Pós-venda com marketing digital: 5 ações para colocar em prática

Sumário

O pós-venda tem como missão a conversão dos clientes, para que eles se tornem fiéis à marca. Eles precisam sentir que são especiais. E o marketing digital pode ajudar as empresas a desempenharem com sucesso esse papel.

O foco principal de diversas empresas é a captação e atração de novos clientes. Porém, você sabia que é essencial investir no pós-venda para que os consumidores voltem a fazer novas compras?

De acordo com um importante consultor de marketing chamado Philip Kotler, reter um cliente atual gera uma economia 5 a 7 vezes maior do que conquistar um novo.

Por isso é tão importante ter uma boa estratégia. Nada mais interessante do que fidelizar!

Neste artigo, separamos dicas com algumas técnicas de pós-venda que você pode aplicar em seu negócio. Continue lendo!

O que é pós-venda?

Antes de tudo, vamos deixar claro do que se trata o pós-venda!

Basicamente, é toda a ação personalizada criada após o cliente adquirir um produto ou serviço. Imagine, por exemplo, uma empresa que atue com a venda de válvula reguladora de pressão: durante a jornada do lead (potencial cliente), todas as ações feitas para que o mesmo adquira o produto são denominadas de pré-venda.

Já o pós-venda se relaciona com as ações realizadas após o lead ser convertido em cliente. Quando relacionadas ao marketing digital, algumas delas podem ser:

  1. O envio de e-mail marketing com ofertas únicas e irresistíveis;
  2. A distribuição de cupons segmentados;
  3. A entrega de descontos no dia de aniversário.

Portanto, pode-se dizer que o pós-venda tem como missão a conversão desses clientes, para que eles se tornem fiéis à marca. Eles precisam sentir que são especiais, o que promove uma ótima experiência. É exatamente por isso que toda empresa deve atentar-se para esse processo.

VAMOS A UM EXEMPLO!

Imagine que uma clínica de odontologia realizou a compra de matéria-prima para a inserção de lente de contato dental, como a resina ou a porcelana.

Passado algum tempo, o fornecedor entra em contato via e-mail com dicas sobre a utilização do produto e, ainda mais, oferece um cupom com 30% de desconto para moldeiras de implante.

Esse contato faz parte do pós-venda. Além de fidelizar o cliente, proporciona um serviço que também pode atender sua necessidade, como o molde de implante dentário mencionado.

O e-mail é uma forma da empresa estreitar os laços com o seu consumidor, de modo a passar a sensação de que ele é importante. Dessa forma, ele se sente encorajado a voltar a comprar, pois teve uma boa experiência anteriormente.

A estratégia de pós-venda também pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento. Até mesmo empresas que atuam com nichos ou no segmento B2B (como indústrias de filtro plissado), também devem tratar a estratégia de pós-venda com relevância.

Como já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Ou seja, trabalhar com estratégias de pós-venda pode ser altamente rentável para a sua empresa, uma vez que ela reduz os seus custos de marketing e maximiza os seus lucros.

Pensando nisso, criamos algumas ações que você pode colocar em prática em seu negócio e utilizar o Marketing Digital como um forte aliado neste processo.

Confira nas próximas seções!

5 boas práticas de marketing digital para um pós-venda de sucesso

Separe seu bloco de notas e absorva todas as informações valiosas que chegarão até você a seguir.

Vamos lá!

1 – PÓS-VENDA: PEÇA A AVALIAÇÃO DO SEU CLIENTE

Saber qual é a opinião do seu consumidor em relação ao produto que você oferece, é essencial para entender os pontos a serem melhorados. E acredite, sempre terá espaço para isso.

Se você presta serviços de tratamento de água industrial, por exemplo, deixar um local reservado para elogios, críticas e sugestões, transmite a mensagem de preocupação com o bem-estar do seu cliente.

No meio digital, você pode entrar em contato via e-mail, SMS ou, até mesmo, por mensagens em redes sociais, para questionar sobre a experiência com a sua marca.

Após recolher todas as informações, comece a traçar estratégias de upgrade a partir do que foi dito por seus consumidores.

Vale ressaltar que as avaliações são decisivas para os futuros clientes. Ao disponibilizar estas informações genuínas em seu site, outras pessoas serão conduzidas a fazer uso dos seus produtos ou serviços.

Vamos supor que uma pessoa pesquisou por “aparelho invisível preço” no Google. Nesse cenário, o consultório com mais probabilidade de ser escolhido é aquele que, além de estar bem posicionado, possui boas avaliações dos pacientes.

2 – PÓS-VENDA: LEMBRE-SE DAS DATAS COMEMORATIVAS

Ter um bom relacionamento com o seu consumidor é essencial, para que a sua empresa não caia no esquecimento após a venda do produto.

Entrar em contato em dias especiais, como aniversários e feriados nacionais faz com que essa pessoa se sinta cuidada e significativa. Afinal, não podemos esquecer que ela é mais do que lucro para o seu negócio.

Por meio do marketing de conteúdo, você pode criar e-mails personalizados com o nome do cliente em questão e, até mesmo, um belo layout referente à data. Caso queira ir além, disponibilize um cupom de desconto como forma de presente.

Com isso, no seu segmento, essa pessoa terá como referência a sua marca. Afinal, você lembrou dela em um momento especial!

3 – PÓS-VENDA: ACESSO AOS PRÉ-LANÇAMENTOS

Divulgar futuros lançamentos para clientes que estão em sua base, fortalece muito a fidelização. Além disso, gera expectativas  entre os consumidores e os posiciona como diferenciados, já que a sua empresa preocupa-se em mostrar as novidades primeiro para eles.

Quanto maior a exclusividade, mais chances de uma marca obter clientes fiéis.

Ao serem reconhecidas como especiais, essas pessoas estarão abertas às novas comunicações e experiências com a sua marca.

Mas com uma base extensa de contatos de clientes, como fazer para manter uma comunicação personalizada?

É claro que você pode automatizar esses envios!

Entretanto, é importante criar uma lista de disparos segmentados, pois seus compradores estão em uma etapa muito avançada de consciência da solução de seus produtos e serviços.

4 – PÓS-VENDA: ESTEJA SEMPRE DISPONÍVEL

Assim como você espera ter um feedback rico do cliente, é preciso estar aberto para dar todo o suporte possível.

O abandono após a venda é um dos piores erros cometidos pelas empresas. Por mais que sua empresa não seja culpada diretamente pelo problema, é preciso colocar-se a disposição para auxiliar em tudo até que a situação seja resolvida.

Dessa forma, com um bom apoio, a probabilidade da pessoa voltar a fazer negócio com a sua empresa é bastante alta.

5 – PÓS-VENDA: OFEREÇA VANTAGENS EXCLUSIVAS

Uma das táticas mais utilizadas dentro das corporações é o oferecimento de descontos diferenciados para aqueles que já adquiriram o produto de sua loja.

Nesse cenário, você pode disponibilizar cupons exclusivos para utilizar na próxima compra. Essa estratégia de pós-venda é uma ótima maneira de garantir que esse cliente volte.

Imagine que você precisou realizar um procedimento de aplicação de lente nos dentes, em uma clínica odontológica.

Caso essa empresa cuidasse do pós-venda, certamente após algum tempo você receberia um e-mail sobre vantagens exclusivas de procedimentos neste local, como uma limpeza com 50% de desconto, por exemplo.

Vamos colocar o que você aprendeu sobre pós-venda em prática?

Neste artigo, você aprendeu como realizar um pós-venda de qualidade com estratégias de Marketing Digital. Aplique essas dicas e aumente a taxa de fidelização dos seus clientes.

Afinal, como você deve ter percebido, uma boa retenção faz com que o consumidor volte a comprar outros produtos e, até mesmo, os recomende para seu círculo de convivência.

Portanto, não deixe de investir em uma boa experiência após o momento de compra e garanta um ótimo vínculo com quem adquire seus produtos.

Este é um Guest Post com a empresa Vue Odonto, produzido pela redatora Mayara Santos.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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