover? Sabe como ele funciona? E como ele pode otimizar o seu site? A Webshare preparou um guia especial sobre esta ferramenta. 

 

Acompanhe nosso artigo que vamos explicar tudo. 

 

 

O que é o Google Discover?

 

O Google Discover é a timeline de conteúdos em formato de feed que aparece na página inicial do Google no seu dispositivo móvel.

 

Esse recurso analisa o seu perfil de busca e conteúdos que você gosta e a partir disso sugere sites na home do Google do seu aparelho.

 

A ferramenta é uma central de conteúdo para todos os seus interesses. Isso inclui placares esportivos, vídeos, atualizações de entretenimento, lançamentos de filmes, preços de ações, informações sobre eventos e muito mais.

 

Por exemplo: você gosta de pesquisar sobre ursos polares. Depois de um tempo procurando no buscador sobre os animais, o google discover “descobrirá” que você tem interesse nesse conteúdo. 

 

A partir de um determinado dia, sites sobre ursos polares aparecerão diretamente na sua timeline de conteúdos na home do Google sem que você tenha entrado na barra de busca. Incrível, não? 

 

Agora, digamos que você seja um produtor de conteúdo sobre ursos polares, não seria sensacional o seu site sendo o escolhido pelo Google Discover como referência no assunto? Colocando a sua página na timeline de usuários interessados em ursos polares? Seria demais! 

 

Continue conosco e vamos explicar como o Google Discover funciona e como você pode melhorar a performance do seu conteúdo e site.

 

Onde encontrar o Google Discover?

 

Homem de óculos e terno sorrindo e olhando para o celular.

 

Se você procurar no seu desktop do computador, você não vai achá-lo. Como dissemos anteriormente, ele está presente somente em dispositivos móveis. “Mas onde está esse Discover que eu nunca vi no meu celular?”.

 

Pelo dispositivo móvel, você pode acessar o Google Discover de três formas:

 

  • Pelo app do Google (Android e iOS);
  • Pelo navegador web, acessando google.com.br;
  • Deslizando para a direita na tela inicial (Em alguns aparelhos, apenas)

 

No menu inferior, você encontrará uma aba chamada Discover, representada por um asterisco. Ali estará o feed.

 

Como funciona o Google Discover para o usuário?

 

Se você está atualizado sobre as alterações do algoritmo do Google provavelmente têm algum entendimento sobre os conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning. Caso não saiba, não se preocupe, vamos explicar agora.

 

  • Inteligência Artificial: permite que robôs identifiquem padrões e aprendam com eles. Esse aprendizado faz com que as máquinas se aproximem cada vez mais da análise humana de determinados processos.
  • Machine Learning: é o processo de aprendizado automático de um robô a partir de análise de dados e reconhecimento de padrões.

 

Ao utilizar esses dois conceitos aliados às atualizações de algoritmo (Bert Update, Hummingbirg e RankBrain), o Google aperfeiçoou sua inteligência artificial.

 

Ele analisa seu comportamento, seus conteúdos, frequência de acesso a sites, histórico de busca, localização. Isso ajuda o Discover a compreender sua intenção de busca a partir de termos genéricos.

 

O robô não para nunca de aprender e de analisar seus dados, sendo assim quanto mais você busca por algo, mais relevante será o resultado que receberá.

 

O Google Discover é um processo de entrega de conteúdos de busca, sem que você faça busca alguma.

 

Como melhorar a performance do seu site no Google Discover?

 

Mulher desfocada ao fundo olhando para o celular que está ofocado à frente da imagem.

 

A WebShare preparou dicas que ajudarão você a otimizar o seu site e ser visto pelo Google Discover. 

 

Antes é preciso entender que o Google Discover apresenta diversas oportunidades. Como já citado anteriormente, essa ferramenta é uma central de conteúdo. 

 

O usuário é bombardeado por diferentes tipos de páginas. Ele pode receber além de conteúdos, atualizações de eventos, placares esportivos, lançamentos de produtos, etc…

 

Se o usuário consome conteúdos de músicas, o Google Discover mostrará a ele notícias sobre música, lançamentos de músicas e discos, novidades sobre as bandas preferidas. Conteúdos atualizados e recentes.

 

Caso ele consuma conteúdos sobre receitas de alimentos, a plataforma apresentará receitas, vídeos de culinária e dicas para cozinhar. Estes geralmente são assuntos mais atemporais.

 

Você precisa entender essa nova dinâmica em que o usuário recebe diversos conteúdos, de diferentes plataformas (texto, vídeo…) e de diferentes temporalidades (recentes e atemporais). 

 

Vamos às dicas!

 

O conteúdo é essencial

 

O conteúdo deve ser a sua principal preocupação. Produza conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Tanto textos, quanto vídeos precisam ser bem escritos (ou roteirizados). 

 

  • Seu site precisa apresentar conteúdos de diferentes formatos: texto, vídeo, podcast… quanto mais, melhor;
  • Para conteúdos imediatos como agenda de eventos, placares esportivos, atualizações… crie menus ou categorias especiais em seu site. Esteja sempre atualizado e conte com fontes confiáveis para essas informações;
  • Para conteúdos atemporais,o aprofundamento dos assuntos é fator importante. Apresente especialistas, escreva conteúdos extensos, hierarquizando as informações;
  • Os títulos precisam ser diretos e atrativos;
  • Cative o usuário.

 

Qualidade das imagens

 

O objetivo do Google com o Discover é passar de um formato de resultado textual para um mais visual, portanto fique atento às imagens que você utiliza.

 

  • As imagens precisam ser de qualidade alta;
  • As imagens devem ser comprimidas ao máximo, sem que afete sua qualidade;
  • Imagens devem ter no mínimo 1.200 pixels;
  • Não viole direitos autorais de imagem;
  • Suas imagens precisam ter uma mensagem clara, objetiva;
  • As imagens devem ter legenda e alt text compatíveis.

 

A página precisa ser Mobile Friendly

 

O Google discover é um recurso disponível apenas para dispositivos móveis, portanto seu site e conteúdo precisam estar adaptados a este formato.

 

  • Layout deve ser compatível com o formato dos dispositivos móveis;
  • Não sobrecarregue suas páginas com anúncios e pop-ups que prejudiquem a leitura do usuário;
  • Imagens devem estar compactadas;
  • Aplique técnicas de desenvolvimento de conteúdo para telas pequenas (frases curtas e textos objetivos;

 

Agora que você já descobriu o que é o Google Discover, como ele funciona e como otimizar seu site para ele bombar nessa ferramenta, é só aplicar nossas dicas e ver o resultado acontecer.

 

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