O que é?
O Google Analytcs (GA) é uma plataforma online do Google, que fornece uma análise de dados (completa) do seu site. Isto é feito a partir da instalação de um código nas páginas do seu endereço eletrônico. A partir daí as informações são monitoradas e depois transformadas em relatórios.
Por que usar?
Este recurso é uma das ferramentas mais poderosas para entender o seu público e mensurar resultados, algo imprescindível dentro do marketing digital.
Esta não é a única opção disponível, porém é a mais completa. Além disso, sua interface é amigável, é gratuita e tem integração com outros recursos do Google.
O que o GA mostra?
Algumas das informações que você consegue ter acesso a partir da plataforma são:
-Usuários que acessam seu site.
-Origem de acesso desse usuário, como, por exemplo, Google, Facebook ou outro.
-Quais páginas esse usuário visitou e por quanto tempo.
-Taxa de rejeição, ou seja, se este usuário visitou apenas uma página e saiu.
Como utilizar essas informações?
Para conseguir extrair as informações e configurar corretamente o GA no seu site é preciso ter um conhecimento prévio da ferramenta. O ideal é contar com o auxílio de profissionais, para que você consiga explorar ao máximo as possibilidades e dados que o Google Analytics consegue gerar.
A partir disto, é possível mensurar os resultados, compreender o comportamento dos usuários e aprimorar as estratégias para atender de forma ainda mais eficiente esse público.