Como aparecer no Google? Estudos descobrem o Link Building perfeito

Sumário

Como aparecer no Google? Atualmente, os negócios vivem de estratégias que visam o ranqueamento nas primeiras posições das SERPs. Estruturam planejamentos para aplicar o SEO mais assertivo do mundo. Ou, ao menos, deveriam. Uma verdadeira corrida para atingir o topo do pódio na preferência dos motores de busca.

E aí, surge uma pedra no sapato: o que fazer para tornar o Link Building realmente eficiente?

O jogo da conquista é o charme de uma relação, concorda!? Na maioria das vezes, mais vale a capacidade que temos de encantar apenas uma pessoa, do que manter várias ao nosso redor sem adicionar nenhuma profundidade àqueles vínculos. Quer uma denominação para isso? QUALIDADE!

E para conquistar o Google, as ligações através de link building precisam dela. Aliás, não é segredo para ninguém que seu protagonismo é necessário para qualquer site ou blog subir nos rankings.

MAS O QUE IMPORTA PARA OS MECANISMOS?

Antigamente, o alto quantitativo de links e backlinks deixava o algoritmo muito empolgado. Hoje, com uma  inteligência suprema e imensurável, os motores de busca conseguem ler a autoridade e o valor dos conteúdos contidos nestas páginas.

Assim sendo, meu amigo, se você demonstrar falta de interesse na construção de links de real valor, eles jogarão seu site ou blog para os confins dos resultados de pesquisa. Ou seja, dificilmente você será encontrado.

Para a alegria de muitos profissionais de marketing digital, o Neil Patel fez um estudo para nos entregar respostas diretas e certeiras. Afinal, como aparecer no Google através de link building?

Falaremos mais nas próximas seções. Acompanhe!

O Neil Patel fez um estudo e nos diz como aparecer no Google…

Isso vai acontecer se você fizer um link building realmente eficiente.

Primeiramente, vamos a alguns dados sobre o experimento:

O Neil Patel nos conta que o estudo durou dez meses, seis a mais do que o esperado.

“MAS FAZER LINK BUILDING NÃO É FÁCIL”.

Neil Patel

Ou seja, a gente entende muito bem porque o prazo estourou tanto assim.

Para começar, dos 3.919 inscritos no experimento, foram selecionados 200. Isso ocorreu por uma única razão: seria muito difícil fazer links para todos aqueles sites.

O que interpretamos? Se o Neil pudesse, teria construído links para os quase quatro mil sites e muito mais. Achamos, inclusive, que se ele tivesse a oportunidade faria essa artimanha com toda a internet. Ou, talvez, isso seja somente uma impressão nossa.

Mas, vamos em frente!

Os escolhidos escreveram conteúdos com a extensão entre 1.800 e 2.000 palavras. Artigos em um bom tamanho para a satisfação do algoritmo do Google.

A equipe então os dividiu em dez grupos de 20 sites, cada um com uma estratégia diferente de links. Vamos a elas!

Conheça os grupos que participaram da análise

#1 GRUPO CONTROLE

Apenas escreveu conteúdo, não houve construção de links.

#2 GRUPO TEXTO-ÂNCORA

Três links construídos com textos-âncora ricos (com palavras-chave), mas o site linkado não era relevante para o post.

Será que os mecanismos não gostam deles mesmo? Neil Patel testou também.

Construção de três links no meio do conteúdo para cada post.

Um site linkando várias vezes para um mesmo conteúdo. Construção de 3 links do mesmo site para cada post.

Construção de um link de um site relevante

Construção de três links na barra lateral de três sites diferentes.

Construção de três links nofollow para cada post.

Construção de link com uma autoridade de domínio de 70 ou mais.

Construção de três links que foram removidos 30 dias após serem rastreados pelo Google.

O esforço feito pela equipe do Neil Patel entregou alguns resultados bem surpreendentes. No infográfico abaixo, resumimos as principais informações divulgadas. Veja:

infografico como aparecer no google 1

 

Agora que você descobriu como aparecer no Google, faça acontecer!

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Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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