fbpx

Marketing Digital: previsões e tendências para 2020

marketing-digital-2020
Marketing Digital: previsões e tendências para 2020 1

Karine Tavares
Redatora

25 de Nov. de 2019

Sempre que falamos em futuro, geramos uma grande expectativa em nossos leitores. Claro, propositalmente, trazemos essa pauta em final de ano porque sabemos o sentimento que provocaremos em cada um: o entusiasmo. Consolidado na última década como o trampolim do sucesso dos negócios, as tendências de Marketing Digital começam a tomar novos rumos.

De uma coisa nós, profissionais do segmento, temos absoluta certeza: os últimos dez anos ficarão guardados na memória. Aprendemos a ser atrativos, persuasivos e a agir de forma transparente em nossas comunicações. Conquistamos mais público, expandimos nosso alcance e geramos awareness.

E NÃO PODEMOS PARAR!

Ultimamente, aqui no blog, trouxemos algumas pistas do que vem por aí. Sim, 2019 encerra revelando mudanças significativas no online, as quais impactam diretamente nas estratégias traçadas por qualquer setor do mercado.

Entretanto, diante de tantas previsões de especialistas, encontramos um denominador comum: a importância da difusão de conteúdos ricos e relevantes, para atrair as nossas personas e sermos considerados autoridades naquilo que fazemos.  

A grande propagadora dessa ideia só poderia ser a Google, naturalmente. E ela mesma, a Gigante, nos dá um incentivo nessa estrada: o algoritmo, com sua Inteligência Artificial, começa a entender AS INTENÇÕES POR TRÁS DE CADA BUSCA. E aí, isso diz alguma coisa para você e sua equipe?

Bem, não alargaremos mais essa introdução, pois temos muito trabalho pela frente. Venha mergulhar nesse aprendizado e comece a criar insights já!

Sumário:

  • Marketing Digital: previsões e tendências para 2020
  • A inquestionável eficiência dos conteúdos no Marketing Digital
  • A era da personalização do Marketing Digital
  • Buscas por voz, imagens e aprendizado de máquina em voga
  • Conteúdos interessantes no Marketing Digital, disseminados por áudio e vídeo
  • As diretrizes de proteção de dados e o impacto no Marketing Digital
  • Estratégias orientadas por dados e análise de sentimento
  • Nossa equipe de Marketing Digital está pronta para 2020. Vem com a gente!

A inquestionável eficiência dos conteúdos no Marketing Digital

Informação é poder, não concorda!? Propagar conhecimento e nutrir prospects e leads para torná-los fiéis a uma marca, nunca foi tão determinante.

CONTUDO, FAÇA AS COISAS COM PROPÓSITO!

Em 2020, os conteúdos deverão: 

  • Preparar-se para os algoritmos dos buscadores, atentando-se para o SEO (isso não mudou);

  • Valorizar mais a linguagem natural e simplificada, a clareza e a objetividade;

  • Segmentar e personalizar ainda mais o discurso contido nas informações;

  • Focar em manter o interesse de cada uma das personas, levando-as a consumir outros conteúdos e atraindo-as para um vínculo ainda mais profundo, que resulte em obtenção de dados (com consentimento);

  • Apresentar-se em diferentes formatos (texto, áudio, vídeo, imagens), nos mais diversos canais, estando presente em todas as plataformas bem-sucedidas;

  • Conversar com os públicos, visando a proximidade;

  • Casar-se com o design de forma harmônica, tencionando serem complementares um ao outro;

  • Transmitir vivência e experiência humanizadas. Essa é uma maneira poderosa de cativar os públicos, independente da fase do funil na qual se encontrem.

MANTENDO O INTERESSE DOS CLIENTES EM 2020, ATRAVÉS DE MARKETING DIGITAL

Esse já é um mantra enraizado entre os profissionais de marketing digital, mas não custa nada mencionarmos novamente, caso você não tenha adotado a prática em seu negócio: a conquista de um cliente é apenas o início de um relacionamento mais amplo. A preocupação com o churn é o outro lado da moeda, e você precisa de metas para a sua redução.

Concentre-se em manter o encantamento dos clientes, mostrando a importância de continuar esse relacionamento baseado na sua expertise. Para isso, construa conteúdos autorais, diferenciados, garantindo a todos e cada um que seu produto ou serviço é essencial.

Conforme bem disse Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, os clientes devem ser considerados ATIVOS ESTRATÉGICOS. 

A era da personalização do Marketing Digital

Saímos de um período no qual falamos para a massa, para tornar nossos discursos cada vez mais direcionados e pessoais. Os usuários não são mais meros números dentro de um objetivo a atingir, mas indivíduos a serem chamadas pelo primeiro nome.

Os assistentes virtuais e chatbots são projetados e configurados para interagirem com os humanos com linguagem natural. De forma prática, os robôs leem o que você está dizendo e buscam as respostas mais assertivas, baseados em Inteligência Artificial. São, de fato, facilitadores de resolução de problemas.

Indo além...

Sabe aquele alguém que chega e lhe diz: “li esse conteúdo que você escreveu com a sua voz?”. Então, a produção para blogs, redes sociais e e-mail marketing deve ser pensada com esse nível de familiaridade. Conte boas histórias, surpreendentes e instigantes, sem, claro, esquecer de aplicar o bom português.

E as mensagens diretas?

Sim, os aplicativos que possibilitam uma interação pessoal, são outro ponto da personalização do Marketing Digital. 

Considere fazer nutrição através do Whatsapp. O serviço ainda não chegou no Brasil, entretanto na Índia, por exemplo, já é possível fazer transações em dinheiro dentro do mensageiro instantâneo, facilitando o trabalho das empresas.

Como personalizar experiências?

Agradando diretamente cada um dos usuários. Entendendo seus assuntos de interesse e canais mais acessados, enriqueça essa navegação do jeito que puder.

Em outras palavras, isso significa que os consumidores, em sua imensa maioria, atualmente compram de marcas que apresentam ofertas úteis aos seus gostos e que lhe proporcionem benefícios.

Buscas por voz, imagens e aprendizado de máquina em voga

Marketing Digital: previsões e tendências para 2020 2

O SEO nosso de cada dia que se cuide! Otimização que não considerar buscas por voz e imagens, enfrentará o âmago da decadência. Parece que estamos brincando, mas é sério.

  • Vamos, primeiramente, comentar sobre a busca por voz?

Ela está diretamente ligada aos assistentes virtuais como o Google, a Alexa e a Siri. Essa tendência está ganhando força por uma única razão: AMAMOS FALAR, mais do que digitar!

Como em uma conversa, a busca por voz precisa entender a intenção da fala e responder com resultados certeiros. Essa é uma preocupação manifestada pela própria Google, que reconhece as falhas e, a cada nova atualização, tenta incutir mais aprendizados aos seus algoritmos.

Ah, e não esqueça do SEO Local. A busca por voz dá um toque especial para o marketing de proximidade.

  • A busca de imagens, com imagens

Parece redundante, mas leia novamente. 

Entendeu!? Bem, é isso mesmo. Buscar imagens através do upload de imagens não somente é possível, como está tornando-se frequente.

Deste modo, se antes você nem ligava para a otimização dos elementos visuais do seu site ou blog, mude essa concepção para ontem. 

O Marketing Digital pode explorar isso de uma forma bem bacana, para atrair mais clientes:

Imagine poder comprar um sapato muito parecido com aquele que você visualizou e printou de uma rede social, e encontrar seus semelhantes nos catálogos de diversos e-commerces.

Percebeu o raciocínio a ser feito? Aja desta forma com os seus produtos e serviços, e comece a explorar um novo método de conquistar suas personas.

  • Learning Machine ou Aprendizado de Máquina

Veja o quanto a Inteligência Artificial está se tornando vital. É um divisor de águas na forma como nos relacionamos com o ambiente virtual. 

Recentemente, a Google anunciou a atualização mais bombástica desde a sua criação: o algoritmo BERT. Agora, as engrenagens de pesquisa encontram o sentido para a pergunta lançada na plataforma e entregam resultados exatos. 

Seus conteúdos irão ranquear para estas intenções de busca, se estiverem alinhados com os questionamentos de suas personas. Portanto, conheça-as aprofundadamente!

Conteúdos interessantes no Marketing Digital, disseminados por áudio e vídeo

Adorados pelos públicos, áudio e vídeo estão mais eficientes em prender a atenção dos usuários.

Em termos de resultados orgânicos, o Youtube está em segundo lugar, perdendo apenas para a busca do Google. Plataforma democrática, todos têm vez e podem ser encontrados em seus canais. Tutoriais, dicas, aprendizado de forma geral. É a nutrição perfeita para quaisquer públicos. Quanto mais diferentes seus conteúdos forem, mais os corações dos seguidores serão cativados. 

Mas não se esqueça das demais redes sociais. Seus vídeos podem fazer sucesso por lá também.

AH, UMA INFORMAÇÃO INESTIMÁVEL: O FORMATO EM VÍDEO GERA UM RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI) MAIS ALTO DO QUE OS DEMAIS FORMATOS.

Bônus: marketing de influência

Fique de olho nas transmissões ao vivo, especialmente nas parcerias relacionadas aos influenciadores digitais. Ter sua marca relacionada a eles pode ser uma fonte incrivelmente alta de alcance rápido e muito atrativo. Cuidado apenas com a personalidade a ser escolhida, pois suas personas devem fazer parte desta audiência.

Seguindo em frente…

Quando falamos em áudio, aqui a nossa consideração perpassa a pesquisa por voz. Conteúdos sonoros têm caído nas graças da audiência, como alternativa de leitura aos textos. Pense que seu conteúdo do blog pode ser mais atraente pelo simples fato de possibilitar ao usuário exercer outras tarefas enquanto lhe escuta. Genial!

Mas...

Podcasts têm uma força notável. É um esforço que vale à pena, tendo em vista que os públicos sentem-se privilegiados por receberem conteúdos valiosos gratuitamente. Quer melhor capital social que proporcionar essa felicidade aos seus leads? Você abrirá as portas para mais uma opção de solidificar sua autoridade e ganhar alcance orgânico exponencial.

As diretrizes de proteção de dados e o impacto no Marketing Digital

A ética e o profissionalismo das marcas são questionados a partir de um termômetro chamado Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).O ano de 2020 traz uma regulamentação severa, passível de punições àqueles que não se adequarem às suas diretrizes. 

QUAL É A REPUTAÇÃO QUE SUA EMPRESA QUER TRANSPARECER?

É tempo de separar o joio do trigo. Negócios que, comumente, aplicam más práticas quanto ao uso dos dados confiados por seus prospects, estão com seus dias contados. 

Um relacionamento fortalecido pela confiança da sua audiência, garantirá um lugar de destaque no mercado. HONESTIDADE é o verbete da nova década. Queira reter seus clientes demonstrando seriedade em todos os conteúdos que produz, bem como na venda de seus produtos e serviços. Esse estudo aqui apontou que, ao agir desta forma, cerca de 94% deles continuarão com sua marca no futuro. 

Estratégias orientadas por dados e análise de sentimento

As reações àquilo que você diz, importam! E não somente nas redes sociais. A análise de sentimento pode ser medida em qualquer estrutura de dados que contenha elementos textuais. A partir dessa concepção, é possível monitorar as opiniões do público e entender o impacto causado por seus conteúdos.

Só que minhas publicações têm um número imenso de comentários. Como fazer?

Existem sistemas baseados em Inteligência Artificial, Machine Learning, e Processamento de Linguagem Natural atribuindo pontuações ponderadas sobre as frases deixadas pelos usuários, e classificando-as em positivas, negativas e neutras. Essencialmente, são palavras-chave como amei, odiei, e gostei que determinam esses números. 

Entretanto, com a capacidade de rápida adaptação das tecnologias, logo esses processos serão aprimorados e a forma de mensurar será mais assertiva ainda. 

Meça tudo, sempre!

Isso não é uma mudança para 2020, mas uma regra de vital importância. Orientar-se por dados é garantir que aquilo que está bom alcance a excelência, e o que está ruim seja revisto. Somente eles poderão entregar essa luz às nossas estratégias. 

Trace metas e objetivos claros e não canse de persegui-los. Depois disso, utilize as métricas rascunhadas em seu projeto para verificar acertos e erros. O céu é o limite! Alcance-o! 

Nossa equipe de Marketing Digital está pronta para 2020. Vem com a gente!

Já podemos observar que a evolução no Marketing Digital será imensa nesta próxima década. Né!? Estamos preparados? Sem dúvidas! Por aqui na WebShare, por exemplo, a palavra da vez é MOTIVAÇÃO!

  • Por aprendizado;
  • Por inovação;
  • Por novas escolhas;
  • Por valorização do trabalho;
  • Por excelentes resultados.

Venha construir esse futuro de sucesso do seu negócio conosco! Estamos esperando por você!

Compartilhe

Comentários

CONTEÚDOS SEMANAIS DE QUALIDADE SOBRE PERFORMANCE PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO, CADASTRE-SE:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais acessadas

trabalho home office dicas de como fazer direito
design-e-seo-webshare

Desenvolvido por WebShare - Estratégia e Resultado   © Copyright – WebShare Estratégia e Resultado – Todos os direitos reservados

Comentários