GTmetrix: como usar para melhorar seu site

Logo da ferramenta GTmetrix

Sumário

Você conhece o GTmetrix e sabe como utilizá-lo? Trata-se de uma ótima ferramenta que mede duas métricas essenciais em um bom planejamento de SEO, para a sua página melhorar a experiência do usuário e a colocação no ranqueamento dos buscadores: a velocidade de carregamento e a performance. 

Existem outras ferramentas que conseguem mensurar essas métricas, porém o GTmetrix se destaca entre elas por conta do seu nível de detalhamento nessas observações. Além disso, ela conta com opções de personalização e análises. 

Deseja entender mais sobre o GTmetrix? Então, está no lugar certo. Venha com a WebShare para entender o que é e as funcionalidades dessa ferramenta que é uma das mais populares entre os desenvolvedores e profissionais de SEO. Vamos lá! 

O que é GTmetrix?

Gtmetrix é uma ferramenta que possibilita a análise de critérios relacionados à velocidade de páginas, importantes para uma boa estratégia de SEO, disponibilizando relatórios completos sobre a performance do seu site. Essas análises têm como base as métricas do Google PageSpeed Insights e tem o objetivo potencializar o desempenho dos sites nos motores de busca. 

A ferramenta também oferece recomendações práticas, conforme uma pontuação estabelecida para os requisitos analisados, sobre como otimizar esses aspectos. Isso ajuda os administradores de sites a identificar e corrigir problemas que podem ser muito prejudiciais para o desempenho da página. Com uma interface muito intuitiva e amigável, a GTmetrix é uma ferramenta crucial para o SEO, possibilitando uma abordagem mais técnica para a otimização de sites e, assim, ter uma melhor performance. 

Como utilizar o GTmetrix?

A cessar o GTmetrix não é difícil. O primeiro passo é entrar no site oficial da ferramenta. Lá, você pode facilmente utilizar o GTmetrix sem a necessidade de criar uma conta, basta inserir a URL do site que deseja analisar na barra de pesquisa principal. 

Mas se você busca os recursos mais avançados, então é preciso fazer o cadastro gratuito na plataforma. Isso permite o acesso a funcionalidades adicionais, como a configuração de testes de desempenho personalizados, o monitoramento de websites ao longo do tempo e relatórios mais detalhados. Mas não precisa se preocupar com o tempo de preenchimento de cadastro, pois é bem rápido e prático. É necessário  apenas o endereço de e-mail e uma senha. 

E com o cadastro realizado, você poderá utilizar todos os benefícios que o GTmetrix proporciona para a otimização do desempenho do seu site nas buscas. 

Entendendo os relatórios do GTmetrix

2

Os relatórios do GTmetrix são abrangentes e detalhados, permitindo uma análise mais aprofundada ao desempenho dos sites. Funciona dessa maneira: quando você insere a URL de um site na barra principal da ferramenta, o GTmetrix faz  testes para avaliar aspectos, como tempo de carregamento da página, maior tempo de pintura de conteúdo (LCP), e atrasos na interatividade. O resultado dessas análises é um extenso relatório que facilita uma visão geral do site. 

Entretanto, além das pontuações, o GTmetrix destaca em seu relatório fatores, como a otimização de imagens, eficiência da entrega de conteúdo, e a minimização de recursos de CSS e JavaScript. Cada seção oferece insights específicos, juntamente com recomendações práticas para melhorias. E para quem é registrado, esses relatórios são ainda mais completos. 

Para ficar mais claro, veja agora quais são os dados que a ferramenta analisa. 

  1. Pontuação geral: representa a avaliação global do desempenho do site, similar a uma nota escolar, que vai de F a A.
  2. Tempo de carregamento total: mede quanto tempo o site leva para carregar completamente, sendo um indicador crucial de desempenho.
  3. Maior tempo de pintura de conteúdo (LCP): é o tempo até que o maior elemento de conteúdo seja carregado e visível na página.
  4. Bloqueio de primeira pintura (FCP): mede o tempo até que o navegador comece a renderizar a primeira parte do conteúdo da página.
  5. Tempo até a interatividade total: trata do tempo necessário para que a página se torne completamente interativa.
  6. Solicitações totais: número total de solicitações HTTP feitas para carregar todos os componentes da página.
  7. Tamanho total da página: mede o tamanho total de todos os arquivos carregados para a página, incluindo imagens, scripts e folhas de estilo.
  8. Otimização de imagens: avalia a eficiência da otimização de imagens no site, sugerindo potenciais reduções no tamanho.
  9. Minificação de recursos: analisa a eficiência da minificação de arquivos CSS e JavaScript.
  10. Uso de cache de navegador: avalia se os recursos estáticos da página estão sendo armazenados em cache eficientemente.
  11. Redução do tempo de resposta do servidor: verifica se o tempo de resposta do servidor e sugere melhorias.
  12. Renderização progressiva: analisa a técnica de carregar visualmente o conteúdo da página de forma eficiente.
  13. Priorização de conteúdo visível: avalia como o conteúdo acima da dobra é carregado em comparação com o resto da página.
  14. Otimização de fontes da web: verifica o uso eficiente de fontes da web, como Google Fonts.
  15. Compatibilidade com dispositivos móveis: faz a avaliação da responsividade e desempenho do site em dispositivos móveis.

Todos esses dados só mostram que os relatórios fornecidos pela GTmetrix são instrumentos essenciais para qualquer pessoa que busca melhorar a performance, a usabilidade e o SEO de um site.

Quais as vantagens de utilizar o GTmetrix?

Como já citamos, a ferramenta GTmetrix proporciona uma série de vantagens para que o seu site performe melhor no ranking dos buscadores. Mas agora vamos mostrar quais são os principais benefícios um por um. Acompanhe.

Análise Abrangente

A análise abrangente do desempenho do site é um ponto de destaque da ferramenta. O GT metrix examina uma variedade de fatores, incluindo tempo de carregamento, otimização de imagens, e eficiência do uso de cache. Essa análise detalhada permite aos usuários entenderem os problemas de desempenho e as causas, facilitando a identificação de áreas para melhorias.

Interface amigável

O GTmetrix tem uma interface intuitiva e fácil de navegar. Isso torna a ferramenta acessível até mesmo para aqueles que não têm experiência avançada em desenvolvimento web. A facilidade de uso ajuda os usuários a realizar análises e interpretar resultados sem dificuldades, tornando o GTmetrix uma opção ideal para muitos tipos de usuários.

Testes personalizados

A capacidade de personalizar testes é uma característica única do GTmetrix. Assim, os usuários podem selecionar diferentes navegadores, locais de teste e velocidades de internet para simular diversas condições de navegação. Isso ajuda a entender como o site se comporta em diferentes cenários, permitindo otimizações mais eficazes.

Otimização de SEO

O GTmetrix é uma ferramenta fundamental para a otimização de SEO, pois a velocidade e o desempenho do site são pontos importantes para os motores de busca. Ao melhorar esses aspectos com o GTmetrix, há um impacto positivo no ranking dos buscadores, contribuindo para maior visibilidade e tráfego.

Melhoria na experiência do usuário

Otimizar o site com o GTmetrix resulta em uma melhoria significativa na experiência do usuário. Sites mais rápidos e eficientes reduzem a taxa de rejeição e aumentam a satisfação do usuário, fundamental para manter os visitantes engajados e atrair mais.

São essas e outras vantagens que fazem o GTmetrix ser uma plataforma crucial para o melhor desempenho do seu SEO. 

Chegue ao topo com a WebShare

A ferramenta GTmetrix é  um valioso recurso para ajudar o seu site a ter performance melhor nos rankings de busca, pois analisa fatores cruciais como a velocidade da página. Entretanto, para um planejamento eficaz de SEO, é preciso ter estratégia e fazer a otimização de muitos pontos essenciais. Portanto, conte com especialistas nessa tarefa nada fácil. A Webshare é a primeira agência SEO first do Brasil e pode ajudar você a colocar o seu site no topo do Google e outros motores de busca. 

Através de uma abordagem diferenciada e da expertise de nossa equipe altamente qualificada, desenvolvemos estratégias personalizadas e eficientes para o seu site atingir resultados robustos e chegar a outro patamar. Então, não espere mais tempo. Entre em contato conosco, marque uma reunião e conheça mais a respeito dos nossos serviços para deixar a concorrência para trás.

Guilherme Tubino Jorge

Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

Conteúdos relacionados

Consulte nossos especialistas e prepare-se para uma parceria de sucesso!

Conte-nos qual é a sua necessidade. Traçaremos uma proposta única para promover a transformação digital da sua marca, produto ou serviço.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?