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Personas ou SEO? Especialistas revelam o que o conteúdo deve priorizar

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Personas ou SEO? Especialistas revelam o que o conteúdo deve priorizar 1

Karine Tavares
Redatora

26 de Ago. de 2019

Uma estratégia de conteúdo certeira é o coração do Inbound Marketing. Entretanto, alguns produtores ficam confusos sobre como ranquear dentro dos motores de busca e ainda assim conseguir focar no cliente ideal. A pergunta correta é: Personas ou SEO? Devo mesmo travar uma disputa entre ambos?

Tráfego é essencial e leads qualificados são necessários. Ao chegar a essa conclusão, percebe-se algo desesperador: o time de conteúdo não tem ideia sobre onde concentrar seus esforços.

Uns agradam gregos, outros satisfazem troianos. Entretanto, na verdade, ninguém têm a mínima noção sobre qual é o caminho mais adequado. São dardos atirados em um alvo que está totalmente no escuro.

Essa também é a sua dor? Bem-vindo ao clube. Vamos desvendar juntos esse mistério, e descobrir qual é a estratégia verdadeiramente poderosa para tornar seus conteúdos um ímã de clientes.

 Os especialistas em Google da WebShare estão em seus postos. Vamos lá!?

Sumário:

  • Personas ou SEO? Especialistas revelam o que o conteúdo deve priorizar
  • A relevância das personas nas estratégias
  • O que o SEO tem a ver com conteúdo?
  • Quem deve receber minha atenção: personas ou SEO?
  • Personas ou SEO: Onde construir conteúdo
  • Personas podem melhorar o desempenho do seu SEO
  • Os especialistas em Google lhe ajudam a criar suas personas e fazer o SEO mais eficiente

A relevância das personas nas estratégias

Imagine que você é psiquiatra e um paciente quer iniciar um tratamento com você. 

Ao chegar, ele expõe o que está sentindo sem ter ideia das causas. Então, como médico, você começa a administrar a situação fazendo algumas perguntas estratégicas, procurando entender o contexto de vida do paciente e conhecê-lo melhor. 

Através deste levantamento de dados, você consegue não somente determinar onde tudo começou, como a melhor forma de ajudá-lo a superar seus problemas. Você sabe que tem o que ele precisa.

Persona é o cliente ideal de qualquer negócio. Para o marketing, ela é a diretriz de todas as estratégias, independente da área de atuação. Em outras palavras, ela é o paciente que precisa solucionar uma dor e encontra na sua empresa o remédio.

É desenhada a partir de um conjunto de características comuns do seu público-alvo, o que a torna mais humanizada. 

Não limite-se: uma mesma marca pode ter algumas personas . Porém, se uma é pouco, várias são demais. Concentre-se nos aspectos importantes, para não perder o foco.

Cuidado, não confunda!

A persona não é um grupo de pessoas das quais você adquiriu informações gerais como cidade onde mora, sexo e idade. É um perfil personalizado, que permite a você tratá-la como se fosse uma amiga próxima. Ela tem nome, endereço, estado civil, profissão, hobbies, desejos, desafios e anseios.

O que o SEO tem a ver com conteúdo?

Agora que você conheceu melhor o papel das personas, vamos à importância do Search Engine Optimization, o nosso inestimável SEO. Esse é o cara que está do outro lado do nosso ringue, né!?

Dúvida metódica:

WebShare, canso de ver por aí artigos de blog que repetem alucinadamente a palavra-chave de foco. Isso é o SEO no conteúdo?

Resposta categórica:

NÃO! 

Na época dos dinossauros da internet, isso até poderia fazer um certo sentido. Todavia, hoje é um erro colocar essa prática em jogo, pois os buscadores odeiam páginas extremamente otimizadas. Aliás, esse é um fator preponderante para a desclassificação.

Sim, eles têm sentimentos e sentem-se enganados.

Tudo bem, já sabemos disso. Mas e o conteúdo?

É aí que está a grande sacada. 

É necessário prestar atenção às otimizações existentes: On Page e Off Page.

A partir do momento que ambas são levadas em consideração, o algoritmo do Google começa a julgar que sua página tem valor e começa a apresentá-la em seus resultados. 

Isso quer dizer que…

Ao entregar conteúdo de qualidade, aliado a um SEO bem feito, você tem tudo o que os motores amam para levá-lo ao encontro dos pesquisadores.

Agora, após toda essa explicação necessária, chegamos onde queríamos: é melhor mirar em personas ou SEO? Veremos a seguir!

Quem deve receber minha atenção: personas ou SEO?

Você deve estar extremamente indeciso. Afinal, vimos que realmente precisamos das personas em nossas estratégias, e que o SEO é fundamental para sermos encontrados.

Vamos à nossa pegadinha do malandro:

AMBOS DEVEM SER SUA PRIORIDADE.

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, QUE? COMO?

Simplesmente, porque um complementa o outro. Você tem que escrever suas copys focando em suas personas e adicionando o máximo de táticas para otimizá-las. 

Os mecanismo avaliam muitos pontos para ranquear um conteúdo. Entre eles a relevância e a autoridade. Você só consegue tornar-se importante, se os públicos lhe encontrarem e permanecerem com você.

Portanto:

  • Para ser descoberto, você precisa aparecer no topo da SERP;
  • Para criar relacionamento e audiência, é obrigatório conhecer suas personas e saber para quem escrever.

Personas ou SEO: acostume-se a pensar nos dois como irmãos inseparáveis.

Personas ou SEO: Onde construir conteúdo

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Quando falamos em conteúdos você pensa logo em blog, né!? Tudo bem, esse é um dos principais canais para difundi-los, porém, entenda que não é o único. Considere:

Construir e-Books;

Embora você precise de um pouco mais de fôlego – e tempo à disposição -, um e-book é ótimo para nutrição de leads. Eles são perfeitos para aquisição de novos contatos, abastecendo a sua base. Você pode posicioná-los em uma Landing Page e divulgá-los dentro de blogs, do seu site, em e-mail marketing, em suas redes sociais, etc.

Jogar conteúdo nas Redes Sociais;

Sabia que todas elas também podem ser otimizadas? Aqui mesmo, no Blog, temos alguns conteúdos que falam sobre SEO para Instagram ou SEO para Youtube, por exemplo. Despertar a curiosidade, caprichar no design e fazer copys que façam sentido para suas personas são estratégias de ouro. Convenhamos, quase todo mundo está lá!

Publicar vídeos e imagens;

Eles engajam e muito as personas. A produção de conteúdo em vídeo ou as imagens atrativas são fontes excelentes para propagar conteúdo. Aliás, eles podem ser utilizados em diversos canais e são muito fáceis – mesmo – de serem multiplicados. Aliás, captar a atenção através deles é uma das formas mais rápidas de obter retorno e medir as estratégias.

Produzir infográficos.

Eles são mais trabalhosos, exigem bons conhecimentos em design, porém, transformam o texto de forma positiva. Lembre daquele conteúdo maçante, cheio de dados e números extensos, que você leu nos últimos tempos. Um bom infográfico certamente ajudaria a melhorar as interpretações, tornaria a leitura mais dinâmica e deixaria tudo mais agradável, concorda!?

Personas podem melhorar o desempenho do seu SEO

Fazer conteúdo sem sentido vai lhe levar onde você quer chegar? Responda você mesmo essa pergunta. 

Apenas para lhe auxiliar no raciocínio, vamos pontuar as seguintes informações:

proposito-personas-ou-seo
  • Disponibilizar um conteúdo que satisfaça suas personas, auxiliando no seu objetivo de marketing digital, é melhor do que produzir diversos materiais sem propósito;
google-personas-ou-seo
  • Para aparecer no Google, é essencial que você otimize suas produções, sem esquecer de dar-lhes um direcionamento, mostrando as dores que você consegue resolver;
atualizacao-seo-ou-personas
  • Não gaste tempo criando soluções que não convertem. Promova os seus melhores conteúdos, atualize-os e mostre o seu valor aos leads e aos motores de busca;
autoridade-personas-ou-seo
  • Queira aparecer organicamente. Investir em anúncios patrocinados também é bom, mas o melhor de tudo é ser reconhecido por pessoas e algoritmos por sua autoridade e qualidade.

Os especialistas em Google lhe ajudam a criar suas personas e fazer o SEO mais eficiente

Vamos bater o martelo: É ineficiente produzir conteúdos direcionados somente para SEO ou personas. Ambos precisam estar em seu planejamento, sendo companheiros de jornada. Nunca separe-os!

Aqui na WebShare, você conta com o time mais qualificado do mercado. Venha traçar suas estratégias de Marketing Digital com a gente. Com o nosso auxílio, sua marca estará sempre no topo.

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