4 segredos sobre as redes sociais que ninguém conta

Sumário

Há quem se pergunte se existe o certo ou errado em relação ao comportamento nas redes sociais. Mas é fato que os conteúdos relevantes são primordiais e indispensáveis, para nutrir e incentivar o bom relacionamento com os usuários.

As redes sociais são ferramentas indispensáveis nos dias de hoje, tanto para as empresas que têm como objetivo aumentar a visibilidade, quanto para os influencers gerar o engajamento e realizar publicidades de suas parcerias.

Isso se tornou possível devido ao avanço da tecnologia e a transformação digital, visto que organizações e indústrias puderam adotar as práticas das mídias digitais como uma nova forma de fechar negócios.

Criar site e blog, além da conta comercial nas redes sociais para divulgar os serviços, é mais que necessário para atrair o público e, consequentemente, vender.

Há quem se pergunte se existe o certo ou errado em relação ao comportamento nas redes sociais. Mas é fato que os conteúdos relevantes são primordiais e indispensáveis, para nutrir e incentivar o bom relacionamento com os usuários.

Embora haja a oportunidade de divulgar produtos e serviços nesse meio digital, é inegável que alguns comportamentos influenciam nos resultados para a imagem da marca, experiência do cliente, tráfego na página e conversões.

Pensando nisso, listamos os quatro principais segredos das redes sociais. Continue a leitura e entenda como gerar excelentes resultados nas diferentes plataformas!

1. Os conteúdos são primordiais para gerar tráfego e visibilidade nas redes sociais

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Hoje em dia, é quase impossível que um indivíduo não tenha um perfil no Facebook ou no Instagram. Pessoas de todas as faixas etárias estão conectadas na internet, à procura de informações e produtos.

De fato, os usuários buscam soluções em mecanismos de busca, como o Google, devido à facilidade de encontrar o que necessitam para suprir suas necessidades.

Veja um exemplo: digamos que você precise comprar um purgador de vapor e não sabe em qual fornecedor confiar. Certamente, a primeira ação será pesquisar no Google, para buscar indicações e, inclusive, verificar se é possível adquiri-lo de forma online.

Nesse contexto, as marcas que estiverem inseridas nas redes sociais e fornecerem conteúdos relevantes para o público-alvo, têm maior probabilidade de serem encontradas. Esse é um dos caminhos para atrair tráfego orgânico para os seus canais.

Para que o consumidor entenda que a empresa tem a solução para os seus problemas, é preciso investir em conteúdos educativos, que favorecem a interação e o engajamento.

Veja outra situação: se o seu negócio é do nicho industrial e necessita vender um estoque de martelete demolidor, entre outros equipamentos, você pode criar um perfil no Instagram, postar conteúdos sobre o produto explicando seus diferenciais, características, formas de utilização, entre outras dores que você identificar.

Uma dica importante!

Para ser eficiente nas divulgações de conteúdos, conheça as suas personas.

2. As ações de marketing digital influenciam nos resultados das redes sociais

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Não são apenas os consumidores que estão conectados nas redes sociais. Muitas marcas apostam nessas ferramentas, com objetivo de captar clientes e potencializar as vendas.

Por isso, além dos conteúdos relevantes para educação dos usuários, as ações de marketing digital devem ser aplicadas para posicionar a marca.

Para que os objetivos e metas sejam alcançados, você pode unir-se à técnica de SEO (Search Engine Optimization), cujo propósito é otimizar sites para os motores de busca. A união dessa estratégia com redes sociais contribui para maximizar os resultados de alcance do público (inclusive, é possível aplicar SEO dentro desses canais).

O comportamento dos usuários será identificado pelo algoritmo do Google, através de sinais. Alguns deles são:

  • Interações;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas;
  • Seguidores;
  • Entres outros fatores que transmitem relevância da marca nos demais canais digitais.
Assim, é possível considerar que o engajamento nas redes sociais influencie no ranqueamento do Google, mesmo que de modo indireto.

3. O atendimento humanizado é um dos segredos das redes sociais

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Algumas marcas não acreditam — e, até mesmo, podem não saber — que o atendimento humanizado é uma ação imprescindível, para gerar resultados através das redes sociais.

Porém, atrair e engajar o público por posts não é a única fonte de êxito e nem sempre significa sucesso em vendas.

Para gerar uma boa experiência ao usuário em todos os seus canais de comunicação, nada melhor do que responder de forma satisfatória as mensagens diretas e aos comentários. Aliás, esse relacionamento facilita a sua compreensão sobre dores do seu público. Além disso, os usuários se sentem valorizados e satisfeitos ao ter um contato personalizado, sem diálogos robotizados

Na interação online, essencialmente nas redes sociais, a preferência dos usuários sempre será fazer conexão com pessoas.

4. Aproveitar os assuntos do momento para interagir com o público nas redes sociais

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Um dos grandes segredos para ter audiência nas redes sociais, é interagir com o público com assuntos do momento.

Crie conteúdos pautados com os temas “trends”, aqueles que estão em alta, e conecte-os de alguma forma aos seus produtos e serviços.

Um exemplo disso são as ações sobre o Dia dos Namorados, Dias das Mães, entre outras datas comemorativas, em que as marcas podem aproveitar-se do ensejo para difundir conteúdos e ofertas relacionados à sazonalidade.

A partir disso, os usuários podem assimilar que a marca tem a solução para suas necessidades imediatas e facilmente tomar uma decisão de compra.

Além disso, assuntos de cunho global e urgente, como a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), podem ser abordados de modo educativo e gerar uma imagem positiva.

Ressaltar a preocupação da empresa com os cuidados essenciais para prevenção, empática à gravidade da situação e mostrando-se engajada na contenção da disseminação da doença, tem contribuído para uma excelente reputação para as marcas.

São muitas táticas nas redes sociais. Embora haja dúvida sobre o certo ou errado, o importante, como você pode perceber até aqui, é focar em criar conteúdos relevantes para o seu público

Imagine que você atue com vendas de estrutura metálica para telhado. Por que não fazer um vídeo ou carrossel (várias imagens em um só post), demonstrando a qualidade do seu produto e trazendo argumentos que incentive o usuário a confiar na sua solução?

Gostou do nosso conteúdo? Conhece outro segredo sobre as redes sociais e gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito em parceria com Thais Teixeira, criadora de conteúdo do Blog Soluções Industriais, com contribuição da Head de Conteúdo da WebShare, Karine Tavares.

Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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