Blog WebShare

Saiba tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e do Marketing Digital

Nova atualização no YouTube: Fim do contador de dislikes

Júlia Gonçalves

4 DE fevereiro DE 2022
tempo de
leitura:
5min

No fim de 2021 o YouTube divulgou uma nova atualização anunciando a retirada do contador de dislikes da plataforma. A notícia gerou enorme insatisfação em um grande número de usuários do site que viam o mecanismo como parâmetro para avaliar a qualidade dos conteúdos.

 

Diante das denúncias sofridas pelo Facebook, com acusações de que o site oferecia pouca segurança aos usuários. A iniciativa do YouTube surge num contexto de responsabilização das grandes plataformas de mídia e compromisso com seus criadores de conteúdo e usuários.

Por que a atualização do YouTube removeu o contador de dislikes?

por que a atualizacao do youtube removeu o contador de dislikes

 

De acordo com os testes feitos pela plataforma antes da retirada definitiva do contador de dislikes, foi descoberto que os usuários ficavam menos propensos a dar dislike quando o contador estava oculto.

 

Agora, o recurso de contador de dislikes fica restrito aos criadores de conteúdo da plataforma que, segundo o YouTube, foram ouvidos e considerados antes da tomada de decisão.

 

Além disso, nessa nova versão do YouTube, o botão não deixou de existir, ele continua lá e você pode dar dislike no vídeo que quiser. 

 

O que mudou, efetivamente, é que os usuários não podem mais visualizar o número de dislikes de um vídeo. Mas, ao clicar no dislike, a plataforma ainda será capaz de reconhecer o conteúdo que não agradou o seu perfil e terá essa métrica registrada.

 

Um dos principais objetivos da atualização procurava inibir ataques massivos através do botão de dislike, uma iniciativa do YouTube para proteger os criadores de conteúdo de perseguições e assédios na plataforma.

 

Segundo as equipes de pesquisa do YouTube, ficou entendido que o recurso dislike era usado por grupos de espectadores decididos a atacar determinados criadores de conteúdo que defendiam ou representavam ideias contrárias.

 

Diante desse conflito, a solução plausível proposta pela plataforma foi a retirada do contador de deslikes. Vale pensar, será que isso é suficiente para inibir perseguições e assédios na plataforma? 

Por que o contador de dislike era importante?

porque o contador de dislike era importante

 

Por outro lado, muitos usuários ficaram indignados ao saber sobre a nova atualização do YouTube. Inclusive, alguns assinantes chegaram a encerrar suas contas após a divulgação da notícia.

 

Isso aconteceu pelo fato de muitas pessoas considerarem a quantidade de dislikes como um fator de relevância ao avaliar a pertinência de um conteúdo publicado na plataforma. 

 

Para alguns usuários que usam o site para fins de educação, através do qual buscam conteúdos informativos e tutoriais, essa informação era importante, por exemplo, para decidir se valia a pena assistir a determinado conteúdo.

 

A API “Return YouTube Dislike”

A insatisfação foi tanta que o desenvolvedor de software, Dmitry Selivanov, chegou a criar uma extensão de código aberto que funcionava através da interface de programação da Google, para permitir a exibição dos números novamente. 

 

A API se chamava “Return YouTube Dislike” e ficava disponível gratuitamente, mas foi descontinuada ainda em dezembro quando a Google parou de disponibilizar os dados.

 

Fato é, as atualizações são necessárias, e como dizem: há males que vêm para o bem. Além do mais, se o YouTube perceber que a nova estratégia não ofereceu os resultados esperados e nem trouxe benefícios aos seus usuários e criadores de conteúdo certamente a plataforma irá voltar atrás para restaurar o recurso. 

Agora que você está por dentro da última atualização do YouTube, já pode decidir se está no time contra ou a favor do contador de dislikes. 

 

Quer ver outros conteúdos como esse e conhecer as novidades mais quentes das principais plataformas da internet? Acesse o blog da WebShare e encontre as últimas atualizações do YouTube, Google e outras informações preciosas que você precisa conhecer. 

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

News

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Desmistifique o marquetês em nosso Glossário

Procurando uma luz no fim do túnel para aqueles termos do marketing que são realmente difíceis de compreender?
Ir para o Glossário