Atualizações no Core Web Vitals: conheça nova métrica do Google

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Sumário

Todos os anos a Google lança novas atualizações no intuito de aprimorar seus produtos, serviços e mecanismos. O objetivo é oferecer a melhor experiência aos usuários, assim como para os desenvolvedores e demais especialistas que interagem com a empresa todos os dias. 

No fim do ano passado, a Google divulgou uma nova métrica para o Core Web Vitals. A promessa era aperfeiçoar a já conhecida First Input Delay (FID). Essa métrica é responsável por medir o tempo de atraso entre a ação executada pelo usuário e a resposta do servidor.

No entanto, a ferramenta passava pouca credibilidade em seus diagnósticos. Buscando resolver esse problema, a equipe de métricas do Chrome vinha trabalhando há alguns meses em busca de soluções para torná-la mais consistente.

Segundo a empresa, a nova métrica desenvolvida “captura melhor a latência de ponta a ponta de eventos individuais. Além disso, oferece uma imagem mais holística da capacidade de resposta geral de uma página ao longo de sua vida útil”.

Para ficar por dentro de cada detalhe sobre a nova métrica do Core Web Vitals, continue a leitura deste conteúdo e entenda o que mudou com a atualização.

Core Web Vitals: o que é?

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Uma das prioridades da Google é garantir a máxima eficiência dos seus mecanismos de busca ao procurar por respostas para os seus usuários e, mais do que isso, saber indicar qual site irá desempenhar a melhor performance ao oferecer as respostas.

Tendo esse objetivo em mente, a empresa lançou o Core Web Vitals, um conjunto de indicadores que fornece a leitura da saúde digital de uma página da web.

Essas informações são essenciais para quem trabalha com estratégias de otimização SEO e busca conquistar um lugar na primeira página do Google.

O problema do First Input Delay

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Até então, um desses indicadores era o First Input Delay (FID), que em português significa “atraso da primeira entrada”. Essa é a métrica que mede a velocidade que um navegador demora para responder à interação do usuário. 

Ou seja, o tempo que leva para uma página começar a carregar depois de um clique, por exemplo.

No entanto, a métrica vinha se mostrando pouco eficiente. O problema era que praticamente todas plataformas de gerenciamento de conteúdo como WordPress, Wix, entre outras, atingiam pontuações quase perfeitas.

Esse fato fez com que os critérios de avaliação da ferramenta fossem colocados em cheque, tornando a métrica pouco eficaz para as estratégias e técnicas de SEO.

A nova métrica do Core Web Vitals

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A atualização da métrica propõe uma atuação mais sutil e específica, observando eventos individuais. Por outro lado, ela também apresenta uma perspectiva panorâmica sobre o tempo de respostas das interações executadas em um site de modo geral.

A FID media, especificamente, o tempo (ou atraso) entre a ação realizada pelo usuário e o início da execução dos manipuladores de eventos. 

A nova métrica é mais sutil e vai além na sua avaliação, pois é capaz de observar a ação completa até que todos os manipuladores de eventos acionados sejam executados.

Outra novidade apresentada é o fato da nova métrica possibilitar a leitura de um conjunto de  interações em vez de eventos individuais. Isso  permite reunir dados mais complexos e significativos para contribuir na otimização da velocidade de um site.

Para visualizar melhor o que isso significa, pense o seguinte: a nova métrica permite avaliar o desempenho do site desde o momento em que você clica em um botão, e leva em consideração o tempo gasto até que a página seguinte esteja completamente carregada para visualização. Ou seja, contempla a interação por inteiro.

Incrível, não é mesmo? A ferramenta ficou mais eficiente e promete impactar as novas estratégias de otimização de busca. Imagine como essa nova métrica pode ajudar você a otimizar a velocidade do seu site!

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Júlia Gonçalves

Júlia Gonçalves

Redatora e supervisora do time de conteúdo da WebShare, tenho formação em História e sou uma especialista na arte de criar narrativas. Minhas experiências incluem redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e Social Media.

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