TOP Erros que você não deve cometer na Otimização de Conteúdo On page/SEO

Homem e mulher analisando elementos de SEO em três telas

Sumário

Talvez você já tenha cometido alguns erros de SEO on page que prejudicou o planejamento estratégico de comunicação, impedindo um alcance maior de sua página . E isso é mais comum do que se imagina. Aliás, muitas pessoas ainda seguem praticando quase os mesmos equívocos. 

Por conta das constantes atualizações que ocorrem no marketing digital, é preciso ficar sempre muito atento .E com as práticas de SEO não é diferente, pois muitos desses erros podem colocar em cheque a otimização de seu site. Afinal de contas, o SEO é uma das principais ferramentas para alcançar um público maior pelo tráfego orgânico.

Portanto, nós preparamos esse artigo para te ajudar nessa questão. Nós iremos te apresentar alguns dos principais erros cometidos em SEO on page  atualmente, para você não colocar mais suas estratégias de otimização por água abaixo. Então, fique conosco e siga a leitura. 

 O que é SEO on page?

Primeiro vamos entender o conceito de SEO on page. Partindo do princípio que SEO são práticas para otimização de sites e o termo on page no marketing significa tudo aquilo que é feito dentro de sua página, SEO on page são técnicas de otimização aplicadas dentro de sua própria página. 

Essas ações internas são aplicadas de formas diferentes para melhorar o ranqueamento do seu site nas páginas de buscadores. Podem ser feitas  tanto no conteúdo quanto nas palavras-chave., título, subtítulos, otimização das imagens , URL mais amigável e etc. 

Portanto, entender o que é SEO onpage e sua importância para o trabalho de otimização é imprescindível para atingir sucesso nessa área. 

Conheça os principais erros em SEO on page

Homem trabalhando em um computador e notebook ao lado

Inúmeras campanhas de SEO caem no fracasso. Empresas encaram a frustração depois de todo o tempo e energia colocados no trabalho, além da perda de receita. E isso faz com que outro investimento na ferramenta se torne mais difícil. 

Para evitar toda essa situação desagradável, se mantenha sempre atento às estratégias que dão certo e preste atenção para não cometer os erros comuns em SEO que vamos listar a seguir. Acompanhe! 

Usar palavras-chave equivocadas

Esse é um dos erros mais comuns que são cometidos por aí. Em primeiro lugar é bom ressaltar que as palavras-chave podem ser consideradas como a base das estratégias de SEO. Portanto, você precisa utilizar aquelas certas, que fazem sentido para o seu conteúdo. 

Uma boa dica, é escolher palavras mais longas e específicas sobre o tema do seu conteúdo. Dessa forma, principalmente se você estiver começando no SEO, suas chances de ficar melhor classificado nos buscadores aumenta. Apesar do volume de busca dessas palavras ser menor, a relevância é maior e isso aumenta o número de conversão.

 Investir pouco tempo nas estratégias de SEO on page

Muitas organizações desistem das campanhas de SEO antes da hora, em alguns meses de trabalho, alegando que os resultados ainda não chegaram. No entanto, não é assim que funciona. As campanhas de SEO precisam ser amadurecidas e isso leva algum tempo. Os resultados aparecem em médio a longo prazo, porém se mantém. 

Espere uns seis meses para que os leads comecem a aumentar, assim como o tráfego e as vendas. Analistas afirmam que para amadurecer uma campanha de SEO de alto ROI (Retorno Sobre Investimento), é necessário, em média, de 8 a 12 meses de trabalho. 

Deixar de lado os metadados 

Os metadados são parte importante do SEO e precisam ser otimizados. Eles são os dados que estão por baixo de todo o conteúdo e das imagens em seu site. 

Você e nem nenhum ser humano consegue enxergar os metadados, porém interessam para os sites de busca. São esses dados que vão informar aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa sobre a qualidade do seu conteúdo. 

Por isso que se você não otimizar os metadados, os métodos de busca terão mais dificuldade de indexar a sua página da melhor forma. 

Dentro milhares de metadados, você deve priorizar esses: 

  • Título das páginas: O Google sempre exibe até os primeiros 60 caracteres do título, portanto mantenha seu título nesse tamanho, sem exagerar na utilização de  palavras -chave. 
  • Meta descrição: A meta descrição é aquele resumo do conteúdo que aparece abaixo do título de cada  página na lista de pesquisa. Ela é um dos fatores determinantes para que o usuário acesse seu site ou o da concorrência. Elabore uma meta descrição direto ao ponto para atrair os usuários.
  • Tags alt das imagens: Os tags alt informam aos mecanismos de busca quais são as imagens para indexa-las e devolvê-las em pesquisas com relevância. Por isso é importante colocar as palavras-chave nas tags alt.   

Aplicar o Black Hat

A técnica do Black Hat ( Chapéu Preto) envolve estratégias para otimizar páginas em busca de melhorar a posição no ranqueamento dos buscadores rapidamente. Até aí tudo certo. O problema é que essas ações são questionáveis no sentido ético e pouco afetivas.

As principais técnicas do Black Hat são: conteúdos com spam, uso exagerado de palavras-chaves ( Stuffing key-words) e camuflagem de conteúdo (Cloaking). 

Quando o Google descobre que você está utilizando essas táticas, ele aplica algumas penalidades. Isso quer dizer que seus rankings cairão e, consequentemente, suas conversões. Portanto, se você utiliza essas estratégias, pare agora mesmo! 

Site não auditado

Muita gente não dá bola para isso e passa a cometer esse erro constantemente. É preciso auditar o seu site, pois só assim é possível verificar as coisas erradas,muitas vezes são detalhes, que estão impedindo uma melhor performance da  página. 

Esses erros podem estar em links quebrados, velocidade do site lenta, conteúdo duplicado ou metatags ausentes. Para esse trabalho, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como por exemplo, a Ahrefs e o Google Search Console. 

Site não compatível com dispositivos móveis

Você sabia que aproximadamente 60% das pesquisas no Google são feitas por dispositivos móveis? Isso quer dizer que , para desenvolver seu negócio e se tornar competitivo no mercado, você precisa aparecer nas buscas mobile dos usuários. 

Outro ponto importante, é que desde a atualização do Google Mobile-Friendly update, realizada em 2015, a empresa começou a recompensar sites responsivos e diminui a velocidade daqueles que não são. 

Então, pare de cometer esse erro crucial para o seu negócio e torne seu site compatível para mobile e outros dispositivos móveis. 

Aqui estamos falando sobre uma estrutura de links internos de má qualidade. São aqueles quebrados, de páginas que não existem mais, conteúdo duplicado ou que não fazem qualquer sentido para o conteúdo. 

Isso acontece porque muita gente ainda não entende a importância dos links internos para o ranqueamento do conteúdo. No entanto, os links ajudam na experiência do usuário e no desempenho da sua página. São peças fundamentais para as práticas de SEO on page.

Eles conectam outras páginas em seu site para criar caminhos mais fáceis de navegação,além de serem um caminho de rastreamento para os bots de pesquisa. 

Deixar a experiência do usuário em segundo plano

Se você entrar em alguma página, achar o menu confuso e tiver dificuldade de navegação, dificilmente você voltará para aquele site. Então, partindo desse cenário, a  experiência do usuário é um dos principais  fatores que determinam se o seu site consegue chegar ao sucesso. 

Em outras palavras, se a experiência do usuário não for prioridade, todo o trabalho de SEO será comprometido. Até porque, todas as ações de otimização devem ser feitas pensando nos usuários. O próprio Google quer que você dê atenção prioritária ao seu usuário e as últimas atualizações provam isso. 

Conforme a pesquisa realizada pela UX Passion, empresas que proporcionam uma experiência eficaz para o usuário aumentaram em 35% a receita. 

Essas são a s nossas dicas para que você analise, pare de cometer esses erros em SEO on page e tenha mais resultados. 

Quer elaborar uma estratégia de otimização consistente? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. A webShare é uma SEO First Company, com foco total em proporcionar melhores  estratégias digitais aos nossos clientes.  

E para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do marketing digital, acesse o nosso blog. Estamos esperando por você!

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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