Content Pruning: Saiba tudo sobre a poda de conteúdo

Homem analisando uma tele de celular gigante e uma lupa ao lado

Sumário

A técnica de Content Pruning, ou poda de conteúdo em tradução livre para o português, pode melhorar as suas estratégias de otimização. Isso porque, dar adeus aos conteúdos que já não agregam mais em sua página, ajudam em seu ranqueamento. 

Isso pode parecer contraditório, pois sempre que se pensa em SEO (Search Engine Optimization), vem a ideia de foco na produção de novos conteúdos. Entretanto, não podemos deixar de lado que os conteúdos existentes também geram impactos na otimização de site. Ou seja, o ditado “menos é mais” também se aplica ao SEO!

Que tal entender mais sobre a importância da técnica de Content Pruning e como desenvolvê-la de maneira correta? Continue a leitura deste artigo que preparamos e entenda tudo sobre o tema! 

O que é Content Pruning?

O Content Pruning se resume em uma técnica de excluir ou atualizar conteúdos que não estão agregando valor ao seu site. Explicando assim parece algo muito simples e básico, não é mesmo? No entanto, existem alguns pontos que precisamos entender antes de realizar essa ação. 

O primeiro, é saber o que significa conteúdo que agrega valor e identificá-los. O Google entende que os conteúdos em seu blog precisam ser inéditos, relevantes, de qualidade e que estejam alinhados com as expectativas dos usuários. 

Em outras palavras, tudo aquilo que não tem mais utilidade, está desatualizado, deve ser cortado de seu site ou sofrer atualizações para recuperar o valor. 

Veja alguns exemplos de conteúdos que você pode eliminar.

  • Páginas com informações desatualizadas;
  • Conteúdos com baixo potencial de tráfego e engajamento;
  • Conteúdos duplicados ou finos;
  • Publicações de datas específicas;
  • Conteúdos que não são direcionados à sua persona

Como dissemos antes, a técnica do Content Pruning também envolve a atualização de conteúdos. Veja agora em quais situações isso pode ser feito.

  • Conteúdos rankeados para palavras-chave relevantes;
  • Assuntos sazonais que tenham tráfego alto;
  • Conteúdos com alto nível de relevância e não datados

De modo geral, podemos imaginar essa técnica como uma poda de alguma árvore. A remoção de galhos secos e mortos é benéfica para a saúde da árvore e abre espaço para que os novos possam se desenvolver. 

Mais para frente, vamos abordar sobre o processo que deve ser feito para remover conteúdos sem valor em sua página. 

Qual a importância da Content Pruning?

Homem mexendo em um notebook com um copo de café ao lado

Desenvolver materiais originais e de qualidade é essencial para melhorar o tráfego do seu site. Mas por outro lado, descartar ou otimizar conteúdos que podem ser considerados inúteis também contribui bastante para uma melhor posição no ranking. Ter páginas sem relevância afeta o seu tráfego, desempenho e taxa de conversão. 

Portanto, é preciso que seu site tenha conteúdos que possam contribuir para a sua qualidade e utilidade. Confira os motivos para que você dê importância à poda de conteúdos defasados.

Seu site com mais qualidade geral

Ao podar aqueles conteúdos desatualizados, você recupera o valor dele. Dessa forma, o seu público não irá encontrar conteúdos desatualizados, contendo muitas vezes, dados antigos. 

 Utilizando a estratégia Content Pruning, você elimina aqueles conteúdos que não possuem mais valor. Assim, você tem a garantia de que as linkagens internas estão direcionadas apenas para páginas atualizadas e que possuem relevância.

Melhora a experiência do usuário

Quando o usuário entra em seu site e encontra facilmente as informações que procura, isso faz com que a experiência dele seja muito agradável, correspondendo às expectativas. Esse quesito é muito importante para os mecanismos de busca. 

Gastos mais inteligentes de orçamento e rastreamento

Você deseja que os mecanismos de busca gastem o orçamento de rastreamento para as páginas que importam para melhor desempenho de SEO do seu site. Removendo aquele material que não agrega valor, o Google consegue fazer mais indexação do seu conteúdo e, assim, o rastreamento fica mais significativo. 

O content Pruning serve apenas para os grandes sites?

Embora a poda de conteúdos tenha uma relevância particular para sites maiores, contendo dez mil páginas ou mais, também é muito importante e recomendado para portais pequenos. Afinal de contas, independentemente do tamanho do site, o mais importante é que os usuários consigam achar as informações que procuram de maneira fácil.

 O processo de remoção de conteúdo

Duas mulheres e um homem analisando dados em um notebook e papéis

Se você acha que remover algum conteúdo basta ir ao publicador e apertar o botão de excluir, sinto dizer, mas é algo bem mais complexo. Até a remoção, análises são feitas de acordo com essas etapas: Inventário de conteúdo, auditoria de conteúdo e decidir sobre o destino do conteúdo. 

Inventário de conteúdo

Essa primeira etapa consiste em você fazer uma lista completa de todo o seu conteúdo. Para facilitar, pode usar algum aplicativo para isso. Vale ressaltar que nessa lista inclui imagens, vídeos e arquivos em PDF. 

Depois, faça a complementação dessa lista com uma exportação de seu CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) com os dados adquiridos ferramenta de análise da web que você utiliza, como por exemplo Google Search Console, e com os dados de backlink. Assim, você conseguirá ter uma visão mais ampla de todo o seu conteúdo, apenas com URLs exclusivas.

Auditoria de conteúdo

Durante o processo de auditoria, você estará avaliando o desempenho de seus conteúdos por aspectos diferentes, como:

  • Desempenho geral
  • Desempenho orgânico
  • Número de links internos e de domínios externos
  • Desempenho social
  • Se contém ou não informações desatualizadas
  • Se contém ou não conteúdo limitado

É importante ressaltar que as análises de desempenhos são feitas a partir de visitas e conversões feitas durante os últimos 12 meses. 

Decidir o destino de seu conteúdo

Depois que você já fez uma análise completa de seus conteúdos, vá até sua lista e marque os seguintes conteúdos:

  • Que não estão recebendo tráfego de modo geral;
  • Que não estão recebendo tráfego orgânico;
  • Com poucos links internos e externos;
  • Com fraco desempenho nas mídias sociais;
  • Que estão desatualizados 
  • Que contém conteúdo fino
  • Que estão canibalizando outros

Esses tipos de publicações se enquadram na ação de poda. Porém, antes de ir logo cortando, é bom lembrar que existem outras alternativas dentro do Content Pruning, como: fazer melhorias no conteúdo ou otimizá-lo. 

Invista em SEO para melhorar a performance do seu site

A técnica de Content Pruning é importante e melhora a otimização do seu site, fazendo com que cresça a possibilidade de melhor colocação nos rankings dos mecanismos de busca. No entanto, para isso, também é preciso aplicar as boas práticas de SEO corretamente. O que não é uma tarefa fácil, diga-se de passagem. 

Por isso, sempre é bom poder contar com uma empresa especializada para ajudar você nessa tarefa. A WebShare é uma agência SEO First Company, focada totalmente em desenvolver as melhores soluções digitais para os nossos clientes. 

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Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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