Estratégias de SEO com Google Ads: Casamento perfeito para gerar mais resultados digitais

Homem de costas analisando algumas telas de celular e uma lupa grande ao lado

Sumário

Talvez você não saiba, mas elaborar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) em conjunto com o Google Ads proporciona muitos resultados positivos. Em outras palavras, é como se fosse um casamento perfeito para dar aquele “up” em seu negócio, através do marketing digital. 

É comum que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira separada. Isso acontece, geralmente, por conta das diferenças fundamentais entre o tráfego orgânico, no caso das práticas de SEO, e as campanhas de anúncios do Google. Entretanto, uni-las abre grandes oportunidades de levar sua marca rumo ao sucesso. 

Ficou curioso e quer entender sobre esse assunto? Continue a leitura deste artigo que preparamos e entenda a diferença entre essas duas importantes ferramentas e os motivos pelos quais SEO e Google Ads formam uma ótima dupla quando trabalham juntos. Acompanhe!

As estratégias de SEO e o que significam

De nada adianta você querer começar um trabalho sem saber sobre as ferramentas que precisa utilizar. Por isso que,antes de tudo, é importante entender como os dois mecanismos funcionam. Só assim será possível desenvolver estratégias sólidas para obter resultados favoráveis. Vamos começar, então, pelo significado de SEO. 

Em síntese, o SEO é um trabalho de otimização dos mecanismos de pesquisa que trata somente dos resultados orgânicos. 

Ou seja, por meio das práticas de SEO, o Google escolhe o seu conteúdo para aparecer na SERP ou naquela lista de sites que o buscador disponibiliza quando você faz alguma busca. Quanto mais no topo seu conteúdo estiver, será encontrado mais fácil pelos usuários, significando uma visita orgânica ou natural em seu site.

A colocação que sua página irá ocupar na lista de sites relacionados (o ranking), vai depender bastante da aplicação das boas práticas de SEO. Boas posições levam sua marca a aumentar taxas de visitação, engajamento e elevar as chances de conversão. Um ponto a ser ressaltado, é que você não é cobrado quando os usuários clicam em sua página na parte orgânica do Google. 

Também é sempre bom ressaltar que o trabalho de SEO dá maiores resultados a médio prazo.

As boas práticas de SEO

Falamos que para deixar seu conteúdo bem posicionado no ranking do buscador, fazendo com que as pessoas encontrem sua página mais fácil e de forma natural, é necessário aplicar as práticas de SEO. Veja agora algumas delas.

Conteúdos relevantes

O conteúdo é um dos principais fatores que irão  determinar a posição de sua página no ranking. Portanto, elabore um conteúdo original e rico. Quanto mais relevância tiver o seu conteúdo, maior será a chance de obter engajamento. 

Uso de palavras-chaves que façam sentido

As palavras-chaves ou Keywords são essenciais para as estratégias de SEO, pois são os termos usados pelos usuários quando fazem as pesquisas. Capriche na utilização delas ao longo do texto, mas cuidado para não exagerar. Esse erro acaba prejudicando sua estratégia e pode acarretar em penalização por parte do Google. E, claro, escolha as palavras que fazem sentido para o seu conteúdo. 

Investimento na experiência do usuário

De nada vai adiantar produzir um conteúdo de qualidade se o seu site apresentar dificuldade de navegação. Muitos usuários não vão retornar, dessa forma. Portanto, coloque a experiência do usuário em primeiro plano e otimize a velocidade do site e fique atento em links quebrados e conteúdos com pouca informação. 

Atualização de conteúdo

Atualizar o conteúdo também é importante para manter seu site em boas posições no Google. Mas antes de fazer atualizações, é importante deixar que o buscador tenha tempo de processar todas as informações do conteúdo, para não fazer atualizações prematuras. Até porque, como citamos antes, o SEO traz resultados a médio e longo prazo.

O que é Google Ads?

Homem com um tablete a sua frente e na tela mostrando alguns tipos de gráficoss

Agora vamos entender as características do Google Ads.

O Google Ads é uma plataforma de publicidade que paga por cada clique no anúncio, o chamado PCC (Pagamento por clique). Trata-se daqueles resultados patrocinados que aparecem logo no início das páginas de resultados, quando alguma pesquisa é feita em sites buscadores. 

O funcionamento do Ads acontece dessa forma: para que seus anúncios sejam exibidos, é preciso entrar em leilão por eles. Depois, você só paga quando o usuário clicar em seu anúncio.

 A campanha no Google ads precisa ser configurada e ao fazer isso, você insere uma gama de palavras-chaves que serão acionadas quando os usuários as utilizarem no campo de busca dos mecanismos de pesquisa. Ou seja, seus anúncios são mostrados nos momentos certos. 

Diferente do SEO, em que a busca é de forma natural, com o Google Ads os usuários encontram o seu conteúdo por meio de links patrocinados. Outro ponto de destaque é que o Ads direciona o seu produto de maneira segmentada, em um prazo mais curto de tempo. 

As diferenças entre Google ADS e SEO

Você pôde ver nos tópicos acima, o funcionamento e características gerais do Google ADS e SEO. Aqui, no entanto, vamos mostrar de forma mais pontuada as diferenças entre as duas ferramentas. Veja o quadro. 

Google ADSSEO
Mídia pagaBusca orgânica
Custos para impressões ou cliquesNão há custos para impressões ou cliques
Resultados podem ser imediatosResultados a médio e longo prazo
Compra de palavras-chaveEstratégias para otimização de palavras-chave
Atualização constanteMelhor ROI a longo prazo

São diferenças fundamentais entre as estratégias de mídia paga e de tráfego orgânico. Entretanto, as ferramentas podem trabalhar muito bem juntas e gerar ótimos resultados. É o que vamos ver a seguir. 

Como Google Ads e SEO podem atuar juntos?

Que as duas estratégias possuem diferenças salientes você já sabe, não é mesmo? Enquanto o SEO tem a característica de otimizar conteúdos para que sejam achados mais facilmente, o Google Ads cria anúncios segmentados para atingir os usuários quando estiverem pesquisando nos buscadores. 

Apesar disso, é possível e até mesmo vantajoso que as duas ferramentas trabalhem em conjunto. Por muitas vezes atuarem no mesmo domínio, existem informações que podem ser compartilhadas, tornando-os complementares, aprimorando o trabalho. Separamos alguns exemplos. 

Testes de segmentação de termos

O Google Ads pode assumir o papel importante de campo de testes para seus futuros trabalhos de SEO, a partir da velocidade maior de retorno dos dados. Ao realizar muitas campanhas, com um amplo leque de palavras-chave, podemos ver quais desses termos possuem os melhores resultados de busca. Essa análise proporciona muitos benefícios para um trabalho mais aprofundado de SEO.

Tiras proveito de anúncios pagos para implementar campanhas de SEO

Outro exemplo de trabalho entrelaçado entre as duas ferramentas é a utilização de palavras-chaves mais relevantes nos anúncios pagos, enquanto um trabalho de otimização para tráfego orgânico é desenvolvido. 

Isso acontece da seguinte forma: Como o SEO leva algum tempo para absorver resultados mais robustos, o Ads é utilizado para fornecer um tráfego pelos anúncios, enquanto o seu conteúdo ganha força na SERP. 

Depois que a sua página atinge uma boa colocação no ranking do Google, você pode optar por economizar ou diminuir os anúncios e focar mais nas estratégias de  SEO. 

Aproveitar palavras-chaves positivas

As práticas de SEO podem ser usadas no Google ads, pelas palavras-chaves positivas, title tag, meta description, calls to action e muito mais. 

Mais tarde, a gestão do Google Ads pode fazer proveito dos resultados desses anúncios feitos com as técnicas de otimização para analisar se as estratégias tiveram bons resultados. Com isso, é possível entender melhor o seu público-alvo e elaborar estratégias de marketing mais assertivas ainda. 

E aí, curtiu saber mais sobre as estratégias de SEO em conjunto com o Google ADS e como essa união pode ser feita de forma benéfica? Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas . 

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Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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